• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

David Pintassilgo

[HomeMade] - Programador muito simples para PIC 16F84

12 mensagens neste tópico

Boas.

Aqui fica o programador que eu fiz, funciona e tudo! :P Com pouco mais de meia duzia de componentes fica 'a bombar' :P

Esquema:

Schematic.gif

A alimentação do circuito é pela propria porta COM do pc.

PICProg - Programa para gravar/ler o pic

Fonte

O picprog para windows, aparentemente funciona em linux com o wine. Testei agora e não deu qualquer problema.

Podem tambem instalar o picprog em linux, (linha de comando) como de costume:

sudo apt-get install picprog

Aqui fica a foto do meu, cheio de mau aspecto, mas trabalha! ;)

http://www.box.net/shared/cszghpu80w

Um esquema para testar o programador que fiz.

Havia um esquema praticamente igual a este que saquei da net, mas adicionei-lhe um condenador de 1uF (aconselharam-me de 10 ou 100, mas era o que tinha á mão) para encaminhar algum spike que tenha na fonte.

cpiade2ledsem16f84ri7.th.jpg

Fiz umas alterações nos componentes porque era o que aqui tinha:

As resistências que vão aos led's em vez de 300 meti de 470 (amarelo violeta castanho)

Em vez dos 2 condensadores de 22, meto-lhe 2 de 33.

Aquele R14 de 1K meti um de 10K (Castanho preto laranja)

Usei o Pic C Compiler para gerar o HEX e meter lá para dentro.

Código em C que usei:

#include <16f84A.h>//Biblioteca do uC
   #use delay(clock=4000000) // Frequencia do Cristal
   main(){
    while(1){
      output_high(pin_A2); // Poe 5V pra porta A2
      delay_ms(500);// Espera 0.5 segundos
      output_low(pin_A2); // Poe 0V pra porta A2
      delay_ms(500); 
      output_high(pin_A3);
      delay_ms(500);
      output_low(pin_A3);
      delay_ms(500);
      output_high(pin_A2);
      output_high(pin_A3);
      delay_ms(1000);
      output_low(pin_A3);
      output_low(pin_A2);
      delay_ms(1000);
}
}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bastante simples sim senhor :P Tenho lá um Pic parado em casa, julgo mesmo que é o 16F84, vou ver se ponho mãos à obra este verão ;)

Agora Pintassilgo dá-me só uma ajuda, que componente é aquele que está ao lado do condensador, o de 5.6V ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thanks ;) A ver se para a semana que vem passo pela dimofel e compro o Zener, o diodo e o condensador

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, informo que o picprog aparentemente funciona em linux com o wine. Testei agora e não deu qualquer problema.

Podem tambem instalar o picprog em linux, (linha de comando) como de costume:

sudo apt-get install picprog

A foto do gajo:

http://www.box.net/shared/cszghpu80w

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mmm... o símbolo não ficou bem na imagem, o símbolo de um diodo zener é parecido com o de um diodo normal mas em vez de ster um traço tem um traço em formato de Z.

Já agora, para os curiosos, um diodo zener é um diodo que funciona como diodo nos dois sentidos. Ou seja, tambem conduz quando a tensão é de sinal contrário e maior que o valor designado por tensão de zener.

Todos os diodos têm esta propriedade, só que não vêm preparados para conduzir com uma tensão de polarização menor que zero. Normalmente a tensão de zener, num diodo normal é demasiado elevada, e na altura que esta se atinge já está está o diodo a cheirar a churrasco.

Anyway, bem simples de montar... tá aí uma boa forma para se começar a curtir. Mas cuidado... arranjem um dispositivo que proteja o vosso computador... ligar isto directamente ao computador é muito perigoso, uma ligação errada ou um curto circuito e lá foi a placa mãe do computador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Anyway, bem simples de montar... tá aí uma boa forma para se começar a curtir. Mas cuidado... arranjem um dispositivo que proteja o vosso computador... ligar isto directamente ao computador é muito perigoso, uma ligação errada ou um curto circuito e lá foi a placa mãe do computador.

Como o quê por exemplo ? Eu vou ligar isto ao computador via adaptador RS232->Usb, ou possívelmente a um computador velho que tenha lá para casa, mas há algo que se possa fazer ao circuito para prevenir estragar a minha propriedade ? ;)

Isto de ser aprendiz de engenheiro electrotécnico é muito giro, mas não me ensinam nada disto :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Eu vou ligar isto ao computador via adaptador RS232->Usb,

Já li qq coisa sobre isso, e é possivel que não trabalhe assim. Não me recordo bem ao certo o que foi que li sobre o assunto. Mas é experimentar :P

Mas cuidado... arranjem um dispositivo que proteja o vosso computador... ligar isto directamente ao computador é muito perigoso, uma ligação errada ou um curto circuito e lá foi a placa mãe do computador.

hummmmm :hmm: Eu cá não liguei nenhuma a isso... :eek:

Isto tb não me deve de fritar a maquina.... tb é velhinha dá para arriscar! :P

mas há algo que se possa fazer ao circuito para prevenir estragar a minha propriedade ?

É ter a certeza que está tudo bem feito nas ligações e tal...

Eu até tenho os fios separados com fita-cola na ficha que liga ao pc para não enconstarem uns nos outros... ;) :biggrin: :shocking:

edt:

Adicionei mais umas coisas no post inicial.

É um esquema de uma cena sinples só para testar o gravador bem como o funcionamento 'da coisa' :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para proteger o pc é colocar um circuito no meio que tenha uma impedância de saída elvada, de forma a que se alguma tensão aumentar nos terminais de saída, não seja canalizada muita corrente para o computador.

Um circuito destes designa-se frequentemente por 'buffer' ou seguidor de tensão. Uma forma simples de fazer um é fazer uma montagem não inversora de ganho 1 com um Amp Op. Mas isto teria que ser feito para cada fio excepto a massa.

Eu não sei bem qual é o aspecto deles, mas se fores a uma loja de electrónica há dispositivos destes para diferentes tipos de tomadas. Se comprares um adaptador usb para aqueles protocolos série todos antigos, acho que tambem vem com este tipo de protecção, pelo menos devia vir, se não vier não é um equipamento lá muito bem concebido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok isto está a tornar-se o consultório da maria, mas que cristal uso com isto ?

O objectivo é medir uma temperatura com um diodo e reagir de forma apropriada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cristal qualquer um dá, se programares em C apenas tens que definir no codigo a velocidade dele para ele saber como calcular os delays correctamente, recomendo cristais de 4Mhz

se usarem superiores a 4Mhz definam o fuse do oscilador para HS em vez de XT  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora