• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

psiico

Questão de Base de Dados

19 mensagens neste tópico

Boas,

Eu vou criar uma aplicação em VB 2005, e eu vou ligar a MS SQL Express 2005, tem que ser obrigatóriamente por um DataSet ou pode ser como o MySQL que fazemos: Add Reference... vamos buscar o MySQL e tá feito?

Obrigado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse método eu conheço para aceder utilizar a bblioteca... agora..para acederes a base de dados... penso que tens duas hipóteses... ou usas o dataset's.. ou os objectos de acesso à base de dados como por exemplo o datareader e outros

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo, DataSet nao é aquela cena, com as setinhas para mostrar os registos da base de dados? ou é simplesmente um sistema de interface entre BD e programa=

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim parece-me que seja isso que tu dizes... contudo, o add reference só se usa quando queres utilizar uma biblioteca... que éo que tens que fazer por exemplo para adicionares os drivers para mysql.

Para usares o SQLExpress, não é preciso fazeres isso, basta adicionares uma datasource..e daí para a frente..podes criar os dataset's que quiseres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois,mas com as setinhas nao m interessava muito. Com o DataSource criado e ligado correctamente, posso ir buscar os dados á BD sem os DataSets?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nao uso nada disso por exemplo....

Os meus forms têm 3 estados..... novo, Editar, visualizar...

Quando carrego um forma.. vou a bd buscar apenas uma linha de registo (isso implica que acedas sempre a partir de um formulário de pesquisa).

Depois de ter essa linha... faço um ciclo pelos controls do form que têm determinada tag... quando encontra um controlo com essa tag, verifica se o datareader tem algum campo com o nome do controlo (implica atribuir aos controlos os mesmo nome que tem os campos na BD), se tiver...representa o valor.........

Isso implica que possa por exemplo um menu com opções de gravar, criar novo, retroceder... em que todas as alterações efectuadas à bd são avaliadas se são ou não para fazer.. de igual modo, conforme abre o ligação tb a fexho..o que da muito jeito sobretudo quando tens muitos utilizadores ligados.

Mas esse é o método que eu uso... e tem anos de desenvolvimento ;-) não será implementado com 2 cantigas  :eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já fiz 1 programa em VB net, com base de dados,mas era com MySQL que foi só chamar a lib ou módulo ou como quiserem chamar nas References e ligar á base de dados e tava feito, com o MS SQL, nao sei como fazer,mas s calhar ainda troco para MySQL e tá a andar de mota ;)

já agora deixo aqui o q fiz em VB net c/ o MySQL.

Screen:

gestorfs2.jpg

gestorfs2.295685d813.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com MySQL eu sei, o meu problema é com M$ SQL Express 2005 por causa dos DataSet's etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Todos os clientes de acesso a dados têm coisa menos coisa os mesmos objectos... a questão será fazer as adaptações necessárias... mas tb te garanto que não muda assim tanto como isso

Quanto aos dataset's... é possível criar um dataset independentemente do cliente.... a questão é que com M$ sql , podes criar visualmente...com os outros..penso que tenha que ser por codigo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com diz o jpaulino... para ir buscar dados... os datareaders são do best. Rápidos e mauito mais fáceis de trabalhar que os dataset's....(claro que e so a minha opiniao).

Se já trabalhaste com recordset's... a diferença é mínima...e a transição..muito fácil!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem, obrigado por todas as ajudas, vou tentar iniciar o código e a estrutura do programa. o que acham do programa da screen?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpa lá o mau feito...mas como é que te deslocas entre registos? tirando isso o design está limpo... só lhe colocava uma corzinha nos títulos das optiongroup, para além de as tentar alinhar melhor ;-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tens de entender como as coisas funcionam ...

O SqlDataReader serve para ler dados enquanto o DataSet é uma representação em memória dos dados. Por isso o DataSet guarda a informação e serve, por exemplo, para ligar a uma DataGridView e automáticamente passar novamente os dados para o servidor (porque fica com a informação. Por isto ocupa mais recursos.

São coisas classes diferentes para diferentes objectivos.

SqlDataReader Class

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.data.sqlclient.sqldatareader.aspx

DataSet Class

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.data.dataset.aspx

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a edição dos testes/visitas de estudo/Trabalhos de grupo dos registos é feita atraves das datas, como vemos aqui:

semttulojd9.jpg

semttulojd9.e23d71f27d.jpg

A edição da disciplina, é atraves do nome como vemos no form principal.

Há a opção das configs gerais:

semttuloxj4.jpg

semttuloxj4.b1b8fc1ccb.jpg

Depois gestao da Base de dados:

semttulobl2.jpg

semttulobl2.dc0626318d.jpg

E depois cada aluno tem um perfil e na base de dados, em cada linha está um campo que define o utilizador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok...entendi.

Basicamente tu carregas um único registo em determinado form. Para o efeito, o datareader deve ser a mehor hipostete.

Para inserts e updates.. os tutos que o jpaulino deu servem perfeitamente ;-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu com o M$ posso fazer o SQLdataReader como fazia com o MySQL ?nao pois nao? pq é do MySQL, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap... exactamente na mesma... a única coisa diferente é que importas um namespace diferente.. a a connections tring...terá que estar de acordo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora