• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

FabioM

Abrir uma empresa de software

12 mensagens neste tópico

Não é que esteja a pensar em abrir uma empresa de software mas tenho curiosidade em saber como se processa a criação duma estrutura destas.

Como em todos os negocios proprios o começo é sempre por baixo (a não ser que haja dinheiro para investir) mas numa empresa de software, mesmo que seja pequena e só constituida por 1 ou 2 pessoas o que é necessário para se começar o negocio par além de saber programar e ter hardware disponivel?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que sei primeiro leva em conta aquilo que tens de pagar por teres uma empresa. Impostos não faltam para pagares isto tendo em conta uma empresa de um amigo meu com cerca de 5 pessoas, ás vezes quando falo com ele sobre a empresa dele, até fico parvo com o raio dos impostos que ele tem de pagar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só por curiosidade e se te lembras que impostos é que ele pagava e quais?

Tambem tem que se ter em conta se a empresa dá lucro ou não...se for assim os impostos pagam-se bem (Lucro já depois de impostos ;) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho que lhe perguntar, mas só vou estar com ele domingo. Mas se não estou em erro, tens que pagar a Caixa e ao abrires a empresa tens que ter no banco 5 mil euros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É natural... sem capital social ninguém abre uma empresa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

5 mil euros é para sociedades unipessoais (ou lá como é que eles lhe chamam) se não me engano. Se for uma S.A. já é diferente....

http://www.google.pt/url?sa=t&ct=res&cd=1&url=http%3A%2F%2Fwww.anje.pt%2Facademia%2Fmedia%2Fbrochura_GAJ.pdf&ei=GkdASLC1Oqe8wQHSv-TACA&usg=AFQjCNEejNd_JD3llATt2wy8ggT_WBxfxg&sig2=m1AzLykRU7ZvcA7Xcd_E8w

acho que isto tem praqui qq coisa sobre o tema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Senão estou enganado.. para uma S.A. são 50 mil €. Mas nada que um empréstimo não faça. Se for a valer podem começar por criar um software de gestão para 1 ou 2 empresas da zona e dar assistência por uns anos. Com isso pagam a despesa inicial : )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só em papelada gasta perto de uns 800 aerios pelos há 3 anos era esse o preço, agora como há a "empresa na hora" deve ser mais barato, não sei. Os 800 aerios inclui a publicação no diário da república, impressos, etc...

Isto só para começar até assusta, o mais fácil mesmo, é só colectares-te, pelo menos para começar. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Humm xeira-me que o dinheiro que vias ter de gastar vais andar a juntá-lo durante 5 anos =P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para abrires uma empresa deves escolher 1º o tipo de empresa.

Se for para começar deves pensar numa unipessoal.

Para isso precisas de ter 5 mil euros disponiveis para por numa conta, fica como capital social.

Este valor não é um pagamento. É uma garantia que se deve por numa conta.

Podes utilizar sempre que quiseres, até no dia a seguir a abrir a empresa, mas deves o repor. Porque é esse valor que terá que responder pelas tuas eventuais divididas, etc.

Depois vai a empresa na hora, com um contabilista e tratas do proceso . Nome da empresa, abertura nas finanças, inscrição do 1º funcionário na S. Social, etc. Eles tratam de tudo lá.

Fica qq coisa como mil euros.

Então a partir desse dia ja tens uma empresa.

Depois é preciso manter, os custos serão mais ou menos estes.

Por cada funcionario, além do ordenado terás de pagar.

S. Social ,Retenções na Fonte

São calculados por percentagem do salário. Imgaina pagas 500 euros ao empregado, então tens de pagar a volta de 180 Euros de S.Social e 0 de Retenção.

Sobes o salário , sobre o valor ( e as percentagens ). Terás de consultar as tabelas. Isto é mensal

Depois tens de pagar o IVA, de 3 em 3 meses . Isto é tudo o que venderes, vendes com IVA. Esse valor do IVA deve ser entregue as finanças no final do trimestre. Poderás descontar o iva das tuas compras e a diferença das ao estado.

Ex.

Compraste 1000 + Iva - Iva = 210 Euros

Vendentes 2000+Iva  - Iva = 410 Euros

10-210 = 210 - Pagas 210 Euros de Iva ao estado.

Por fim

IRC - Imposto no final do Ano

É sempre uma percentagem dos teus lucros, se fores pelo regime geral

Ou se fores pelo simplificado uma percentagem da tua facturação

Tens de ver as tabelas

Regime Geral - Vendeste 1000 - Compraste 500 -> 1000-500 = 500

Percentagem na tabelas -> 20%? Talvez, confirma

20% de 500 = 100 Euros

Regime Simplificado - Vendeste 1000 ( nao interessa o que compraste ) ->

Percentagem na tabelas -> 15% de 60% da facturação ? Talvez, confirma

60% de 1000 = 600 Euros

15% de 600 = 90 Euros

Depois disso acrescenta 1,5 % da Facturação para a Derrama ( para as camaras)

1,5% de 1000 = 15 Euros

Ou seja ou 100+15 - Regime Geral

Ou 80+15 - Regime simplificado.

No caso de geral logo aq cabeça penso que pagas um valor que uma percentagem do que facturaste no ano anterior, que depis e descontado no fim do ano ao que tens de pagar - Imagina pagas logo a cabeça 100 euros, no final do ano tens a pagar 115 , tiram os 100 e so pagas 15. É um pagamento por conta.

Depois dos encargos com o estado existem os  teus , luz , rendas, seguros obrigatorios por lei ( muita gente não os faz ) etc

Isto foi tudo muito por alto , as percentagens que dei são hipoteticas ( mas estão proximas da realidade, mas confirma )

Mas o que tens de pagar é mensalmente

S.Social e Retenções do Salarios 

Trimestralmente

Iva

Anualmente

IRC e Derrama

Escolhes como pagar

seguros obrigatorios, mas isto não é ao estado e nem toda a gente o faz

Contabilista, depende do contabilista mas penso que não é menos de:

60 Euros mensais para regime simplificado

120 Euros mensais para regime geral.

Espero ter ajudado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto de ser patrão tem muito que se lhe diga. Uma empresa têm muitos encargos logo no seu começo de vida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Á pois,.. o pior nem é no começo, não sei ao certo como funciona, mas tens direito a uma isenção (de iva, julgo eu) no 1º ano.

Só a pipa de massa que vai para a segurança social...:S é que alem do que o patrão paga, ainda são mais uns 11% que o funcionario paga tb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora