• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Virtualização

17 mensagens neste tópico

Vou montar um servidor Linux, ainda não sei que distro vai levar e actualmente isso é irrelevante, e pretendo que o mesmo corra imagens de Windows, para efectuar alguns testes.

Gostaria de saber opiniões de quem já tenha passado por esta experiência, em particular sobre soluções, limitações e problemas que tenham encontrado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso o VMPlayer, e uma limitação que encontrei, foi não poder usar microfone que use a placa de som (só funciona se for um USB).

Ao nível da placa gráfica, as coisas também são bastante limitadas, e nem o Google Earth consigo correr com desempenho aceitável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aproveito e dou um relato melhor da minha experiência com o VirtualBox. O meu portátil tem 1GB de RAM, tendo 2 anos, por isso não é dual core, nem é de ponta. Aloquei 512Mb RAM para a máquina virtual com o XP o que me deixa com metade para cada sistema (tenho Ubuntu 8.04).

Ontem, estive a programar no Ubuntu e precisei de ver se o meu código corria em windows. Tinha uns 400MB de RAM ocupados no Ubuntu, liguei a VirtualBox, abri lá vários programas, inclusive internet explorer, editpad pro, a consola de python, o IDLE, comprimi e descomprimi pastas, tudo ao mesmo tempo que falava no pidgin com a malta, estava no firefox a ver outros links e ainda ouvia música no exaile. Desempenho? Não notei diferenças ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens montes de soluções de virtualização em Linux. Se instalares o Ubuntu ou Fedora, já vem com um sistema de virtualização integrado com o kernel de Linux. Não tenho a certeza se já vem instalado no Ubuntu, mas também só tens de instalar o pacote virt-manager. ;)

http://virt-manager.et.redhat.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que o virt-manager é apenas um GUI para o Xen ou KVM. :(

Sim, já vi isso na documentação.

Para já o XEN parece-me uma carta fora do baralho, pois pelo que estive a ver aquilo é mesmo um servidor de virtualização, ou seja, arranco com aquilo como SO e depois corro lá o que quizer.

Estou agora a ver o QEMU, que parece que vai mais ao encontro das minhas necessidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o eleito foi... VirtualBox.

Isto porque foi o único, de vários, que consegui instalar e correr à primeira sem problemas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o eleito foi... VirtualBox.

Isto porque foi o único, de vários, que consegui instalar e correr à primeira sem problemas...

No outro dia, instalei o VirtualBox. Criei uma nova máquina virtual, vou ao Start... Reboot instantâneo do computador.

Tão cedo não instalo isso outra vez...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No outro dia, instalei o VirtualBox. Criei uma nova máquina virtual, vou ao Start... Reboot instantâneo de computador.

Tão cedo não instalo isso outra vez...

É por causa disso que se vende de tudo! :P

O que não funcionou para ti é a melhor escolha para mim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É por causa disso que se vende de tudo! :P

O que não funcionou para ti é a melhor escolha para mim...

Já uso o VirtualBox há alguns anos e nunca tive problemas com ele, tanto em Linux como em Windows.

Devia ser aquela versão que vinha com um bug qualquer. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A coisa mais critica que tive foi o VirtualBox "desaparecer" quando estava instalar o Windows Server 2003...

Não consegui descobrir a causa, simplesmente "desaparece" e não vi nada nada nos logs que me indicasse uma causa...

Como referi acima, uso-o em Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hoje saiu o VirtualBox 2.0, então lá fui eu instalar e tentar instalar o Arch Linux.

Mal carreguei para iniciar a VM, o meu computador reniciou. Sendo assim, não posso recomendar este software.

Não sei se o problema é do meu hardware, ou da minha instalação do Windows... mas é muito estranho um software fazer-me reboot do computador...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora