• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Migração de operador de internet: como proceder?

37 mensagens neste tópico

Recentemente decidi mudar de operador de telecomunicações (da Clix/Oni para o Sapo). Depois de ligar para o Sapo, foi-me dito que teria que ser eu a tratar da rescisão com a Clix, mas que podia aderir ao Sapo ainda antes de rescindir o contrato. Para minimizar o tempo que vou ficar sem net, assim fiz. Para tal, pedi o kit do Sapo, solicitei a activação do serviço, e enviei uma carta à Clix para rescindir o contrato.

Hoje liguei para o Sapo para saber o estado da minha activação, e foi-me dito que o processo estava bloqueado, pois a Clix ainda não tinha libertado a linha...

A minha primeira questão é a seguinte: há alguma forma de poder pedir à PT para que activem o serviço, mesmo antes da Clix desligar o serviço deles? Tendo em conta que a linha é da PT, isto parece-me tecnicamente possível. E se eles tivessem um pedido escrito para o fazer, parece-me que também não devia haver problemas legais com isso (caso contrário, estamos sempre dependentes do nosso antigo operador, que poderá fazer tudo para dificultar o processo).

Depois, gostaria de saber se já alguém passou por um processo de migração de operador, e como é que vocês procederam no vosso caso, e qual é a melhor forma de lidar com estas situações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Migrei de operador à menos de 1 mês, mas foi de adsl para cabo, de modo que não passei por esses problemas.

De qualquer forma, para cancelar a telepac, a netcabo tratou-me disso. Só tive que mandar uma carta para a netcabo (foi só preencher o modelo) a pedir o cancelamento do serviço e a migração do número telefónico.

Entretanto recebi chamadas da PT a perguntar porque motivo queria mudar, e a oferecer-me umas subidas de escalão de borla, mas eu mudei mesmo por causa da estabilidade da linha (era impossível aguentar aquilo) de modo que recusei tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora junta-te ao clube.

Mandei uma carta aos gajos da Clix que chegou lá dia 14 (foi registada com aviso de recepção) e até hoje ainda tenho net...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho conhecimento de um colega meu que tem ONI (comprada pela Clix) e que não lhe desimpedem a linha, manter os clientes à força :P...

Podes sempre fazer queixa à DECO, normalmente resulta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Recentemente decidi mudar de operador de telecomunicações (da Clix/Oni para o Sapo). Depois de ligar para o Sapo, foi-me dito que teria que ser eu a tratar da rescisão com a Clix, mas que podia aderir ao Sapo ainda antes de rescindir o contrato. Para minimizar o tempo que vou ficar sem net, assim fiz. Para tal, pedi o kit do Sapo, solicitei a activação do serviço, e enviei uma carta à Clix para rescindir o contrato.

Hoje liguei para o Sapo para saber o estado da minha activação, e foi-me dito que o processo estava bloqueado, pois a Clix ainda não tinha libertado a linha...

A minha primeira questão é a seguinte: há alguma forma de poder pedir à PT para que activem o serviço, mesmo antes da Clix desligar o serviço deles? Tendo em conta que a linha é da PT, isto parece-me tecnicamente possível. E se eles tivessem um pedido escrito para o fazer, parece-me que também não devia haver problemas legais com isso (caso contrário, estamos sempre dependentes do nosso antigo operador, que poderá fazer tudo para dificultar o processo).

Depois, gostaria de saber se já alguém passou por um processo de migração de operador, e como é que vocês procederam no vosso caso, e qual é a melhor forma de lidar com estas situações.

A linha é da PT mas vai ligar à rede da Novis, só quando a Novis desactivar a linha é que a PT te pode activar o serviço. Tecnicamente é possível a PT desligar a linha da Novis e activar logo a tua linha para o SAPO mas como é óbvio não é legal, a PT estaria a "invadir" uma vez que aquela linha é alugada pela Novis, só com uma ordem de trabalho vinda da Novis é que a PT pode mexer na tua ligação, sem isso nada feito.

A tua única solução é insistires com a Clix.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Liga para a Clix, sê bruto e diz ameaça com processos judiciais e à DECO. Resultou com os meus amigos..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei em que nível é que se separam as águas. Se já se usarem equipamentos digitais para tudo, dependendo das funcionalidades deles, até é possível ter dis serviços na mesma linha telefónica.

Não me parece que seja o caso, tudo me leva a crer que as linhas têm que ser ligadas fisicamente à rede adequada. O que isto quer dizer é que tem que lá ir um gajo e mudar um cabo de um contacto para outro.

Ora como tens um contrato com uma operadora, esse contrato tem de queixar de ser válido para que a tua linha telefónica possa ser ligada a outra rede. O que é o mesmo que dizer: tens obrigatóriamente que passar por um periódo de escuridão :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma dúvida que ainda tenho (que até agora só o Warrior é que abordou), é se devia ter sido eu a tratar de rescisão com a Clix, ou se devia ter solicitado à PT a migração.

É que já ouvi informação nos dois sentidos...

P.S.

Um pormenor que não esteja claro no post inicial: tenho acesso indirecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Liga para a Clix, sê bruto e diz ameaça com processos judiciais e à DECO. Resultou com os meus amigos..

Era esse fui eu agora. Não bruto a mandá-los, mas voz de quem não está a gostar da coisa. Telefonei agora e a tipa que me atendeu lá andou à procura do "documento" que tinha enviado e passado 15min. lá o encontrou e disse que ia ser entregue e que era só ser verificado que depois me desligavam a linha. Perguntei-lhe se ainda era hoje e disse-me que não me podia garantir... Espero bem que seja.

Rui Carlos também sou cliente de acesso indirecto e antigo cliente da Oni, como ali o amigo do fnds.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

_JR_, só por curiosidade, quanto tempo estiveste à espera para ser atendido? E para que número ligaste?

Eu liguei para o número gratuito, e depois de mais de 10 min à espera para falar com alguém, desliguei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

existe um organismo que normalmente resolve as coisas rápidamente, é o provedor da sonae

a minha empresa é cliente da novis e sempre que temos problemas quer técnicos quer de facturação o provedor resolve-me os problemas em 48 horas (pelo menos tens um contacto a quem pedir satisfações em vez de ser para o numero geral)

Ate parece que falas com o belmiro  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma dúvida que ainda tenho (que até agora só o Warrior é que abordou), é se devia ter sido eu a tratar de rescisão com a Clix, ou se devia ter solicitado à PT a migração.

É que já ouvi informação nos dois sentidos...

Tecnicamente deves de insistir com a clix, mas se a PT estiver interessada, ela mesmo pode pressionar a clix (fazer aquilo por ti).
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tem muito a ver com a discussão, mas acabei de saber que irei ter cobertura em breve da Vodafone. Com um pouco de sorte, este problemas todos ainda me vão ser úteis...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois de mais um telefonema para o Sapo a esclarecer a minha actual situação (em particular se já tinha algum contrato com o Sapo ou não), foi-me indicado que caso eu quisesse avançar com a activação do serviço de imediato, teria que enviar um documento escrito a autorizar a PT a terminar o meu contrato com o anterior operador.

Resumindo, não temos que ser nós a rescindir o contrato com o nosso anterior operador (e eventualmente o melhor será mesmo deixar o novo operador tratar disso).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois de mais um telefonema para o Sapo a esclarecer a minha actual situação (em particular se já tinha algum contrato com o Sapo ou não), foi-me indicado que caso eu quisesse avançar com a activação do serviço de imediato, teria que enviar um documento escrito a autorizar a PT a terminar o meu contrato com o anterior operador.

Resumindo, não temos que ser nós a rescindir o contrato com o nosso anterior operador (e eventualmente o melhor será mesmo deixar o novo operador tratar disso).

Não sabia que isso era possível mas ainda bem que o é, menos trabalho para o cliente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que eu não sei se eles me disponibilizariam o serviço deles antes de a Clix desactivar o serviço actual, mas é menos uma preocupação para nós, e a PT deve ter mais meios para pressionar a Clix.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O tipo da PT cá de Leiria quando queria ir para o Meo disse-me que tinhamos que ser nós... Fez-me foi o papel, e foi só assinar.

_JR_, só por curiosidade, quanto tempo estiveste à espera para ser atendido? E para que número ligaste?

Eu liguei para o número gratuito, e depois de mais de 10 min à espera para falar com alguém, desliguei...

Tive para aí 15min. à espera que me atendessem, mais 15min. para a tipa que me atendeu encontrar a carta que lhes enviei. Mas ontem à noite tive meia-hora a ver se me atendiam, mas fartei-me da música (até pousei o telefone e jantei enquanto esperava!)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive para aí 15min. à espera que me atendessem, mais 15min. para a tipa que me atendeu encontrar a carta que lhes enviei. Mas ontem à noite tive meia-hora a ver se me atendiam, mas fartei-me da música (até pousei o telefone e jantei enquanto esperava!)...

Já parece quando tive a desatinar com os gajos do sapo... ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OT: Não tenho queixas da SAPO, fiz migração de linha RDIS para analógica, deixei de ser cliente para voltar logo a ser outra vez com um tarifário inferior, e sempre tive tempos de espera reduzidos e em meia dúzia de telefonemas DELES tive a migração de linha feita, a net activada e um erro de instalação meu resolvido. Claro está, desde o dia que foi feita a mudança da linha até ter net foram quase 2 semanas (esta terça fazia 2 semanas), mas hey, quando foi dito que estava feito, estava feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A sorte é que agora o nº da Clix é à borla!

O meu irmão ontem telefonou e "telefonam dentro de 24h"...

Se não telefonarem, continuo a chatear...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eles agora dizem uma estimativa do tempo que demoram a atender... Depois de ligar para lá algumas vezes com estimativas de 30min, lá consegui uma vez esperar só 10min.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Podes sempre fazer queixa à DECO, normalmente resulta.

Porque é que não se queixam antes à Direcção Geral do Consumidor, que é a autoridade competente pela defesa dos direitos do consumidor? É que a DECO é apenas uma associação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque é que não se queixam antes à Direcção Geral do Consumidor, que é a autoridade competente pela defesa dos direitos do consumidor? É que a DECO é apenas uma associação.

Se calhar porque não fazia a minima ideia que isso existia.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem, aqui vai o que eu hoje fiz para ajudar também alguém (ainda não tenho isto desligado).

- Primeiro telefonei para a Clix (eles tinham dito as tais 24h nos sábado...), agora são 48h.

- Agora telefonei para a Direcção-Geral do Consumidor, como ali o falco sugeriu. Eles não dão apoio jurídico, apenas servem de mediadores nestes conflitos. O que me disseram foi que o diálogo com a Clix é muito dificil e que não sou o primeiro. Disseram-me para ligar para a ANACOM.

- Liguei para a ANACOM onde me disseram que são uma autoridade que apenas fiscaliza, ou seja, nestes conflitos pouco pode fazer. O que me deram foi o nº de telefone do Provedor da Sonae para eu telefonar; segundo eles, a partir daí o caso resolve-se mais facilmente.

Já agora, na Direcção-Geral do Consumidor disseram-me para verificar no contracto (com a Oni) quanto tempo é que eles têm para desactivar a linha. Para os interessados, são 15 dias (não refere se são úteis) e mediante envio de carta registada com aviso de recepção (que foi o que eu fiz; e já passaram 17 dias úteis, ou 26 dias "normais").

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora