• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zedealges

Preferências nas universidades

Que universidade preferem para Engenharia Informática?   71 membros votaram

1. 1. Que universidade preferem para Engenharia Informática?

• Universidade Nova de Lisboa
      5
    • Instituto Superior Técnico
      19
    • Universidade de Lisboa
      6
    • ISEL
      4
    • ISCTE
      2
    • Universidade de Aveiro
      4
    • Universidade do Porto
      16
    • Universidade do Minho
      13
    • ESTG (IPLeiria)
      2

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

79 mensagens neste tópico

Boas pessoal, terminei este ano o 12º (:P), e planeio concorrer ao ensino superior e seguir engenharia informática, que universidades que estão na votação me aconselham? Estejam a vontade para referir outras se assim quiserem.

cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou no IST, se fores para aprender a sério então é um bom place. Não posso falar dos outros locais de ensino porque não tenho experiência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou da área de lisboa, para mim o IST não é alcansável pois venho do curso de informática e apenas fiz exame de matemática, mas planeio ir para a UNL porque oiço falar bem daquilo, mas também ando a ter em conta universidades como a UL, o ISCTE e o ISEL. Sobre estas 3 últimas gostava que dessem uma opinião geral do género em qual mais acreditam, a menos fiável, etc

desde já obrigado pela resposta, quero mesmo ter segurança naquilo que meto na candidatura :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1) Vai ser praticamente impossível teres a opinião de alguém que possa apresentar prós e contras a mais que uma universidade e respectivo curso de Informática (por razões óbvias).

2) Cada um vai puxar a brasa à sua sardinha e eu já o fiz. MINHO!!!!!!! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

zedealges, estou na mesma situação que tu, e não tenho dúvidas, IST!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

zedealges, estou na mesma situação que tu, e não tenho dúvidas, IST!

Somos dois :P

(Taguspark)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que ouço dizer, entre IST, FEUP e Minho, vai para a que está mais perto de casa ou usa outros factores de decisão que não a qualidade de ensino.

Só posso falar da FEUP, visto estudar lá, e não consigo encontrar defeitos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ando no IST, mas não ando em informática, e conheço muita gente que anda na UNL e está contente portanto votei nessa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, toda a gente sabe que vão puxar a brasa à sua sardinha, podiam dizer no que é que acham que a vossa universidade bate as outras...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou mais inclinado em ir para a UNL (para mim o IST não dá, pois apenas fiz um exame), e penso também na UL, ISEL e ISCTE. Pelo menos sobre estas gostava de ter uma opinião, entre o ISCTE, ISEL, UL, e UNL oiço falar melhor da UNL, mas é sempre bom ter a opinião de quem saberá mais ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O TheDark e o vitortomaz acho que andam no ISEL e o HecKel teve na UNL antes de Bolonha. Da UL não conheço ninguém, do ISCTE só conheço de outras engenharias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, toda a gente sabe que vão puxar a brasa à sua sardinha, podiam dizer no que é que acham que a vossa universidade bate as outras...

Como já disse, não me parece que isso seja possível a não ser que haja ai alguém que tenha frequentado várias universidades... Eu lá sei o que é que a UM tem de melhor que as outras não têm se eu nunca andei nas outras...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já disse, não me parece que isso seja possível a não ser que haja ai alguém que tenha frequentado várias universidades... Eu lá sei o que é que a UM tem de melhor que as outras não têm se eu nunca andei nas outras...

Sim, no entanto podes dizer que gostas muito do foco que dão a X e Y, que têm Z, etc.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo assim, o facto de tu gostares não quer dizer que seja bom ou mau.

Não há forma de saber sem termos passado por todas, e correctamente deveriamos ter tirado o curso em todas para o sabermos.

Além de que cursos diferentes têm objectivos diferentes, mesmo que sejam uma engenharia na mesma área, as disciplinas, matéria, foco, etc, vão depender muito do objectivo a que se propõe o curso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vás para X, Y Z, lembra-te é de aproveitar e aprender o máximo do curso.  Dá o melhor de ti, não há quase nenhuma diferença nos cursos de Engª Informática a nível de conteúdos... Ambas as faculdades dão-te formação e as bases para trabalhar, venhas de X, Y ou Z. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

EU acabei o curso tecnológico de informática com média de 18,1. Fiz os exame de português (a nota desde depende do corrector, mas entre 12 e 17 tenho) e de matemática (entre 17.5 e 18, porque feito estúpido falhei uma questão mais do que simples) e ESPERO entrar na FEUP, mas como facilitaram nos exames de Matemática e de FQ, não vai estar fácil :hmm:

Edit: para EIC, claro está ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[...](a nota desde depende do corrector, mas entre 12 e 17 tenho)[...]

Foi o corrector que fez o teste ? ;)

Mas não tenham grandes esperanças, parece-me que de português vão sair mais negativas que positivas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi o corrector que fez o teste ? ;)

Mas não tenham grandes esperanças, parece-me que de português vão sair mais negativas que positivas.

QuickFire, com a minha prof. de português teria 17 naquele exame, mas há professores que apenas e só se cingem aos critérios... um exame de português é subjectivo!!! Tirando o grupo II onde tenho 42 pontos em 50 possíveis, o resto é subjectivo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

QuickFire, com a minha prof. de português teria 17 naquele exame, mas há professores que apenas e só se cingem aos critérios... um exame de português é subjectivo!!! Tirando o grupo II onde tenho 42 pontos em 50 possíveis, o resto é subjectivo!

Então isso quer dizer que achas mal os professores cingirem-se aos critérios dados ?

Como controlarias o que quer que fosse, se todos os exames, corrigidos por centenas de professores diferentes, tivessem todos justiça ?

Para cada questão existem determinadas exigências, se falaste de X e Y, quando te pediam X, Y e Z, tens a cotação para X e Y, com os possíveis descontos para erros de construção, etc...

A única coisa onde podes ter razão na subjectividade será na composição, mas mesmo essa tem de ter critérios.

Lá por não ser matemática, não quer dizer que as correcções não sejam objectivas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, também estou na FEUP, e também não encontro defeitos.

Posso dar no entanto uma vantagem (que poderá não vir a ser vantagem nenhuma, dependendo da pessoa): é que no Porto ainda se mantêm as verdadeiras tradições académicas com origem coimbrã.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, isto é sobre univs, não sobre secundário. Se quiserem discutir sobre o exame, podem aproveitar um tópico do fnds que tem no título "Desabafo n.º1" ;)

Além de que cursos diferentes têm objectivos diferentes, mesmo que sejam uma engenharia na mesma área, as disciplinas, matéria, foco, etc, vão depender muito do objectivo a que se propõe o curso.

É exactamente isso que eu queria que dissessem :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então isso quer dizer que achas mal os professores cingirem-se aos critérios dados ?

Como controlarias o que quer que fosse, se todos os exames, corrigidos por centenas de professores diferentes, tivessem todos justiça ?

Para cada questão existem determinadas exigências, se falaste de X e Y, quando te pediam X, Y e Z, tens a cotação para X e Y, com os possíveis descontos para erros de construção, etc...

A única coisa onde podes ter razão na subjectividade será na composição, mas mesmo essa tem de ter critérios.

Lá por não ser matemática, não quer dizer que as correcções não sejam objectivas.

Para acabar com o Offtopic:

Acho bem que haja critérios, eu na construção frásica tenho de ter sempre cotação máxima bem como na maioria das respostas mas tens de admitir que há professores que se não pomos a resposta tal e qual como a do "livrro" cortam a torto e a direito ... eu já estou mesmo a ver que vou pedir reapreciação daquela prova...

Ontopic:

Eu, sem nunca ter andado em nenhuma universidade tenho excelentes referências de:

-> IST (embora digam que até chateia de teoria)

-> FEUP (dizem maravilhas, e falam em altas taxas de empregabilidade bem como vários protocolos com grandes empresas multinacionais)

-> UAveiro (dizem bem, e segundo me disseram, tem acordos com várias empresas nacionais)

-> UMinho (também dizem bastante bem desta universidade e sei que já formou muito boa gente, portanto será mais uma opção em cima da mesa)

Já agora as minhas 6 opções vão ser:

MIEIC -> FEUP

LEI -> UM

MIEEC -> FEUP

MIEC -> UM

(não sei)

Economia -> UM (eu sei que não tem a ver com informática nem nada, mas adoro a área ;))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cá mais abaixo, já ouvi dizer coisas boas de EI no IPL (Leiria). Acordos com empresas nacionais, bla bla bla, ou seja, o mesmo que as outras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora