• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

amiloM1425

Webservice com chamadas periódicas

9 mensagens neste tópico

Olá pessoal.

Tenho o seguinte problema,

tenho um webservice, que para além de desponibilizar métodos para a gestão de um sistema também terá que ter métodos autónomos que irão controlar automaticamente esses mesmos sistemas.

Ou seja tenho uma entrada A e uma entrada B, cada entrada tem uma determinada frequência de leitura, por exemplo de 5 em 5 segundos tenho que ler o A e de 20 em 20 o B .

Tenho andado a pensar como poderei implementar isto e não me ocorre nada de especial. Lembrei-me que poderia utilizar uma thread, mas não sei se será correcto fazê-lo.

Portanto o que vos pedia, era sugestões de como poderia pegar no meu problema para o resolver.

Desde já agradece-vos a vossa atenção

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar timers para isso.

Por exemplo, agendas um timer, quando ele desperta invoca o webservice e reagenda a próxima execução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar timers para isso.

Por exemplo, agendas um timer, quando ele desperta invoca o webservice e reagenda a próxima execução.

Essa solução seria para efectuar a chamada de métodos do WebService a partir de uma aplicação, certo?

O que eu pretendia era dentro do WebService chamar métodos do WebService sem que ninguém os invoque, ou seja, tenho o WebService a correr e de tempos a tempos invocava um determinado método por ele próprio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continuas a ter que usar um timer.... nao?

O programa está a Correr... o Webservice.... a fazer tarefas de rotina...mas pode esta com timer e de X em X tempo fazer determinada acção... Não sei se o timer...tb deve correr numa outra thread...mas de qq modo.... o codigo que ele vai correr quando for invocado...definitivamente deveria correr noutra thread, de modo a não comprometer o que a !thread principal" está fazer como rotina.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continuas a ter que usar um timer.... nao?

O programa está a Correr... o Webservice.... a fazer tarefas de rotina...mas pode esta com timer e de X em X tempo fazer determinada acção... Não sei se o timer...tb deve correr numa outra thread...mas de qq modo.... o codigo que ele vai correr quando for invocado...definitivamente deveria correr noutra thread, de modo a não comprometer o que a !thread principal" está fazer como rotina.

Hum, ok.

Julgave que o timer fosse apenas um componente para dispoltar eventos em aplicações, não em webservices.

Obrigado pela ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente nunca usei um Webservice...se calher meti águas.... Para um local service...de certeza que funcionaria... mas sendo um processo que está a correr numa máquina...penso que esse recurso deve estar disponível...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Creio que há aqui alguma confusão.

Se tivermos um timer, ou uma thread, ele pode muito bem invocar um qualquer método de um qualquer webservice a cada x tempo.

Não é necessário poluir o webservice com timers, essa orquestração pode, e deve, ficar fora do webservice.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Creio que há aqui alguma confusão.

Se tivermos um timer, ou uma thread, ele pode muito bem invocar um qualquer método de um qualquer webservice a cada x tempo.

Não é necessário poluir o webservice com timers, essa orquestração pode, e deve, ficar fora do webservice.

Então, a ver se percebi.

O melhor será eu criar um processo externo ao webservice, no qual se iria encontrar o timer que por sua vez faria dispoltar chamadas de métodos do webservice. Resumidamente é isto, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim.

Pela descrição que fizeste do problema isso resolve-o.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora