• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

eeePC review

36 mensagens neste tópico

Ora viva, como tinha prometido aqui vai a minha review do eeepc.

Em primeiro lugar, obrigatóriamente o tamanho, é defacto tão pequeno como se diz por aí e como todas as fotografias tentam demonstrar, quando o comprei o tamanho era exactamente o que eu esperava pois já tinha visto dezenas de fotografias.

Para quem ainda não viu aqui ficam umas fotografias junto a um DVD e a um computador de 15 polegadas de ecrã panorámico.

dscn5814ue4.jpgwidth=750 height=562http://img444.imageshack.us/img444/6994/dscn5815na4.jpg[/img]width=750 height=562http://img444.imageshack.us/img444/1467/dscn5816fu6.jpg[/img]width=750 height=562http://img444.imageshack.us/img444/7589/dscn5817xj5.jpg[/img]width=750 height=562http://img444.imageshack.us/img444/2081/dscn5819cw8.jpg[/img]

Sim, é tão pequenoe prático como parece, leva-se na mão para qualquer lado. É vendido com uma bolsa de um material esponjoso que é o vestuário perfeito para o transporte. Ocupa pouco espaço mas ofereçe boa protecção mecânica e outras.

É leve, e o único ponto negativo no que toca as características físicas, é na minha opinião o desenho do perfil. Qualdo fechado o eeePC é redonto e mais grosso na parte de trás enquanto que na frente é estreitinho.

Pessoalmente prefiro um perfil mais rectangular porque acho que par alem de ser mais estético, se arruma melhor.

O look&feel é o de um portátil normalíssimo de gama média mas em miniatura. Acho que é a melhor descrição possível. Se o branco das fotografias vos parece um pouco cool/sexy/vanguarda, não se deixem enganar. O eeePC tem mais em comum com a usabilidade de um Toyota do que com a elegância de um Ferrari. O conceito de elegância é demasiado subjectivo para fazer parte de uma ferramenta de que visa ser o mais prática possível.

O ecrã não é muito grante, são sete polegadas e uma resolução de 800x480 pixeis. Não é indicado ara se trabalhar nele continuamente, mas na prática serve para fazer tudo o que outros computadores computadores com ecrã maior fazem. Se bem que por vezes com menos comodidade. A pergunta que se costuma impor é a das páginas web, se dá para navegar confortávelmente na web. A resposta é sim, dá perfeitamente.

As especificações técnicas estão na minha opinião bem escolhidas para ser uma ferramenta prática:

• um processador intel barato de 1 GHz

• 1 Gbyte de RAM

• um disco rígido no estado sólido de 4 gigas

• wifi, ethernet modem

• um leitor de cartões SD

Não é um computador com especificações tão ambiciosas como a esmagadora maioria dos portáteis, mas para o uso que 90% das pessoas lhe darão, nao se nota qualquer diferença. O disco no estado sólido é no entanto incrivelmente rápido assim como o leitor de cartões SD, o que torna a cópia de dados de cartões para o disco num ápice, é mesmo rápido, 500 megas demoram menos de 5 segundos.

A bateria dura as 3 horas nominais. Não são duas horas e meia ou mesmo duas horas. Dura mesmo de 3 horas a 3h20. Ainda não testei ver um filme nele, acredito que durará menos nesse caso.

Os cépticos perguntarão se o teclado não é incómodo de usar. Realmente é um pouco incómodo, as teclas são um pouco pequenas e frequentemente se pisam duas ou três teclas de uma vez. Teclar num computador destes tem que ser feito de forma muito cuidadosa e acaba por ser muito mais lento. É de referir contudo que o teclado tenta aproveitar o espaço ao máximo indo mesmo até às extremidades laterais o mais possível.

O som e a imagem do ecrã são normais como em qualquer outro desktop, nem melhor nem pior.

Um outro detalhe interessante são as portas USB. Três portas USB 2.0, uma num lado e duas no outro, muito mais prático do que as colocar atrás ou todas no mesmo sítio.

O sistema operativo que vem instaldo é uma versão personalizada do XandrOS que usa o KDE. Na minha opinião foi má escolha. Principalmente porque o KDE tem demasiadas janelas com demasiados widgets, e muito frequentemente as janelas ficam com os botões OK e CANCEL fora do ecrã e por isso fora do alcance do rato. Acho que isto é uma falha grave que deve ser resolvida.

Eu instalei o xubuntu e configurei o XFCE de forma rentabilizar ao máximo o precioso espaço. Quanto ao xandros em SI, vem com o synaptic para gestão de pacotes e o desktop é modificado, é utilizado um menu de desktop com ícones a ocupar todo o espaço, no entanto, basta mudar uma opção e tem-se um desktop KDE convencional.

Conclusão:

É um computador pequeno e prático tal como promete ser e sem grandes caprichos. O resultado é um preço espectacular e um novo conceito de portabilidade.

A informação que circula na internet sobre este computador é concisa e livre de tabus.

Quem sabe ao que vai quando compra este computador compra exactamente o que espera, nem mais nem menos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que as novas versões vêm resolver o grande problema da primeira versão, que é o facto do ecrã não ser tão grande quanto podia ser... E vamos lá ver como é que se vão portar os processadores Atom.

Se o preço continuar assim baixo, ainda penso em comprar um :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou seriamente a pensar em comprar. São 299e com Linux e 329e com Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O eeePC é de 11" ou 12"?

De 7", no modelo descrito acima (série 700), nos próximos deverá passar para 8.9" (série 900) e 10" (série 1000).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ouch, 7"... Um prof meu tem um Vaio (TZ) de 11.1" polegadas e já acho pequeno, este então é mesmo overkill...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse PC não era bom para mim tenho dedos grandes não conseguia escrever nisso :P

E gosto de ter bastante espaço de ecrã para trabalhar (uso 2 monitores no Desktop) essas 7'' são muito pouco pra mim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Curioso. Tem mais portas USB que o meu Mac. Mania do Jobs...

Estive a ponderar ficar com o meu gigante portátil de 17" e comprar um desses, provavelmente o novo de 9" (ou serão 10" ?), mas acabei por me decidir por ter penas um computador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para quem precisa mesmo de ultra-portabilidade parece-me excelente. Eu como já tenho um MacBook de 13", não vejo grande necessidade. Pelo preço desse brinquedo compro um desktop novo. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o meu custou 320 euros aqui ha uns tempos, mas tenham cuidado que pelo que tenho visto em portugal estao a vende-los so com 512 ou 1 giga de ram, quando ja ai andam deles com quatro gigas. O meu tem dois gigas e funciona que e' um espectaculo, estuo a usa-lo neste preciso momento.

Um ecra maior e' uma mais valia mesmo brutal,  este ecra, apesar de dar para fazer tudo, e' pequeno, so nao sei e' como o preco se vai aguentar com um ecra maior, acho que vai para os 400 euros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vi hoje um desses bichinhos na Vobis e de facto é impressionante ;)

O que me impressionou pela positiva foi o teclado. Julgava-o bastante menor, depois de tantas chamadas de atenção ao tamanho do teclado quando o vi achei que podia ser bem pior ;)

O que me impressionou pela negativa foi o tamanho do ecrã... É demasiado pequeno para ser suficiente para mim. Quando o de 9" estiver ai, talvez venha um lá para casa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vi hoje um branco no Worten do Guimarães Shopping com linux,era o único que lá tinha, fiquei admirado, quando o vi pensei que tinha Windows... O portátil é espectacular mas 512MB de RAM e 4GB de disco é pouco. Fora isso para um portátil de trabalho que seja necessário andar com ele de um lado para o outro é o melhor que há, tem tudo o que é preciso: RJ45, COM e USB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo o que interessa quanto tempo ele demora a iniciar... O que interessa é a performance da máquina quando está já a ser utilizada.

Tendo em conta o suporte para ACPI, podes hibernar, ou suspender acelerando assim o processo de ter a máquina pronta usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto demora um pouco mais do que o meu outro pc a arrancar, tipo... sei la.. quase um minuto ou coisa que o valha.  Tenho o ubuntu nos dois. Quem quiser um boot rapido pode usar uma distro tipo puppy que arranca num instantinho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já existe aí o Acer Aspire One e outro de outra marca que não me lembro agora com melhores características e preço igual... daqui a nada já existem mais modelos para concorrer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto demora um pouco mais do que o meu outro pc a arrancar, tipo... sei la.. quase um minuto ou coisa que o valha.  Tenho o ubuntu nos dois. Quem quiser um boot rapido pode usar uma distro tipo puppy que arranca num instantinho.

Obrigadíssimo pela resposta :) Mesmo sem perceberes para que isso me interessa deste-te ao trabalho de responder. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Vi por acaso agora uma coisa salvo erro, na chip7 e fiquei positivamente surpreso.

Top de Vendas

* 1. Portátil Asus Eee PC 4GB Linux

* 2. Portátil Acer AS6920G-814G32BN

* 3. Portátil Acer Aspire 7220-201G12Mi

* 4. Portátil Asus Eee PC 4GB Windows Branco

* 5. Portátil Asus EEE PC 901 Windows Branco

* 6. ACER ASPIRE ONE 150 ATOM N270 1GB 160GB 8.9" XP HOME AZUL

* 7. PORTÁTIL SONY VAIO VGN-NS11M/S T5800 3GB 250GB 15.4"

* 8. Portátil LG E300-AP30P

* 9. PORTÁTIL SONY VAIO FW21E P8400 4GB 320GB ATIHD3470 BLU-RAY 16.4"

* 10. Portátil Acer AS5715Z-3A3G25Mi

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro, pá! Quem quiser Windows arranja-o, e a diferença de preço vale a pena.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adquiri recentemente um Asus 1000H (ecrã de 10 polegadas, disco de 160 GB e autonomia anunciada de 7 horas) e parece-me muito fixe.  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também ando a olhar gulosamente para esse de 10" para utilizar em tarefas menores. Depois deixa aí o testemunho relativamente à duração da bateria :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo um amigo meu que comprou um portátil desses (linux, mas não tenho a certeza que seja exactamente esse modelo, mas penso que sim), a bateria em tarefas normais de processamento de texto dura as 7h ou mais (dependendo do brilho do ecrã, wireless, ...)  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora