• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Platonic

Serviço de "alojamento" de Rádio&GameServers

9 mensagens neste tópico

Ora ola a todos.

Aqui eu e uns amigos meus, como sempre, andamos a inventar  ;)

A ideia é a seguinte: Pretendemos fazer um serviço de alojamento de rádio e game servers, ou então só para alojarmos uma rádiozita para nos e um server de World Of Warcraft.

Agora vamos ao que interessa, o rapaz que disponibiliza o computador tem uma internet de 16 mb de velocidade da Sapo, será que dá para uma rádio estar sempre online com um numero de ouvintes mais ou menos de 50?

Outra, o servidor de World of Warcraft, será que dá para um dual core 2.2 ghz 2 gb de ram? Penso que sim, o pior vai ser mesmo fazer o servidor (já agora, quem souber disto que ajude por favor.)

E não é so de wow, se der para alojar uns quantos game servers devemos utilizar o windows server certo? E o que vamos utilizar para as outras pessoas administrarem o seu "material" e limitar um certo espaço no disco (apesar de ele ter 850 gb de ram)

Com tudo isto era bom que fosse só assim, mas o coitado do rapaz é o unico pc de jeito que ele tem em casa, o outro é um intel celeron pentium III. Portanto, dá para fazer isto tudo e o rapaz ainda poder usar o pc para as coisas dele e tal? Dar um joguito etc ?

Já agora, o celeron III daría para a rádio? Secalhar sempre se poupava o outro computador ;)

Cumps e aguardo respostas boas ou mas (quando digo más digo: vai sonhando pah =p )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com uma net da Sapo 16MB, não deves conseguir muito...

Para ter um mínimo de qualidade, tem que ser a 128kbps. Considerando que tens 1024kbps, dá no máximo para 8 ouvintes, não contando com o estrangulamento TCP entre outros... Portanto, rádio esquece. Só se a rádio for feita naquele PC, e depois redistribuida por um servidor comercial.

Quanto ao servidor de WoW não te posso ajudar, mas se fosse a vocês, ia para linux. E sim, o DualCore dá mais que suficiente para isso, e o Celeron para a rádio (desde que não corra o Virtual DJ).

Cumps

BTW, como é que tens um Celeron e PIII num mesmo processador? xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é que queres dizer com "fazer o servidor"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O celeron PIII está noutro computador velho =P

Bem, então mas para o server de jogo a net deve dar presumo eu ? O pessoal de outros paises vai conseguir jogar mais ou menos sem lag?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se for para meter uma serie de servers de vários jogos mas só para ser usado por poucas pessoas até é capaz de não ser má ideia, mas isso nunca dá para grande servidor por causa das ligações. (nomeadamente o upload)

E retira-me só uma duvida:

O celeron PIII está noutro computador velho =P

Mas é um Celeron ou um Pentiun?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essas máquinas não te darão performance de jeito para correr os jogos quanto mais para, além dos jogos, poder executar algumas tarefas extra. Isto porque o servidor de WoW exige mais que o cliente e quantos mais utilizadores ligados mais problemas terás.

Colocar mais jogos nessa máquina não seria fácil, todos os jogos seriam afectados e terias problemas com a sincronização, aqui a largura de banda não causaria o lag mas sim o servidor a tentar processar toda a informação de vários servidores de jogos a correr ao mesmo tempo.

Para um grupo de colegas é capaz de funcionar com qualidade razoável, mais que isso não

Quanto à rádio, o problema será mesmo a largura de banda que poderá não ser suficiente.

Outro pormenor é a legalidade, não sei como é o contracto da sapo, mas alguns ISPs limitam o tipo de serviço que podes ter na linha, por exemplo, considerando uma violação de contracto a execução de servidores FTP/HTTP/etc.

Assim será boa ideia confirmarem o contracto para não terem surpresas.

Ainda na parte de legalidade, é ilegal criar um servidor de WoW.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, o wow era uma ideia, as sugestões eram: server fun de css, ou de gta online

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora