• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

anolsi

Serviços Secretos desaconselham uso de BlackBerry

8 mensagens neste tópico

O SIS (Serviço de Informação e Segurança) acaba de colocar no seu site um alerta sobre os telemóveis BlackBerry, equipamentos móveis que além de fazerem chamadas de voz permitem o acesso à Internet, ao e-mail e à rede intranet das empresas, revela hoje o jornal 24 Horas.

Na origem deste alerta por parte deste organismo português está um relatório do Secretariado-Geral da Defesa Nacional da França que desaconselha o uso destes aparelhos, por questões de segurança nas comunicações.

Segundo o SGDN, o grande problema reside no facto de o sistema de servidores que apoia as comunicações e o software do BlackBerry estar localizado em território norte-americano ou britânico, facilitando a intercepção dos conteúdos do telefone por parte de agentes de outros serviços secretos ou espiões financeiros.

Em França, esta informação levou mesmo a que o Presidente Sarkozy proibisse os membros do seu Governo de utilizarem BlackBerrys, devido à possibilidade de assuntos de Estado poderem ser interceptados pelos serviços secretos norte-americanos.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uiiii.... Conheço uma pessoa que tem um que vai adorar saber desta notícia... :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vá lá. Têm frontalidade para dar uma notícia destas.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda bem que os servidores do P@P estão em Portugal, senão poderíamos estar a ser vigiados. A final duma coisa, facilmente chegam a outra. :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é para rir!!!! que hipocrisia!!! as comunicações não passam pelo ECHELON e quejandos? Ou isto é para nos fazer crer que só os malandros norte-americanos é que espiam as comunicações?!!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que não percebeste bem.

Eles não sou contra a espionagem de comunicações, só não gostam é que espiem as deles..

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ninguém, nem mesmo a Research In Motion (RIM - que fabrica os dispositivos), pode ter acesso ao conteúdo dos dados de comunicação enviados através de equipamentos BlackBerry porque todos eles são protegidos através da encriptação 256-bit Advanced Encryption Standard (AES).

Esta é a reacção oficial da representante em Portugal da RIM na sequência da notícia ontem divulgada que dava conta de um alerta do SIS (Serviços Informações e Segurança) para a possibilidade dos dados trocados através de telemóveis BlackBerry poderem ser alvo de intercepção por parte dos serviços secretos norte-americanos.

Ainda de acordo com a RIM, «a encriptação AES é uma tecnologia altamente fiável, considerada informaticamente impossível de penetrar e fornece uma protecção de dados mais fiável que o standard SSL utilizado na banca electrónica e no comércio electrónico».

Recorde-se que o alerta do SIS foi publicado no site oficial deste organismo de segurança nacional (http://www.pse.com.pt/noticias.php?id=1234#1234) depois de um relatório do Secretariado-Geral da Defesa Nacional de França desaconselhar o uso destes aparelhos, por questões de segurança, alegando que, por o sistema de servidores que apoia as comunicações e o software do BlackBerry estar localizado em território norte-americano ou britânico, a intercepção dos conteúdos do telefone por parte de agentes de outros serviços secretos ou espiões financeiros seria facilitada.

Recorde-se que o software BlackBerry é a única marca, juntamente com o Windows Mobile, a deter a certificação de segurança Common Criteria sendo por isso o dispositivo adoptado por algumas das maiores instituições norte-americanas de segurança, como o FBI.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mmmm... será que foi para fazer o favor à microsoft?

Vamos cá esmifrar isto então.

O que é o "sistema de servidores que apoia as comunicações do software do blackberry".

Um telemovel por exemplo, é um dispositivo GSM, os "servidores" que apoiam as comunicações moveis são as estações fixas mantidas pelas redes móveis.

Eu parti do principio que os blackberries usam outras tecnologias para comunicar. Alguem sabe em contreto quais? e como são geradas as chaves? Com quais servidores comunicam?

Se usarem servidores controlados pela empresa que os comercializa então é simples, é pegar num blackberry, polo a funcionar, e escutar o tráfego todo que aquilo envia. Se a chave for enviada para algum lado então há a possibilidade da segurança estar compromentida, se não for não há. Tão simples quanto isso.

Começo é a desconfiar que ninguem fez este tipo de testes.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora