• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mfalcao

Java 2D

5 mensagens neste tópico

Olá!

Preciso de ajuda para o seguinte:

Preciso fazer uma aplicação onde a ideia é ter uma imagem de fundo com outros elementos por cima, que podem ser outras imagens, botões, caixas de texto, etc.

Estou a tentar descobrir a melhor forma de fazer isso (não tenho muita experiência em Java, principalmente na parte gráfica) e tenho lido umas coisas sobre Java 2D. Gostava de saber se este é o caminho a seguir e se alguém tem exemplos da utilização desta API, livros, tutoriais, etc. Caso contrário, gostava de ter outras sugestões!

Obrigada!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do tipo de aplicação. Se vais trabalhar tudo em Java 2D então terás de aprender como funciona a API. Se por outro lado estás apenas a fazer uma aplicação desktop em que irás usar Swing, não posso falar sobre SWT porque nunca fiz isso em SWT, podes redefinir apenas o método que desenha o painel onde vais colocar os componentes de forma a que, em vez de desenhar um fundo opaco de uma cor, desenhe uma imagem dada por ti. Ou então usar um componente que consiga mostrar imagens e "colá-lo" no fundo, usando ou um gestor de layouts ou, novamente, redefinindo o método de desenho.

Assim, podes redefinir o método paint, do painel que estás a usar como fundo e mandar desenhar uma imagem, ou colocar uma JLabel no fundo e dar-lhe uma imagem através do método setIcon. Neste último caso tens de definir um valor para a ordem em Z para que a JLabel fique no fundo.

Não tenho agora exemplos para te mostrar mas vou tentar encontrar qualquer coisa útil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma forma simples de fazer o que queres, estendendo a classe JPanel

Classe que contém a imagem e que pode ser colocada no fundo de uma JFrame

public class ImagePanel extends javax.swing.JPanel {