• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_JR_

Média para Exames

16 mensagens neste tópico

A minha dúvida é muito simples: a média com a qual fazemos contas com os exames no secundário é a média real (ou seja, com as casas decimais e tal) ou a média arredondada? Já ouvi uns a dizer umas coisas e outros outras...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tou no 11º ano e creio que seja com as médias com casas decimais...

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No meu tempo, a nota final era calculada depois de se arredondar a nota final e a nota do exame. Não sei se era exactamente a isto que te referias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A nota do exame entra 30% para a nota final. Houve alguém que me disse que tinha quase a certeza que era 30% do exame mais a média das notas da pauta arredondadas.

Eu acho estranho, por isso é que quero confirmar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A notas são calculadas individualmente para cada disciplina (ou pelo menos eram).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda não me percebes-te. Vou dar um exemplo.

Tens 14 e 15 a FQ (no 10º/11º). A média de ambos é 14,5. O que houve alguém que me disse é que a nota final era calculada com 30% do exame mais 15 (nota arredondada) e não os 14,5...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As médias são calculadas usando os valores exactos e são arredondadas apenas no fim.

Seja como for vais obter dos serviços da tua escolha um documento com esses valores calculados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, já percebi. No meu tempo (há 5 anos atrás), as notas eram arredondadas antes de se fazer a média com o exame (cuja nota também era arredonda para se calcular a nota final da disciplina).

Só para a nota de candidatura da universidade é que entrava a nota do exame arredondada à décimas, se não me engano.

Não sei se agora mudou alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E atenção que não são sempre 30%, depende das universidades. Na FEUP, onde entrei, o exame conta 50% da nota.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é como prova de acesso. Para nota final de secundário conta 30%.

E mais uma vez tenho duas respostas, o Knitter a dizer uma coisa o Rui Carlos a dizer outra...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

_JR_, o ano passado as notas funcionavam da forma como o Knitter disse. Primeiro fazes a média, e pegas exactamente na nota que tens, multiplicas por 0,7 e somas a nota do exame multiplicada por 0,3. Só nessa altura é que arredondas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Seja como for, a nota oficial é a que for dada pela tua escola.

Mas se arredondarem antes de fazerem todas as contas, as notas poderão ficar inflacionadas e não irão corresponder à verdade.

De qualquer maneira a forma de cálculo está explicada no livro de apoio que acompanha o impresso de inscrição nos exames.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As notas são arredondadas antes dos exames. Podes fazer as contas aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É para prova de acesso que interessa. Repara que ao longo do secundário tens algo como 25/30 disciplinas, se o exame contar 30% de uma delas, significa que nem uma décima da tua nota final muda..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só disse que eram arredondadas antes dos exames porque acho que era da classificação final das disciplinas que o _JR_ estava a falar.

Como prova de ingresso, claro que vale muito mais. Mas se o exame de FQ correr mal este ano, pode-se sempre entrar em MIEIC com português e matemática como provas de ingresso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como prova de ingresso, claro que vale muito mais. Mas se o exame de FQ correr mal este ano, pode-se sempre entrar em MIEIC com português e matemática como provas de ingresso.

Ou para o ano repetes a primeira fase do de quimica...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora