• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Alemães transferem dados de 60 DVDs num segundo

10 mensagens neste tópico

Cientistas do Instituto de Telecomunicações de Fraunhofer atingiram um novo recorde de transmissão de dados através de cabos de fibra óptica. Em parceria com a fabricante japonesa Fujitsu, o grupo conseguiu atingir a velocidade de 2,56 Terabits por segundo num link de 160 km de distância. A velocidade equivale à transmissão de 60 DVDs num segundo.

O recorde anterior, de 1,28 Terabits por segundo, estava nas mãos de um grupo japonês. Actualmente, as redes mais rápidas podem transferir dados com uma velocidade de 40 Gigabits por segundo, cerca de 50 vezes menos do que o atingido pela equipa alemã do Instituto Fraunhofer.

Há poucas semanas esta mesma equipa, também em parceria com a Fujitsu, já havia quebrado um recorde. A transmissao de dados faz-se com cabos de fibra óptica por intermédio de pulsos ultracurtos de luz, os dados são normalmente codificados ligando-se ou desligando-se um raio laser, sendo que o pulso, ou "1", representa o estado ligado, ao passo que o zero é o estado desligado. Assim, em geral há dois estados de intensidade de luz para transmitir os dados. Os pesquisadores do Fraunhofer conseguiram espremer mais dados dentro de um mesmo pulso. Através de um processo denominado "modulação por fase", lograram compactar quatro estados de intensidade num único pulso.

Fonte: Infortech United

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai lá vai :P

Eu queria ter internet com esse speed :P

Imaginem só :) Up/Down com 2.56 Terabits sem limites :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

WOW!!!! isso é que era serviço!! :P quero uma ligação á net assim....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol com essa velocidade eu sacava a internet :P enfim se eu na minha rede wireless quando tenho os 55 Mbits intranet que as placas aguentam (o router dá mais :P) fico todo satisfeito imagino com 2,6 Teras de internet :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yaaaaaaaou!

sao doidos os gajos...

eh pa... mas estou aqui com uma duvida existencial...

onde é que os gajos escrevem os dados a essa velocidade?

se nao os escrevem em lado nenhum como é que confirmam a conformidade da comunicação?

bah....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem gravar aquilo... é possivel mas improvavel :P

O mais provavel é receberem mas não gravarem prar o disco i guess

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

como é que os gajos farão para verificar a conformidade dos dados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ocorrem-me vários métodos..

Gravar para disco (sim, existem discos dessa capacidade), mas surgeria o problema do bottleneck passar a ser a gravação para o disco e não a transferência..

Não gravar os dados. Podem simplesmente enviar, por exemplo, uma sucessão de numeros e verificar se chegaram todos ao destino.

Não enviar dados durante um segundo. (Se 1.28Tb chegam ao fim de meio segundo, 2.56Tb ao fim de um segundo. Brilhante. :cheesygrin:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora