• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Google premiado em Espanha com controvérsia

6 mensagens neste tópico

Google_logo_transparent.png

Polémica. O motor de busca mais utilizado do mundo venceu ontem o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2008, em Espanha. Vários jurados manifestaram, no entanto, o seu desagrado, por considerarem que o galardão deveria ter sido entregue ao jornalista Manuel Leguineche

Candidatura do motor de busca foi apoiada por Al Gore

O Google conquistou ontem o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2008, atribuído em Espanha pela Fundação Príncipe das Astúrias. O motor de busca, considerado pelo júri como o melhor de sempre da Internet, arrecadou o conceituado galardão no seio de alguma controvérsia, depois de alguns jurados terem manifestado anteontem a sua preferência pelo jornalista Manuel Leguineche.

E porquê premiar, então, o Google, entregando-lhe o galardão, a reprodução de uma estátua de Joan Miró, e o cheque de 50 mil euros? Porque, "ao colocar de forma instan- tânea ao alcance de centenas de milhões de pessoas o enorme caudal de informação da Internet, o Google tornou possível, em apenas uma década, uma gigantesca revolução cultural, e proporcionou o acesso generalizado ao conhecimento", afirmou o júri. Desta forma, o motor de busca "contribui de forma decisiva para o progresso dos povos, acima de quaisquer fronteiras ideológicas, económicas, linguísticas ou raciais". Argumentos que não convenceram todos os jurados.

O homem ou a máquina?

O presidente da Associação da Imprensa de Madrid afirmou ontem que a entrega do prémio revelava "um certo provincianismo. "Tem um ar hollywoodesco, de procura de uma certa imagem, e não nego que o Google seja um fenómeno importante, mas mais me parece paixão por Hollywood. Não gostei", afirmou Fernando González Urbaneja.

Anteontem, vários jurados divulgaram publicamente a sua preferência pelo jornalista espanhol Manuel Leguineche. O presidente da rádio Onda Cero, Javier González Ferrari, afirmou que "já vai sendo hora de um espanhol ganhar o Prémio Príncipe das Astúrias". O nome do galardão deveria mudar para "Comunicação, Humanidades e Ferramenta", afirmou . "Porque é isso que o Google é, uma ferramenta."

"Há instituições que têm mais alma do que outras", afirmou Alex Grijelmo, também membro do júri, que considerou que se devia ter em conta "os valores das instituições ou das pessoas, a alma".

A candidatura do Google teve o apoio de Al Gore (premiado em 2007 na categoria de Cooperação Internacional). Entre os 24 nomeados encontravam-se, entre outras, as candidaturas da enciclopédia digital Wikipedia, do naturalista David Attenborough, da correspondente da CNN Christiane Amanpour e do jornalista Bob Woodward.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neps, a google é uma fundação composta por humanos ( antes da "ferramenta" está uma organização ) e revolucionou o mundo enquanto busca de informação. Se isso não valida a Google em participar num galardão de "Comunicação, Humanidades", então não sei o que será válido.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Espera, pára tudo!, o Google é uma fundação?

Fundação, organização, empresa, whatever xD.
0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que utilizaram argumentos inválidos para contestar a atribuição do prémio. É o mesmo que um partido perder as eleições e o pessoal que votou nesse partido ir dizer que discorda e que quem ganhou não devia ter ganho, e que devia ser retirado do poder.

Ganhou o Google em vez do que eles votaram, azar, a maioria do júri votou no Google. Temos pena.

Se calhar também noto uma certa "dor de corno" ali naquela frase: "já vai sendo hora de um espanhol ganhar o Prémio Príncipe das Astúrias"

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora