• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

suzy

contar o numero de vezes que um determinado user esteve logado no sistema

5 mensagens neste tópico

caros

tenho de fazer em comandos unixm

contar o numero de vezes que um determinado user esteve logado no sistema.

existe algum ficheiro com essa informacao nos ficheiros do sistema unix??

ja tive a ver o etc/passwd e o etc/group e nao ta nenhum campo com essa informacao.

obrigada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o ficheiro que tens que analizar é o

/var/log/auth.log

A linguagem adequada para isso é o perl

Olha, ainda bem que perguntaste isso... por curiosidade fui ver o meu e tenho aqui um ip polaco a tentar entrar por ssh. Fonix um gajo não pode correr um serviço SSH ou VNC que é logo uma carrada de gajos a tentar hackar isto, lol.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O auth.log não existe em todas as distribuições Linux.

$ man wtmp
UTMP(5)                                     Linux Programmer's Manual                                     UTMP(5)

NAME
       utmp, wtmp - login records

SYNOPSIS
       #include <utmp.h>

DESCRIPTION
       The  utmp  file  allows one to discover information about who is currently using the system.  There may be
       more users currently using the system, because not all programs use utmp logging.

Warning: utmp must not be writable, because many system programs (foolishly) depend on its integrity.  You
       risk faked system logfiles and modifications of system files if you leave utmp writable to any user.

The  file  is  a  sequence of entries with the following structure declared in the include file (note that
       this is only one of several definitions around; details depend on the version of libc):
.......

Para o parse (com Perl) do ficheiro binário /var/log/wtmp este link (http://oreilly.com/catalog/perlsysadm/chapter/ch09.html) vai dar-te umas luzes.

Também podes analisar o código fonte do utxreader em http://www.noserose.net/e/code/

Por fim, podes começar por:

$ last
$ man last
$ ac
$ man ac

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei em que distribuições existe o auth.log ou em quais não existe, nem tão pouco em quais os comandos 'last' e 'ac' existem, mas pelo que eu entendo de como estas coisas funcionam o comando last é um um interface interactivo precisamente para o ficheiro auth.log.

Na instlação do ubuntu que estou a usar neste momento o 'ac' por exemplo não está disponivel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente não existe em distribuições como o Slackware, que seguem uma filosofia técnica diferente da generalidade das distribuições de GNU/Linux (são por exemplo inspiradas nos *BSD).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora