• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

José Lopes

Estrutura de dados para gerir quotas de Associação

14 mensagens neste tópico

Estou a desenvolver um projecto relacionado com controlo de quotas... mas ainda não tive nenhuma ideia decente como controlar as quotas.............

A saber...

*As quotas são por norma anuais....

* Podem existir 2 tipos de quotas

* As quotas podem ser 2 duas associações distintas (e o mesmo associado pode pertencer às duas)

A grande questão que se coloca...é essencialmente:

Não me interessa muito inserir as quotas quando pagam...caso contrário... não sei quem deve quotas.

A alternativa será Criar as quotas no início do ano??? Divido as Quotas por 12 meses e insiro 12 meses em cada um dos associados de quotas logo à cabeça???

Muitas dúvidas... dava jeito uma perspectiva independente...de preferência de alguém que já tivesse feito uma coisa do género.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se as quotas são anuais porque é que queres dividir por 12 meses?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Num programa desse género que já fiz tinha apenas uma indicação de qual foi a ultima cota paga. Ninguem paga a cota 2 se ainda n tiver pago a 1, portanto basta saber qual a ultima cota paga :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
*As quotas são por norma anuais....

Isso indica que pode haver outro tipo de quotas... quando eu perguntei...nao me sabiam dizer bem...  se calhar expliquei-me mal

O valor da quota é anual... mas se calhar podem pagar isso aos bochechos.

Num programa desse género que já fiz tinha apenas uma indicação de qual foi a ultima cota paga. Ninguem paga a cota 2 se ainda n tiver pago a 1, portanto basta saber qual a ultima cota paga :D

E então---como controlo os devedores?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só precisas de ter em cada um dos sócios um espaço onde colocas informação referente ao período a que se refere a última quota paga (ou duas últimas se tivermos em conta as duas associações). Sabendo a data em que nos encontramos é fácil ver quais são os devedores...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só precisas de ter em cada um dos sócios um espaço onde colocas informação referente ao período a que se refere a última quota paga (ou duas últimas se tivermos em conta as duas associações). Sabendo a data em que nos encontramos é fácil ver quais são os devedores...

Nem mais.

Normalmente as cotas são mensais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok...sendo assim... toda a interface que tenho visto por aí em programas similiares em que aparecem períodos de quotas a pagamento é simplesmente calculada na hora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheço todas as interfaces que "tens visto por aí" e sinceramente nunca criei um sistema desses, mas que alternativas sugeres além do "cálculo na hora"?

Podes sempre ter um campo adicional com os meses de dívida de cada sócio e correr um script todos os meses para te actualizar esse campo e uma tabela que contém os ID's de todos os devedores...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um exemplo que eu vi por aí... mais concretamente gestware utlrademo (penso que é este o nome...onde eles tem uma aplicação para gerir associações), fiquei com a ideia, que tipo... no início do ano...ele carrega por exemplo 12 quotas para o ano.

Então quando vais à parte de gerir pagamentos... para o sócio X estão por exemplo as quotas que ele ainda não pagou...esse controlo será talvez feito através de uma flag na tabela de quotizações.

Achas que resultaria?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não fiques com a ideia que estás a falar com alguém que tem experiência nisto. Nunca implementei nada parecido.

Tu dizes-me que quando vais à parte de gerir pagamentos estão as quotas que ele ainda não pagou. Mas essas quotas estão efectivamente guardadas na base de dados ou serão calculadas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois... a ideia que eu tinha... mas que não sei se será a melhor era... tipo a 1 de Janeiro (ou quando houvesse uma nova inscrição) ele calculava (inseria) para todos os sócios ou para o que se acabou de inscrever respectivamente, as quotas para esse ano.

No fundo... eu tinha uma tabela auxiliar de Quotas mensais --> Sócio.

Quando carregasse as que estavam divida... carregava...todas as que não estivessem como pagas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e para quê esse peso na base de dados? qual a vantagem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

+- 200 * socios * 12 meses são 2400 linhas de registo por anos... não me parece que seja assim um esforço tão grande para a BD que vou usar.

De qualquer modo, parece-me mais fácil de apresentar as quotas a pagamento, do que estar a calcular tudo à unha.

Tinha que calcular quando era para apresentar o valor em dívida.. calcular quando pagasse x meses para passar o recibo..e por aí fora...

Daí eu ter pensado nessa hipótese.  De qualquer modo...ainda vou reflectir mais um bocado sobre isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tinha que calcular quando era para apresentar o valor em dívida.. calcular quando pagasse x meses para passar o recibo..e por aí fora...

O meu programa emite todas as cotas em papel no inicio do ano ou sempre que existe uma nova inscrição, não há cá recibos nem cotas impressas na hora porque muita gente cobra cotas, em sítios diferentes, além do que nem toda a gente sabe usar um computador... portanto, para mim basta guarda a ultima cota paga que de vez em quando alguém actualiza e tá feito.

Mesmo com emissão de recibos não vejo vantagem em guardar em bd essa informação toda... pra mim é informação a mais... cada um tem a sua opinião, vê o que é melhor pra ti :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora