• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

[Closed Source] TugaFoot 2006

86 mensagens neste tópico

splash9qb.jpg

Ora bem, na sequência deste tópico: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1928 deliberei, e achei que realmente me devia meter de uma vez por todas, num projecto arrojado onde penso que a experiência adquirida será bastante, no final, mas que até lá terei de ultrapassar muitas barreiras que neste momento ainda nem sei se vou conseguir.

O projecto pretende ser uma espécie de elifoot, mas feito exclusivamente para a superliga portuguesa, com uma base de dados com todos os jogadores da superliga 2005/2006. Aproveito também para me ambientar mais ao vb.net 2005 que é de facto excelente na facilidade com que certas coisas são feitas comparativamente a outras versões.

As minhas prinipais dificuldade serão:

• Aprender a gerenciar uma base de dados, em que penso usar SQL e integrá-la no meu projecto vb (SQL já sei, +/-)
  • Fazer as fórmulas matemáticas que me resultarão num resultado de jogo consotante  a táctica, energia dos jogadores, moral da equipa, etc....

De certeza que esta comunidade vai apanhar por tabela muitas dúvidas minhas, mas acima de tudo espero conseguir superá-las e fazer o meu maior projecto de programação de sempre.

Aceito feedback.

vbmaster

P.S.: a imagem inicial será o splash screen do jogo, também se tiverem um nome mais sugestivo podem dize-lo. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O nome parece-me bom. Um bom exemplo de nacionalismo, tal como o nosso fórum. :biggrin:

Quanto ás dúvidas,julgo que não poderei dar grandes ajudas dada a minha falta de conhecimento na área.

Desejo boa sorte para o projecto. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pá! boa sorte mesmo! Espero que isso corra bem! :cheesygrin:No fim de pronto, facilmente se faz umas pequenas alterações para poderes lancar todos os anos nova versao! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pá! boa sorte mesmo! Espero que isso corra bem! :P No fim de pronto, facilmente se faz umas pequenas alterações para poderes lancar todos os anos nova versao! :)

Sim isso não será problema... mas em breve vou precisar da vossa ajuda para este projecto..

Não de uma ajuda a nível de programação, mas a nível de futebol...

Tenho andando a matutar no programa e nunca me pareceu tão possível conseguir fazer um projecto desta dimensão como este...

Veremos... thanks... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Xim xenhor :cheesygrin: Grande projecto xor vbmaster :P

Agora dava jeito era olhares para o algoritmo do elifoot para determinar a formula dos resultados :)

Já agora uma ideia que acho que fazia falta no elifoot era expandir o estádio!

Enfim ideias tenho algumas porque até jogo bastante esse tipo de jogos :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Expandir o estádio? Como assim?

Epah, as fórmulas vou inventá-las eu, com muita tentiva erro pelo meio, mas hei-de conseguir...

O principal vai ser uns certos valores.... mas....hum.... isso logo vos digo, pois vou precisar da vossa intervenção e conhecimentos como observadores da superliga portuguesa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao metas jogadores reais... iventa nomes... cria as camadas jovens k se saca jogadores e etc etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum, eu pessoalmente acho que isso não mete tanta pica...

O meu objectivo é construir a bases de dados com base na superliga2005/2006, onde pelo meio terei de ter um campo da base de dados de cada equipa com os valores de talento, agressividade, moral e saúde.

Obviamente estes valores em média de equipa vão influenciar o resultado.

O problema é que não me sinto propriamente um grande analista de futebol que possa ditar os valores de talento e agreesividade em percentagem aos jogadores... era para isso que estava a pensar pedir ajuda....

Porque se fica uma coisa mal feita, podemos ter sempre a mesma equipa a ganhar o campeonato :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podemos recorrer aos valores do Football Manager ou do Championship Manager para atribuir aos jogadores. É uma forma de não nos enganarmos, já que analistas de atributos de jogadores (olheiros) não existem assim muitos por aqui (digo eu...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podemos recorrer aos valores do Football Manager ou do Championship Manager para atribuir aos jogadores. É uma forma de não nos enganarmos, já que analistas de atributos de jogadores (olheiros) não existem assim muitos por aqui (digo eu...)

yah yah! Isso era o ideal, têm-se acesso online a esses valores ou é necessário ter o jogo?

Era mesmo isso que eu precisava.... thanks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yah yah! Isso era o ideal, têm-se acesso online a esses valores ou é necessário ter o jogo?

Era mesmo isso que eu precisava.... thanks

Precisas de ter o jogo. O próprio jogo tem um editor de base de dados de onde podes tirar toda a informação que necessitas. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho de ver se falo com alguém que tenha o jogo... mas preciso de valores iniciais, e não vlaores já modificados...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tive o jogo mas pelos vistos apaguei-o do Hd :|

qual? se for o cm ou fm podías-me emprestar....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho os dois (FM e CM) !

Tambem já ando ao tempo a vêr se arranjo forma de fazer um jogo desses, mas eu ia fazer um on-line, mas ainda não arranjei forma.

Naquilo que poder ajudar podes contar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho os dois (FM e CM) !

Tambem já ando ao tempo a vêr se arranjo forma de fazer um jogo desses, mas eu ia fazer um on-line, mas ainda não arranjei forma.

Naquilo que poder ajudar podes contar.

Não me consegues arranjar os valores que vêm de default tipo de talento dos jogadores e agressividade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hei-de ir ver ao editor se dar para tirar directamente de ~lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum, eu pessoalmente acho que isso não mete tanta pica...

O meu objectivo é construir a bases de dados com base na superliga2005/2006, onde pelo meio terei de ter um campo da base de dados de cada equipa com os valores de talento, agressividade, moral e saúde.

Obviamente estes valores em média de equipa vão influenciar o resultado.

O problema é que não me sinto propriamente um grande analista de futebol que possa ditar os valores de talento e agreesividade em percentagem aos jogadores... era para isso que estava a pensar pedir ajuda....

Porque se fica uma coisa mal feita, podemos ter sempre a mesma equipa a ganhar o campeonato :cheesygrin:

mete sim.... no hattrick os nomes sao iventados e tal :P ... e k com nomes verdadeiros.. vais smp ter um jogador k logo de partida mto melhor k todos os outros no jogo, e normal que sim a fenomenos na bola... e dois deles nao jogam em portugal, para min....

mas imagina k sou eu k te dou os valores do  BENFICA, com mtos ja sabem pelos post anteriores da liga e assim, puxei smp a brasa a minha sadinha como se custuma dizer, era normal k ia dar valor de jogadores do benfica bastantes altos.. e logo isso ia fazer a diferença... o engraçado era msm sermos nos a criar os ditos jogadores fenomenos com treinos e tal....

mas tb me podes dizer, é pá pebat, isso e me mto dificil e tal eu compreendo que sim.. mas tipo se tivesses por dias o gajo se treina-se 30 dias subia um valor e assim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em príncipio vou bsucar os valores a o cm ou fm....

Quantro a treinos e isso, yah, também é possível.... mas primeiro tenho de fazer a bd e ainda só fiz 4 equipas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me um bom projecto. Pelo menos vais aprender coisas novas em VB. Eu até te dava uma ajuda, mas a minha área é mais o C# n gosto de VB

Boa sorte pro projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom projecto.

Sinceramente os meus parabens.

Não sou muito amante de jogos mas esse tipo de jogos tem feito furor. E então só da liga PT, excelente.

Vai te dar mesmo muito trabalho porque vais ter que ter em atenção muitos pormenores.

Não te esqueças da fadiga dos jogadores...

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom projecto.

Sinceramente os meus parabens.

Não sou muito amante de jogos mas esse tipo de jogos tem feito furor. E então só da liga PT, excelente.

Vai te dar mesmo muito trabalho porque vais ter que ter em atenção muitos pormenores.

Não te esqueças da fadiga dos jogadores...

Cumps.

Já está programado na bd.

Em príncipio ainda faltam alguns pormenores, mas o básico será isto.

• quem ganha, ganha mais moral, mas fica mais cansado
  • quem perde, perde moral mas nao perde tanto em cansaço
  • quem não é titular fica com muito menos moral
  • ha medida que se desce na tabela classificativa fica-se com menos moral
  • quem sobe tem mais
  • no entanto em jogos grandes e moral dos "pequenos" parece aumentar, como tal...

Enfim, ainda não cheguei lá, mas será mais ou menos assim. Ainda tenho de ver onde a agressividade entra...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou inflacionar os valores do FCP !  :cheesygrin:

E a tactica vai influênçiar no cálculo, de que forma vais fazer isso ?

Pareçe-me complicado !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai ser complicado de facto, mas não impossível. Em termos de resultados vou fazer tipo cotação de teste, em que vão haver váriis factores com várias contações, o talento vale x, a moral y, a energia z e vão ser esses valores em média de equipa que comparados com o da equipa adversária, que vão dar a vitória.

Quanto ás tácticas aidna não pensei bem nisso...

O primeiro objectivo é fazer um jogo minimamente jogável, e apresentá-lo, depois é ir adicionando promenores e realismo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não esquecer um pouco de factor sorte... porque nem sempre os melhores, mais rapidos, mais descansados e melhor treinados ganham!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.