• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Futura versão de Internet Explorer ganha repositório público de bugs

19 mensagens neste tópico

A Microsoft anunciou a criação de uma base de dados pública sobre bugs relacionados com a futura versão do seu browser de Internet, o IE 7. A partir do seu blog, a empresa admite que foi muitas vezes abordada pelos clientes acerca da inexistência de um repositório do género, uma prática comum em projectos open-source como o Firefox da Mozilla.

A base de dados de bugs pode ser acedida através do site Microsoft Connect por todos aqueles que tenham uma conta Passport. Os problemas de segurança relacionados com versões anteriores do browser não deverão ser reportados ao repositório agora criado, explicava Al Billings, um dos elementos da equipa de projecto do Internet Explorer, a partir do blog, citado pela C|Net.

"Eram muitos os clientes que nos perguntavam porque não oferecíamos uma melhor forma de acesso aos bugs do IE, como por exemplo acontecia com o Bugzilla do Firefox", referia Al Billings. "Nem sempre tivemos uma boa resposta, excepto a de que era algo que nunca tínhamos feito antes".

Segundo o responsável, a equipa acabou por chegar à conclusão de que os clientes estavam certos e apostou na disponibilização de uma base de dados pública onde os utilizadores do IE poderão deixar o seu feedback ou fazer sugestões de melhoria.

Fonte Infortech United

Ora, eu julgo que isto é um passo para a abertura do código-fonte de alguns produtos Microsoft á comunidade. Até hoje, nem sequer deixavam os utilizadores reportar os bugs porque achavam que isso era dar demasiada importância ao papel do utilizador. No entanto, a partir do momento em que abrem a possibilidade de reportar publicamente os bugs do IE7 adoptam uma mentalidade mais humilde, de que nem os produtos da Microsoft são perfeitos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma ideia retirada das comunidades opensource, e cada vez me mete mais nojo a microsoft neste aspecto...

Ou se tornam uma empresa mais opensource ou nao se tornam, aqui não há meio termo....

atirar areia para os olhos dos utilizador não vale, dando a ideia que andam "mais livres"

mas claro, como ideia imitada do movimento opensource não deixa de ser excelente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

digovos já a versão 7 esta cheia de bugs! eu ate estou a pensar em desinstalala!fg

lool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu já deixei de usar o IE, mas já li um artigo sobre um tipo que descobriu uma falha de segurança no IE 2 minutos depois de este ser disponibilizado... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol

eu agora tb so uso firefox (versao de testes Bon Echo  :P) muito bom  :ipool:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem isto já é bastante velhinho :P Skin tas a fazer thread digging :P

Anyway eu não usei o IE7 mais de 10 minutos e agora ando pelo Opera 9 que por sinal está excelente :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem isto já é bastante velhinho :P Skin tas a fazer thread digging :P

Anyway eu não usei o IE7 mais de 10 minutos e agora ando pelo Opera 9 que por sinal está excelente :)

o que é "fazer thrad digging"???loool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol é ires responder a threads que tiveram a ultima resposta à uns tempos valentes :D Ou seja neste caso à dois meses e meio :P

Não é bom nem mau :P  É engraçado digamos :P O que acontece a maior parte é que a noticia já está bastante desactualizada, mas neste nem por isso :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol pois mas eu hoje vi que tinha este topico numa das minhas caixas de ver topicos e abri e comentei lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma cena que me chateia no IE7 é não reconheçer os ed2k !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A Microsoft anunciou a criação de uma base de dados pública sobre bugs relacionados com a futura versão do seu browser de Internet

A m$ tem uma politica de segurança que se baseia em esconder, os bugs e em divulgar o mínimo de informação possível sobre esses bugs. E defende publicamente esta politica.

Tendo isto em conta alguém acredita que esse repositório vai ter valor real? É que parece-me que vai ser apenas uma cópia do que a secunia já faz em relação aos bugs que são tornados publicos, ou seja, os outros vão continuar a ser segredos da m$ e de algum individuo mal intencionado que o descubra.

A base de dados de bugs pode ser acedida através do site Microsoft Connect por todos aqueles que tenham uma conta Passport.

Mais uma vez uma prática de mercado ilegal.

Ora, eu julgo que isto é um passo para a abertura do código-fonte de alguns produtos Microsoft á comunidade.

Isto não tem nada a ver com abertura de código-fonte. Para além disso a m$ já distribui o código fonte de vários dos seus produtos, a questão é os termos de algumas dass licenças pelas quais eles publicam, que tornam esse código-fonte inutil para a maioria, para além de serem uma armadilha para qualquer um que olhe para ele e depois tente desenvolver um produto concorrente que incomode a m$ (leva logo com um processo em cima por ter copiado código-fonte).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Isto não tem nada a ver com abertura de código-fonte.

Em primeiro lugar, boa noite.  :D

Em relação á questão que se discute, na verdade tens razão: ao ler a notícia e depois ao fazer o post precipitei-me com os comentários. Não avaliei as reais consequências da afirmação. No entanto, penso que qualquer programador ficaria feliz ao saber que a Microsoft disponibilizou para estudo o código-fonte de uma aplicação, lançado sob uma licença de características idênticas á GPL ( como sabes a Microsoft tem o dom de imitar o que já existe e de dar a conhecer ao público essas imitações, fazendo com que quem com elas contacta pela primeira vez pense que está perante mais uma inovação da empresa de Redmond).

Para além disso a m$ já distribui o código fonte de vários dos seus produtos, a questão é os termos de algumas dass licenças pelas quais eles publicam, que tornam esse código-fonte inutil para a maioria, para além de serem uma armadilha para qualquer um que olhe para ele e depois tente desenvolver um produto concorrente que incomode a m$ (leva logo com um processo em cima por ter copiado código-fonte).

Não tinha conhecimento desse facto. Tens alguns links de referência á mão para eu poder dar um estudo nisso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entre as 3 novas licenças do programa Shared Source da m$ há 2 licenças das 3 que fazem parte da iniciativa que se podem qualificar como licenças de Software Livre (uma com semelhanças à BSD e outra com algumas semelhanças com a GPL). No entanto a m$ disse que código publicado anteriormente com outras licenças não iria ser publicado com estas, e até agora pouco ou mesmo nenhum software foi publicado com estas licenças. Por isso o impacto real destas licenças na publicação de Software Livre foi mesmo 0.

Não tinha conhecimento desse facto. Tens alguns links de referência á mão para eu poder dar um estudo nisso?

Poucos são os sites onde se menciona a parte do risco. Apenas a comunidade de Software Livre tem noção do risco, porque são coisas que já aconteceram anterioremente (por exemplo é algo semelhante ao que está a acontecer no processo $CO Vs IBM). Quanto à publicação de código-fonte por parte da m$ procura por Shared Source Iniciative.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Entre as 3 novas licenças do programa Shared Source da m$ há 2 licenças das 3 que fazem parte da iniciativa que se podem qualificar como licenças de Software Livre (uma com semelhanças à BSD e outra com algumas semelhanças com a GPL). No entanto a m$ disse que código publicado anteriormente com outras licenças não iria ser publicado com estas, e até agora pouco ou mesmo nenhum software foi publicado com estas licenças. Por isso o impacto real destas licenças na publicação de Software Livre foi mesmo 0.

Portanto, na prática o efeito que a Microsoft pretende ter com esta campanha é o de "enganar os ceguinhos".  :D

Encontrei links no próprio site da Microsoft a explicar as licenças: http://www.microsoft.com/resources/sharedsource/licensingbasics/sharedsourcelicenses.mspx

Quanto à publicação de código-fonte por parte da m$ procura por Shared Source Iniciative.

Para quem quiser saber mais:

http://www.microsoft.com/resources/sharedsource/default.mspx

http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-go/2005-November/002115.html

http://www.onlamp.com/pub/a/onlamp/2005/03/24/shared_source.html

http://www.google.com/search?hl=pt-BR&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=Shared+Source+initiative&spell=1

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tambem ja ouvi falar a uns tempos que tinham roubado parte do código do windows 2000... istu é verdade???

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E eu já ouvi que andavam 600 megas de código do windows XP. Tb é verdade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu ja instalei o IE7 beta 3 e não reparei em bug nenhum igual ao IE6 so por dizer que o design dos botões é diferente e pode-se ver varias paginas numa janela, de qualquer maneira utilizo o IE e sempre o utilizarei nunca tive motivos para mudar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora