• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mcomatic

Matemática: Inventada ou Descoberta?

86 mensagens neste tópico

Isto é uma questão (a do título) que já vem de há muito tempo e que me persegue desde o meu segundo ano na universidade quando um professor meu a colocou na cadeira de História da Matemática.

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto  :P Claro que... duvido que consigamos encontrar resposta :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa, eu acho que tudo foi descoberto e nunca nada foi inventado, mas e so a minha opiniao.

mas e uma boa pergunta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Descoberta. A noção de conjunto vazio vem desde os tempos do Big-Bang. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi inventada pelo homem quando este comeceu a ter a necessidade de fazer contas. Ou acham coincidência termos 10 dedos nas mãos e usarmos base 10 como principal? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa pergunta...

A matemática já é mais velha que o arco da velha, deve ter aparecido ao mesmo tempo que os "homens" começaram a usar uma linguagem complexa.

Agora se foi descoberta ou inventada depende, na minha opinião foi inventada assim como a linguagem. Todas as descobertas posteriores é que foram descobertas, tomando por base a matemática inventada nos primórdios...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim a matemática é uma forma de expressão, como a fala. Logo foi inventada :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente acho que grande parte é inventada... Muita da investigação na Matemática é feita sobre conceitos abstractos, i.e., sem que haja algo real por trás, e que fizesse com que fosse descoberta.

Embora no início, a Matemática estava muito mais associada a problemas práticos, e essa considero que foi descoberta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom.. acho injusto colocar a questão e não dizer qual a minha opinião... :P

Na verdade, depois de pensar muitas vezes nisto, passei a ver a matemática como uma espécie de mundo cheio de ilhas, coisas como axiomas, constantes(pensem no Pi) ou teoremas e estas são as coisas que vamos descobrindo. O que vamos inventando é o caminho para cada uma dessas ilhas ou o caminho entre elas: demonstrações, etc.

E esta é a minha ideia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A meu ver, a matemática nunca foi inventada ou mesmo descoberta, acho sim, que sempre foi existente. Quer gostemos, quer não, quer trabalhemos com ela ou não, ela está sempre lá. Pf, não me venham com a refutação de que a partir do momento em que não existe humano, não existe matemática, porque esse, além de ser uma forma de pensamento fechado, tomando como única a forma de vida humana em todo o universo, estaria a levar-nos para um outro campo chamado Metafísica.

Cumprimentos a todos os membros da família P@P.  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A meu ver, a matemática nunca foi inventada ou mesmo descoberta, acho sim, que sempre foi existente. Quer gostemos, quer não, quer trabalhemos com ela ou não, ela está sempre lá. Pf, não me venham com a refutação de que a partir do momento em que não existe humano, não existe matemática, porque esse, além de ser uma forma de pensamento fechado, tomando como única a forma de vida humana em todo o universo, estaria a levar-nos para um outro campo chamado Metafísica.

Cumprimentos a todos os membros da família P@P.  :biggrin:

Porreiro! Isso fez-me lembrar aquela também velha questão: Será que uma árvore faz barulho ao cair se ninguém(nenhum ser -  acrescento eu para te acompanhar) estiver lá para ouvir?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo em conta que a palavra barulho é o significado que nós atribuimos à vibração de matéria, que interage com os nossos sentidos, nomeadamente, a audição, posso considerar que, se nenhum ser lá estiver não existirá barulho, de um ponto de vista empírico, mas de um ponto de vista científico, ele existirá de facto, e agora é que vem a parte que eu mais gosto :P : ao considerarmos o ponto de vista cientifico que está associado à área matemática e física principalmente, podemos afirmar que vibração de partículas com perpetuação de energia, essa existe validamente, podendo ser comprovada por meio de calculos, which is kinda difficult to imagin, a guy, who has nothing left to do but calculating if there is sound in a moovment LOL. Nice chating with you (fazes-me lembrar um amigo meu com quem costumo discutir os meus projectos físicos!)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi inventada pelo homem quando este comeceu a ter a necessidade de fazer contas. Ou acham coincidência termos 10 dedos nas mãos e usarmos base 10 como principal? :P

... O facto de usarmos base 10 como principal não implica que tenhamos inventado a matemática. Se a matemática já existe e nós a descobrimos é natural que usemos dentro dessa matemática a base que nos dá mais jeito de acordo com a nossa fisionomia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

... O facto de usarmos base 10 como principal não implica que tenhamos inventado a matemática. Se a matemática já existe e nós a descobrimos é natural que usemos dentro dessa matemática a base que nos dá mais jeito de acordo com a nossa fisionomia.

Por acaso com a resposta do mcomatic, fiquei a pensar seriamente sobre o assunto e tens razão. Uma coisa não implica a outra. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Descoberta parece-me. Arriscaria-me a dizer que a Matemática criou o mundo. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Descoberta parece-me. Arriscaria-me a dizer que a Matemática criou o mundo. :P

[offtopic]

Mas tu tens o JRA como professor, é normal que aches isso.

[/offtopic]

Descoberta para mim. As relações e os teoremas matemáticos existem independentes do homem, na natureza, portanto não foram inventados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Descoberta constante. A matemática é uma ciência exacta, e o que é a ciência, senão um conjunto de descobertas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os assirios e os babilónios também tinham 10 dedos como nós e a matemática deles era base 12... daí as 24 horas do dia (12 + 12) e a divisão da hora em 60 minutos e o minuto em 60 segundos (12 mãos)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem...usar a base de 10, 16, 8 ou dois, vai dar ao mesmo, como se pode constatar na informática. A única coisa que inventámos foi o nome das coisas, que difere de país em país e ao longo do tempo.

Quanto à questão de termos dez dedos nas duas mãos, penso que seja fruto da causalidade. O homem não é o único animal com 5 dedos em cada mão, e o polegar desenvolveu-sa mais como ferramenta manual do que propriamente como ferramenta de cálculo.

Penso que a matemática existe desde sempre. Apenas vamos descobrindo-a, tanto nos problemas com que nos confrontamos diariamente, como nos cálculos que os solucionam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os assirios e os babilónios também tinham 10 dedos como nós e a matemática deles era base 12... daí as 24 horas do dia (12 + 12) e a divisão da hora em 60 minutos e o minuto em 60 segundos (12 mãos)

Interessante, não sabia! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo em conta que a palavra barulho é o significado que nós atribuimos à vibração de matéria, que interage com os nossos sentidos, nomeadamente, a audição, posso considerar que, se nenhum ser lá estiver não existirá barulho, de um ponto de vista empírico, mas de um ponto de vista científico, ele existirá de facto, e agora é que vem a parte que eu mais gosto :P : ao considerarmos o ponto de vista cientifico que está associado à área matemática e física principalmente, podemos afirmar que vibração de partículas com perpetuação de energia, essa existe validamente, podendo ser comprovada por meio de calculos, which is kinda difficult to imagin, a guy, who has nothing left to do but calculating if there is sound in a moovment LOL. Nice chating with you (fazes-me lembrar um amigo meu com quem costumo discutir os meus projectos físicos!)

Na verdade o que se procura calcular não é o som mas sim a vibração (ou a onda que se propaga a uma dada frequência e, nos provoca a vibração no ouvido)... e devo dizer que é uma questão muito complexa, o cálculo de vibrações e ruido! E quer se queira quer não, é um parâmetro de conforto e segurança... esta é uma matemática/física que ainda luto para entender... :P

Agora, inventada ou descoberta é uma questão pertinente que não terá uma resposta que possa ser aceite em geral por todo o público...! Na minha opinião, foi descoberta e inventada...e sempre que o Ser Humano necessita de uma solução descobre que tem que inventar um cálculo "mágico" que seja aceite por todos  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Interessante, não sabia! :P

E os maias usavam base 20. Somos limitados por não ter aprendido a contar com os pés.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

invenção ou descoberta é tudo a mesma coisa nesse ponto de vista, que nunca estivemos cá desde o início..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

invenção ou descoberta é tudo a mesma coisa nesse ponto de vista, que nunca estivemos cá desde o início..

Mas só se está a considerar invenção se for uma invenção do Homem, assim, podes mudar a pergunta e perguntar: a Matemática existia antes do Homem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora