• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

NoOne

Futuro...

16 mensagens neste tópico

Não sei se já foi aqui abordado este assunto, mas ultimamente tenho andado a pensar no meu futuro...

Tou na dúvida entre que area da informática seguir....

Tenho preferencia por:

Programação Web.

Programação

Base de Dados

- Qual a area que acham que é e que será a mais importante, a que tem mais e melhor oferta de emprego?

- E quais as linguagens que estão neste momento em crescimento e que poderão ser fulcrais para arranjar um emprego dentro de dois anos?

Eu estava mais inclinado para a programação Web, mas talvez seja uma area que esteja a abarrotar de gente... E como já disseram, daqui a uns anos a programação web é coisa de crianças...

Deixem a vossa opinião, não estou a pedir que me indiquem a direcção a seguir apenas que me ponham um pouco a par de como está a evolução da programação e do mercado de trabalho :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens oferta de emprego em todas essas áreas a mais algumas...

Linguagens? não vás por ai... desde que tenhas noção e algumas linguagens depois tens de te safar de alguma maneira... Mas pelo que tenho notado a maioria das empresas pede Java e C#.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há alguns factores a ter em conta num mercado como o da informática: procura e oferta.

Actualmente as linguagens/plataformas de massa são Java e .Net. Dentro destas, creio que a médio prazo o .Net passará a ter mais profissionais do que o Java.

As bases de dados são como uma especialização, por exemplo, embora não seja difícil de encontrar, não é toda a gente que sabe trabalhar em PL/SQL e menos ainda os que fazem administração de BDs, isto também porque há menos procura deste tipo de perfil.

Excepção feita aos sistemas aplicacionais feitos à medida, o desenvolvimento web "puro" (tipo sites, portais, ecommerce, etc.) há muito que está "esgotada" dado o facto de que qualquer programador sabe, melhor ou pior, fazer isso, ou seja, há muita oferta.

Dado o panorama actual e a minha "previsão" (que vale o que vale e é baseada na minha experiência profissional), apostar na parte web é "mau negócio" por haver muita concorrência, a parte das BDs é uma boa aposta dado que é mais um "nicho", há menos procura mas pagam melhor. Quanto às linguagens, aconselho que saibas pelo menos uma de massas, claramente Java ou .Net, mas que não "estagnes" por ai, aprende outras coisas menos comuns como Python, RoR, Perl, etc.. O mais provável é que que não peçam isso numa oferta de emprego, mas acredita que além de preencher o CV e te destacar do resto do pessoal, dá-te uma vantagem competitiva bastante grande: consegues resolver certos problemas com essas linguagens de forma rápida e simples e dá-te uma ginástica mental diferente do que se trabalhares apenas com as linguagens de massas que todo o mundo usa.

Em suma: há um "kit base" que deve constar das tuas competências (preferencialmente escolhido do que o mercado pede de forma massiva) e deves ter outras competências mais específicas que te dem uma vantagem competitiva perante a concorrência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sinceramente?

aprende bem inglês e baza do pais. por mim era o que eu fazia.

Portugal vai entrar em crise financeira daqui a poucos anos,

há paises onde um trolha ganha 4000 euros por mês mais alojamento mais comida, vê em Portugal?

há paises onde o salario mínimo são 1500 euros. vê Portugal?

por muito que goste do meu pais, ele não presta....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai lá trabalhar para trolha... Sabes porque é que se ganha 4000€ nesses países como trolha? Porque ninguém quer fazer esses trabalhos. É verdade, e não digam que iam "na boa" trabalhar para as obras.

E não é o país que não presta. Tens de ver que o país se afundou numa crise e que aos poucos vai tentando sair dela. Pode é demorar...

Isto mais vale uma distinção à Eça: Portugal social = treta; Portugal físico = do melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o país afundou-se porque o português tem exactamente essa mentalidade de que lá fora é que é bom, e não tenta melhorar as coisas por cá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o país afundou-se porque o português tem exactamente essa mentalidade de que lá fora é que é bom, e não tenta melhorar as coisas por cá.

tens razao nisso, mas o facto do pais estar cada vez pior nao ajuda nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sinceramente?

aprende bem inglês e baza do pais. por mim era o que eu fazia.

É uma excelente opção.

Creio que a alemanha também falta de profissionais...

Portugal vai entrar em crise financeira daqui a poucos anos,

Correcção, já estamos em crise financeira...

há paises onde um trolha ganha 4000 euros por mês mais alojamento mais comida, vê em Portugal?

há paises onde o salario mínimo são 1500 euros. vê Portugal?

por muito que goste do meu pais, ele não presta....

É uma maneira de ver a coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então porque a maioria dos bons não se quis "chatear" com mudar as coisas e foi-se embora, deixando "o resto" no "pântano"...

Mas se estamos mal não basta queixarmo-nos, está nas nossas mãos mudar isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adorava trabalhar num páis nordico, mas pra já não ponho essa hipotese.. Ainda nem terminei o curso :confused:

Pra já penso em trabalhar em Portugal, adquirir conhecimentos e ganhar experiência...Mais tarde logo ponho a hipotese de ir para fora.

Neste  momento tenho conhecimentos em Java, C e PHP. Aos poucos quero ver se vou aprendendo algumas das linguagens referidas neste tópico :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcção, já estamos em crise financeira...

e por este andar as coisas tendem a piorar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e por este andar as coisas tendem a piorar...

É verdade...

Provavelmente vamos ter mais uns dois anos de crise, a acreditar pela últimas actualizações que li sobre o assunto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dois, e capaz, talvez mais talvez menos. ninguem sabe, mas que vamos, isso vamos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O país afundou-se e continua a afundar-se por causa da preguiça, diletantismo e principalmente pela corrupção. A corrupção em Portugal já é coisa natural...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o assunto deste tópico ainda não é o estado de Portugal como país...

Não se desviem mais do assunto sff. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora