• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Byakuya

Ajuda. como aplicar o sql no access

24 mensagens neste tópico

Boas comunidade,

Hoje tenho uma duvida que deve ser simples mas nao encontro maneira apropriada para o fazer. :thumbdown:

Tenho um programa para fazer a gestao de varias coisas da minha empresa e agora cria aplicar isso no access.

Qual seria a melhor maneira e como.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aplicar como? Interagir entre o programa e a base de dados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Byakuya a única coisa que podes fazer (que eu saiba) é seleccionar a base de dados pelo Adodc e fazer pesquizas, por exemplo:

'Aqui irá seleccionar a base de dados
Adodc1.recordsource = "Select * From Livros"
'Aqui irá seleccionar a base de dados e mostrar todos os livros que tiverem nomes igual a textbox1 
Adodc1.recorsource = "Select * From Livros Where Nome=" & textbox1.text
'Aqui irá fazer update a BD
Adodc1.refresh

Espero ter ajudado  :P

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com uma Bd em acess...consegues fazer quase tudo que consegues fazer com outra base de dados...

Criar consultas... Inserir dados... Fazer updates... e por aí fora...

A maior limitação tem mesmo a ver com a criação de query's do lado do access que são menos flexíveis que noutras bases de dados (ou SGBD's).

Não tenho a certeza absoluta se o widzard para criação de ligações funciona com access...mas independentemente disso..tens os mesmos objetos para interagir com a BD. Dataset's. Datatables, .......

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza absoluta se o widzard para criação de ligações funciona com access...mas independentemente disso..tens os mesmos objetos para interagir com a BD. Dataset's. Datatables, .......

Isso é se for em .NET!

Ainda ninguém perguntou em que versão de VB é: VB.NET, VB6 ou VBA ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok...realmente não reparei no sítio do post....

... com objectos diferentes...ainda assim continua a poder interagir perfeitamente com a BD.

O seu melhor amigo se optar por fazer as coisas à lá unha será o Recordset ;-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O seu melhor amigo se optar por fazer as coisas à lá unha será o Recordset ;-)

Sim, em VB6 concordo DAO e Recordset's!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu estou a utilizar VB mas é mesmo só a linguagem e não os programas!É tudo a mãozinha...

Por isso que perguntei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é se for em .NET!

Ainda ninguém perguntou em que versão de VB é: VB.NET, VB6 ou VBA ?

não é a mesma coisa??? qual é a difrenca???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é a mesma coisa??? qual é a difrenca???

Qual é a diferença? SE bem entendo o que ele quer é fazer a gestão de uma base de dados em access.

Se utilizar vba (ou seja fazer tudo no access) é uma coisa, se for em vb6 é outra e em .NET é também diferente.

Algumas coisas são parecidas e podem utilizar-se da mesma forma, mas existem muitas diferenças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao sei, so trabalhu com vb6 mas  keru ver se apanhu umas nucoes de .NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O VB.NET utiliza ADO.NET e por isso a ligação é diferente. Uiliza o namespace System.OleDb.

Se quiseres podes ver um exemplo que está a utilizar SQL e não Access. Para Access é apenas mudar de SqlConnection para OleDbConnection, SqlCommand para OleDbCommand e por ai fora. Basicamente é mudar onde está SqlXXX para OleDBXXX

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server.html

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya, tou te a ver... entao o .NET tem de  difrente apenas os controlos, a nivel de reconhecimento de sintaxe não varia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya, tou te a ver... entao o .NET tem de  difrente apenas os controlos, a nivel de reconhecimento de sintaxe não varia...

Grande parte sim! Se não fosse muito semelhante o nome também não era VB.NET.

Agora é claro que existem muitos comandos novos, propriedades/eventos diferentes, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pussivel, so não percebo porque é que em algumas escolas se continua a dar o vb6, sendo o .NET mais actual

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pussivel, so não percebo porque é que em algumas escolas se continua a dar o vb6, sendo o .NET mais actual

Bem mais actual ... depois do VB6 já sairam as versões 2002, 2003, 2005 e 2008 (actual)

O problema (penso eu) está relacionado com os material/métodos de aprendizagem. Já têm o programa definido e para alterar dá muito trabalho. Depois também não sei se o equipamento (computadores) aguentam na boa ... convém ser um processador relativamente rápido e 1gb de memória e algum espaço em disco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

#$%^&*&&^%>>$%>?#$$!... Estraguei tudo :wallbash: alguem pode ajudar-me. Tinha acabado de passar isto em access e feito inteligente apaguei a BD original e claro o access tambem tinha que bloquear e assim fiquei sem nadinha :rant_01:, fiz uma procura no pc e nada :wallbash:

Nao ha ninguem k me possa dar uma ajudinha para refazer isto...Tenho que entregar isto na 4a ao meu patrao e acho que nao vai dar :bye2:

Se alguem tiver a bondade de ajudar alguem estupido como eu, desde ja obrigado!

mandem pm e depois podemos entrar en contacto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos la malta é uma pequena BD até podem fazer em Access eu fazia mas já estou a fazer outra coisa que não tem nada a ver com esta!

se Alguém souber access é fácil... por favor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

basicamente eu insiro os dados dentro da BD e as outras pessoas será mais para consulta!

Objectivos: verificar por cada cliente quais os servidores que tem, se tem Blackberry ou nao, os backups Antivirus e role.

Tebelas e Campos:

Clientes: name

Server: Role, BlackBerry, Antivirus, Backups

Role: name

Blackberry: versao, versao exchange, versao sql, DB name, User, Pass;

Antivirus: nome, versao, numero de licensas, numero de utilizadores, data de esxpiracao;

Backups: tipo de dados, descripcao, programa, parametro, politica de funcionamento (dias e horas)

A ver se me expliquei-me bem  ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora