• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_JR_

Alunos de Universidades

16 mensagens neste tópico

Gostariamos de saber se haveria algum aluno do 4ª/5º ano de Universidade na área da Informática e que esteja disposto a fornecer-nos algumas informações para um artigo a sair na Revista.

Quem estiver interessado, agradecia que postasse aqui a sua resposta.

O nosso objectivo é encontrar o maior número de pessoas do maior número de Universidades possiveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é nada de especial, agradecíamos que postassem a referir a vossa disponibilidade incluindo a univ onde andam e o ano. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu poderia fazer uma mas preciso saber bem o que pretendem.

Estou no 3º ano, actualmente o último dado que o curso passou a bolonha, do curso de Engª Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.

Tenho 7 matriculas neste curso, passei por várias fases do mesmo e tenho um bom conhecimento da sua evolução.

No entanto gostaria de fazer o texto apenas caso não obtivessem mais textos e pretendessem mesmo ir com o artigo para a frente, não considero que tenha muita validade a opinião de um aluno dentro do curso e por mais que tente vou certamente ser parcial na minha exposição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou no 5º ano de Matemática e Ciências de Computação, na UMinho. Se precisarem de alguma coisa, avisem.

NOTA: O meu curso foi reestruturado para Bolonho e não estou totalmente por dentro do novo curso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu poderia fazer uma mas preciso saber bem o que pretendem.

Estou no 3º ano, actualmente o último dado que o curso passou a bolonha, do curso de Engª Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.

Tenho 7 matriculas neste curso, passei por várias fases do mesmo e tenho um bom conhecimento da sua evolução.

No entanto gostaria de fazer o texto apenas caso não obtivessem mais textos e pretendessem mesmo ir com o artigo para a frente, não considero que tenha muita validade a opinião de um aluno dentro do curso e por mais que tente vou certamente ser parcial na minha exposição.

Ops, desculpa.

Não devo julgar ninguém.

Desculpa, fui estupido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com 7 matriculas não te falta experiência...

Com a passagem de 5 para 3 anos, não achas que o curso/alunos saiu prejudicado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se olhar para o que os alunos de 5 anos tinham e para o que tenho agora, não, muito pelo contrário, 5 anos era demais.

Eu tenho em 3 anos o mesmo que se tinha em 5, sem tirar nem por, as disciplinas importantes dos 4ºs e 5ºs anos passaram para os 2º e 3º. Algumas disciplinas juntaram-se numa só com a mesma matéria, pelo que é evidente que 5 anos não eram necessários.

Por outro lado sou um adepto do principio de Bolonha, em que se dá mais valor ao trabalho que o aluno desenvolve de forma autónoma, ou pelo menos deveria desenvolver, e aqui posso aceitar que tenhamos sido prejudicados.

Isto porque não estamos habituados às ideias de Bolonha, nem nós como alunos, nem os nossos professores que não se conseguíram adaptar.

Resumindo, a passagem a 3 anos é mais que justificada e não se percebe porque raio tínhamos um grau, licenciatura, que só existia em Portugal e não era reconhecido no estrangeiro. Tenho colegas que com a licenciatura antiga, são considerados bacharéis em Inglaterra, pelo que os dois anos a mais não lhes valeram de nada.

Neste momento estamos ao mesmo nível do resta da Europa no que toca a graus e é mais simples a transição. Não deixa de ser curioso que ainda lhe chamemos licenciatura de Bolonha em vez do nome Bacharel, que seria o correcto, mas enfim.

Quanto às 7 matrículas, muita coisa acontece que nos faz ter menos tempo para o curso, posso dizer que aprendi que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, na forma como o curso era, era chumbo garantido. Hoje seria mais simples mas perdi um ano à conta disso. Tendo em conta que o meu primeiro ano não correu muito bem, motivos pessoais, já são dois anos, enfim, além do curso ter sido bastante difícil muita coisa aconteceu pelo  meio.

E já agora, só como nota, quando entrei para o curso a média para um aluno acabar o bacharelato era de 5 anos, e de 7 para a licenciatura, não ando  muito longe ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, acho que se pode esquecer esta iniciativa, acho que não tem pernas para andar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O requisito de 4º ou 5º ano é que corta as possibilidades, também estou no 3º, vou para o 4º (em setembro claro).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O requisito de 4º ou 5º ano é que corta as possibilidades, também estou no 3º, vou para o 4º (em setembro claro).

Pois eu tambem.. ou melhor.. para a quarta matricula.. porque ainda vou fazer cadeiras tanto de segundo e de terceiro ano.. ;)

o que eles querem seriam alunos de "mestrado de bolonha"..  sendo esse um assunto (bolonha) sobre o qual discordo em algumas coisas do que disse o Knitter.. mas que nao vou referir aqui porque penso que isso ja seria off-topic..

cumprimentos..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia que levou à criação deste thread não pôde ser aplicada, pelo que este fica sem efeito.

Talvez para o ano.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia que levou à criação deste thread não pôde ser aplicada, pelo que este fica sem efeito.

Talvez para o ano.

Este ano ainda se poderia criar um tópico, ainda há candidaturas à solta...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem... só para ficar registado, caso venham a precisar de ajuda, eu vou transitar agora para o 4º ano do Mestrado Integrado de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só há poucos dias tomei conhecimento deste fórum, mas estaria interessado em participar.

Estou no Instituto Superior Técnico - Alameda e vou no ano lectivo 2008/2009 para o 4º ano (1º ano de mestrado).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites