• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

[PTnet] - Manisfesto: Equipa do #PThelp abandona as ajudas

44 mensagens neste tópico

Bom, coloquei nesta secção esta notícia, até porque sei que ainda há algumas pessoas aqui que usam o IRC... A quem não interessar que me perdoe.

Se algum moderador achar que não é a secção correcta, que faço o favor mover o tópico.

O manifesto deu-se a 8 de Junho.

Pois é meus caros e nobres colegas, a PTnet atingiu uma situação lastimável, em poucos anos perdeu 90% dos utilizadores que tinha, em grande culpa por parte do msn, que por ser de funcionamento mais simples, atraiu uma boa fatia dos utilizadores desta rede. No entanto, esta perda foi gradual, não aconteceu do dia para a noite, e a verdade é que o msn não é o único culpado e o desinteresse por parte dos agentes da rede, é um importante factor, que ajudou a ditar o destino da PTnet. Afinal o que foi feito para contrariar esta tendência?

A rede dos nossos hermanos, a IRC-Hispano, de tamanho idêntico à Ptnet, viu-se perante a mesma situação, no entanto eles resolveram por mãos à obra, tentar salvar a rede deles, eis algumas das coisas que eles fizeram:

* WebClient no site deles, que permite usufruir da rede sem ser necessário um cliente de IRC (a nossa rede também o tem).

* Criaram uma secção com perfis, do género do hi5, onde os utilizadores podem adicionar fotografias, dados, etc no site deles.

* O registo do nick e de canais que é tão complicado para alguns users, pode ser feito através do site, de uma forma super simples.

* Existe um blog, onde são publicadas entrevistas por exemplo a operadores de grandes canais, founders, opers, etc

* A rede deles oculta o ip real, tal como a nossa, no entanto, gratuitamente os utilizadores podem definir um ip virtual personalizado, à escolha deles.

* Têm uma secção onde disponibilizam fundos de computador, alusivos à rede deles.

* Têm um canal onde realizam entrevistas, a actores, autores, personalidades de destaque, etc e que publicam posteriormente no site.

* Serviços comerciais: (sujeitos a um pequeno custo)

* Têm um serviço da rede, que permite o envio de sms’s para telemóveis, e receber sms’s de telemóveis através da rede.

* Têm patrocinadores, que pagam á rede para efectuarem publicidade através dela.

* Mensagens globais e on-connect, para efeitos publicitários.

* O registo de um nick cai ao fim de 60 dias sem uso, o serviço noexpire pode ser solicitado e passa a cair apenas ao fim de 180 dias.

* Podem estar na rede 3 nicks com o mesmo ip, quem quiser ter mais (ISP’s, cybers) tem que solicitar o serviço de clones.

* Estas 5 medidas permitem à rede sobreviver independentemente de instituições, o dinheiro serve para a manutenção dos servidores, sem estarem dependentes de ISP’s ou servidores universitários, que na Ptnet, no caso dos ISP’s, já exerceram algumas pressões e já foram responsáveis por algumas situações menos boas.

E na Ptnet, o que se fez para tentar salvar a rede do fim certo? A rede tem um site que não é actualizado regularmente, não tem qualquer fonte de rendimento, é totalmente dependente da boa vontade de ISP’s e servidores universitários. É de braços cruzados e perfeitamente conformados com o fim da Ptnet que estão a maior parte dos responsáveis por esta rede, que já esteve entre as 8 maiores redes de IRC do mundo.

E quem somos nós para estar a expor esta situação? Para quem não nos conhece, somos a equipa de ajuda da rede, utilizadores comuns que sempre se preocuparam com o bem-estar e futuro da rede, uma equipa organizada e sempre disposta a levar a Ptnet a bom porto, já o fazemos há 12 anos e gostaríamos de o continuar a fazer, mas estamos de mãos e pés atados, face à situação que se instalou de pura ataxia. Consideramos que não temos mais condições para trabalhar, não podemos continuar a prestar a nossa ajuda quando não nos ajudam a nós, como tal o projecto Pthelp está encerrado, e isto compreende o encerramento do canal de ajuda #Pthelp, o site da equipa http://www.pthelp.org, as nossas bases de dados e todos os projectos de que fazíamos parte.

No entanto, estamos disponíveis para ajudar, como sempre estivemos, e com força de vontade para reverter esta situação, se assim nos for solicitado. Eis algumas coisas que gostaríamos de ver alteradas, para voltar a acreditar que é possível salvar a PTNet do destino fatal:

* Ser possível registar nicks e canais através do site, para simplificar o processo de registo que para tantos users é tão complicado.

* Ter uma área de login no site da Ptnet para todos os utilizadores que assim o desejarem, onde possam gerir uma conta do género do hi5, partilhar fotos e o que mais desejarem.

* Maior divulgação do Ptnet IM (sim, porque a nossa rede tem “messenger” para quem o desconhecia)

* Existir no site uma secção actualizada pelo menos uma vez por semana, com entrevistas a founders de canais, IRCops, helpers, utilizadores, etc

* Voltar a existir na rede, um canal (sim, porque já existiu e teve sucesso) onde a pessoas conhecidas possam ser colocadas questões pelos utilizadores da rede, as perguntas obviamente seriam moderadas para evitar dissabores.

* Existir um canal, onde pelo menos uma vez por mês, se reunissem uma quantidade de opers, disponíveis a responder a questões colocadas pelos utilizadores da nossa rede, e dispostos a ajudar quem tiver problemas que só eles possam resolver.

* Rever a lista de agentes da rede, tentar perceber quem está disposto a apoiar este projecto de dinamização da rede e quem não está, criando com os opers inactivos (o ideal é o maior número deles voltar à vida e apoiar o projecto) e novas escolhas para este cargo, uma equipa mais presente e activa a desempenhar as funções de apoio aos utilizadores, desde o apoio directo, aos projectos de background.

* Criação de um serviço comercial, que permita à rede ter dinheiro próprio para a manutenção e renovação dos seus servidores, e passar a ser gerida como uma empresa, com o objectivo de apresentar lucros no final do ano, alguns desses serviços seriam (serviços pagos):

o Disponibilização de um ip virtual para qualquer um que o deseje, à escolha dos utilizadores.

o Permitir que empresas façam publicidade na Ptnet através de mensagens globais, como por exemplo, uma operadora de telemóveis a anunciar um novo produto, tal como o faz na televisão ou na rádio.

o Existem empresas a realizar lucro com a ptnet, disponibilizando psyBNC’s, eggdrops, cyber cafes, etc essas empresas têm mais de 3 ligações à rede por ip, a ideia era cobrar um x para dado ip poder ter mais de 3 ligações à rede.

A equipa do pthelp gostaria de ver estas ideias postas em prática, pois só assim entende ser possível a rede conseguir sair desta situação e dar a volta por cima, salvando-se do seu destino fatal certo. Não havendo condições, o projecto vai permanecer encerrado, porque nós helpers nos recusamos a ver o fim da ptnet na bancada, queremos ter voz activa e foi esta a forma que conseguimos arranjar para chamar a atenção aos responsáveis, a situação já foi grave, neste momento é gravíssima, e alguma coisa tem que ser feita muito urgentemente. Se estás de acordo connosco, assina o nosso protesto, deixa uma palavra de apoio, isto é uma medida construtiva, a sua finalidade é salvar a rede. Só não há remédio para a morte, de resto, com força de vontade tudo é possível.

Obrigado pela tua atenção,

A Administração do PThelp

Discussão em http://forum.pthelp.org/index.php .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ia bem... a PTnet está a morrer? :thumbsup:

Que pena... aquilo era bem fixe... alta pandilha.

Actualmente não conheço uma única pessoa que use o IRC, eu vou esporádicamente à freenode para colocar umas dúvidas sobre programação mas mesmo isso é raro, é mesmo só quando estou aflito.

Eu acho que é pena, mas a nossa sociedade continua ininterruptamente a incentivar ao imediatismo. Eu quanto ia à ptnet encontrava lá amigos meus com quem podia comunicar, não tinhamos telemóveis, nem IMs, era uma forma barata de comunicar e ao mesmo tempo divertida.

Aprovietava sempre para entrar em canais temáticos, mas estes sempre foram muito menos frequentados do que os canais da molhada. O pessoal não está muito interessado em discutir temas, estão mais interessados no "ola-ddtc-querespinar".

Parece-me que o IRC vai deixar de ser uma forma de comunicação extensivamente usada, eu acho que é pena pois é bastante eficiente, basta pensar como uma dezena ou duas de computadores permitem que milhares de pessoas mantenham conersas com um bom serviço, outras tecnologias como as usadas pelas redes sociais requerem muitos mais recursos.

Acho que o futuro passará por coisas como o jabber, mas o jabber ainda não é suficientemente moderno. Uma rede 100% descentralizada usando encriptação, isso sim... penso que ainda será uma coisa muito útil para toda a gente.

Aroveito para perguntar umas coisas que sempre me intrigaram:

Quem é fundou a ptnet?

Quem é que a mantem?

Porque é que os isps e as unversidades têm servidores nessa rede?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu fui helper durante algum tempo, e acabei por me afastar por falta de tempo e por ver como a rede ia..., deixei a minha opinião no fórum do PThelp, apesar de achar que a medida não vai dar em nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que essas medidas, associadas a um cliente de IRC exclusivo, mais parecido com o messenger e com as funcionalidades que este disponibiliza (além da possibilidade de aceder com clientes "normais"), poderiam ajudar à renovação da popularidade do IRC.

EDIT: e que tal abandonar de vez a PTNet, já que está registada por quem não se preocupa minimamente, e fundar uma nova rede? Lembro-me da PTLink aqui há uns anos... ainda existe?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Façam um cliente irc em q com dois cliques num botao fica-se registado e logado. secalhar atrairia mais gente. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pessoal não está muito interessado em discutir temas, estão mais interessados no "ola-ddtc-querespinar".

Exemplo de tal canal educativo? :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

EDIT: e que tal abandonar de vez a PTNet, já que está registada por quem não se preocupa minimamente, e fundar uma nova rede? Lembro-me da PTLink aqui há uns anos... ainda existe?

Já o fizeram várias vezes, mas sem sucesso. A PTLink morreu.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ainda uso o PTnet, mas como o tempo é pouco, é raro, lá ir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, aproveito para actualizar a situação: a antiga equipa foi toda demitida. Agora, andam à caça de novos pelos vistos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A antiga equipa de administradores ou a antiga equipa da PThelp?

Pelo que estou a ver os administradores estão na mesma... E a PThelp ainda está de pé (e, por sinal, com os administradores da PTnet como Ops da sala) :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A antiga equipa foi quem fez o manifesto, foram todos demitidos à excepção do founder (Caetano).

Posteriormente dois elementos da antiga equipa reentraram por opção própria.

Os administradores da PTnet é que tomaram conta agora da administração do canal e mais alguns ircops... O PThelp está de pé... Lol O canal está aberto queres tu dizer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fui lá helper durante quase 2 anos prai.. Pena que se esteja tudo a desmoronar..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fui lá helper durante quase 2 anos prai.. Pena que se esteja tudo a desmoronar..

Quando não se quer saber daquilo que se gere, é normal que desmorone. :cheesygrin:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto sempre me despertou alguma curiosidade. Alguem sabe como começou a ptnet?

Pelo que sei ainda há universidades que mantêm os seus servidores. Será que são as máquinas velhinhas?

Como é que é gerida a rede?... aquilo tinha um servidor central qualquer...

Quem é o dono daquilo?

O site deles não tem nenhuma informação de jeito :cheesygrin:

Lembro-me de estar ligado em dias que tinha 20.000 utilizadores simultaneos, já foi uma das maiores redes como já foi dito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e que tal abandonar de vez a PTNet, já que está registada por quem não se preocupa minimamente, e fundar uma nova rede? Lembro-me da PTLink aqui há uns anos... ainda existe?

Gostei da ideia. E porque não?

Nada melhor que inovar. Se temos tantas ideias, porque não pô-las em prática?

Adorava mesmo participar numa coisa dessas, se me fosse possível até faria um cliente para o servidor.

Poderia demorar tempo, muito trabalho e dedicação. Mas sem trabalho de certeza que não se chega lá. Também que a PTNet já adquire o pouco do que resta dos utilizadores do IRC, mas e porque não conquistar aqueles jovens do MSN, jovens e não só. Inovar e fazer voltar o IRC nos computadores portugueses.

Inovar. Palavra de ordem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma?

Mais uma, com uma equipa bem organizada, poderia fazer renascer a comunidade portuguesa no IRC.

Poderia fazer renascer o espírito que se vivia há uns anos atrás.

Já agora, se há alguém que gostasse de formar um projecto destes, contacte-me por PM sff.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O IRC teve uma expansão grande, mas foi destruído pelo MSN.

Apesar de ser imensamente superior, a microsoft ao incluir o MSN no windows estragou tudo..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O IRC teve uma expansão grande, mas foi destruído pelo MSN.

Apesar de ser imensamente superior, a microsoft ao incluir o MSN no windows estragou tudo..

Sim, posso concordar claramente nisso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma, com uma equipa bem organizada, poderia fazer renascer a comunidade portuguesa no IRC.

Tu fazes/fizeste sequer parte dos frequentadores habituais do IRC? Sem teres conhecimento de causa, a única coisa que procuras ao fundar uma rede é ter lá o nome. E volto a dizer o mesmo que no outro tópico da comunidade: porquê dividir esforços?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu fazes/fizeste sequer parte dos frequentadores habituais do IRC? Sem teres conhecimento de causa, a única coisa que procuras ao fundar uma rede é ter lá o nome. E volto a dizer o mesmo que no outro tópico da comunidade: porquê dividir esforços?

Fiz/faço. Não, não é ter lá o nome. Como já referi, é idealizar uma comunidade que, de certa forma, consiga 'voltar' a motivar os antigos utilizadores (do IRC) e os novos utilizadores da Internet, mobilizá-los para as tecnologias do IRC, tecnologia esta que pode ser recuperada com dedicação.

De certa forma também não quero dividir esforços. Daí a minha preocupação em reunir pessoas interessadas em tal projecto, de forma a focalizar-nos única e exclusivamente numa ideia: voltar a reviver o IRC português.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

warrior, não percebi oque quiseste dizer...

Estragou tudo porquê?

O IRC ainda é extensamento usado pela comunidade de developers de software open source porque satisfaz bem as necessidades dessa comunidade. Se o perfil típico do utilizador de IRC já não sente muita necesidade de o usar, que querem voces fazer?

Lembrem-se que hoje há muitos tipos de discussao comunitária, há fóruns, há a possibilidade de criar listas de email para discussão com dois ou três cliques, etc.

Só a título de exemplo, hoje temos aqui 6000+ utilizadores registados no p@p, talvez se requassemos uns anos iam estar todos no IRC e nos newsgroups.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que a microsoft podia ter criado um cliente de IRC em vez de um protocolo novo, e neste momento teríamos uma escolha muito maior e de superior qualidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora