• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Megazord

Gestão de documentos

5 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre uma aplicação que tenho que fazer.

O que pretendo desenvolver é algo que está muito na moda, que é uma aplicação para gestão de documentos. O objectivo é uma aplicação que funcione numa intranet que terá documentos alojados num servidor e permita o acesso a esses mesmos documentos mediante um perfil de utilizador. Por exemplo apenas o administrador pode editar os documentos e os restantes utilizadores apenas possam consultar.

A minha duvida é qual a melhor linguagem para desenvolver uma aplicação deste género??

Por outro lado se alguem souber de um software que tenha estas funcionalidades e que já tenha utilizado digam qq coisa.

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom...

Exitem muitas varioaveis a preponderar...

*... de que tipo de documentos estamos a falar

* ... quão automático queres que seja o processo.

* ... queres usar filesystem com path para servidor... ou Blob's na Base de Dados?

Eu pergunto tudo isso, porque tenho um sistema desses a funcionar.

O meu é escrito em VB.NET, Com Base de Dados Oracle por trás.

O processo é basicamente o seguinte:

Crias um novo documento --> é gerado na base de dados o registo correspondente.

Dependendo do tipo de documento que escolheste...ele vai abrir o documento baseado por exemplo num template.

Gravas o documento, e quando fechas o form...ele é enviado para a base de dados.

Existem depois uma série de mecanismos acessórios para controlar, por um lado se o ficheiro esta aberto algures (teoricamente em edição) e quem pode ou não editar o ficheiro.

No meu caso... tive que usar a base de dados para gravar o ficheiro. é mais fléxivel, porque permite que exista uma dispersão geográfica das instalações (assinalável)e não exista um server unico...mas demora "bastante mais tempo" que usar uma pasta comum no servidor.

Depois há tb quew utilize a web para fazer isso.. mas aí... partes do processo terão que ser feitas à unha.... pelo menos acho eu... não deves poder interagir com o filesystem e aplicações da mesma maneira que fazes com o Vb.NET.

Só a título de exemplo... imagina que sacavas o ficheiro para edição... terias que o gravar... e depois arrajar um esquema qualquer de upload...

QQ duvida que tenhas...dispõe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem o José Lopes já falou de muitas coisas importantes, mas se é para uma intranet eu só posso sugerir ASP.NET e não VB.NET.

Não tens de instalar nenhuma aplicação e tens acesso em todo o lado.

Pessoalmente não gosto de guardar fisicamente os ficheiros na base de dados mas apenas o endereço para os ficheiros. Acha mais funcional e rápido mas é apenas a minha opinião.

Mas se puderes dar mais informação ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o VB net pk é um sistema integrado e a gestão documental... é mais um elemento.

De qq maneira... para grande desgosto do meu chefe.. sou um bocado às avessas com aplicações webizadas...

Mas já agora... com o ASP.NET eu posso interagir com a minha máquina como se estivesse a usar uma aplicação local (por exemplo a fazer o download para uma pasta prédefinida e por aí fora)?

obg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não podes na totalidade, tens algumas limitações, mas podes abrir o ficheiro numa nova janela ou fazer o download. É bastante simples e pessoalmente também não uso o ASP.NET à muito tempo (à cerca de 1 ano) mas estou a gostar bastante, embora a minha área seja mais winforms.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora