• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

elementsky

Como aprenderam a programar!

75 mensagens neste tópico

Como aprenderam a programar?

Na escola/faculdade ou "self learning"?

eu aprendi Pascal/Html(que não consideram programação por não incluir lógica)/ VB 6.0 na escola e aprendi umas cenas de VB.NET, Javascript, C++ e Python sozinho e vocês?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vb6/vb.net2003/vb.net2005/SQL (bases)/c++

all alone... e continuará a ser sozinho pelo menos durante mais um ano...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pascal, C, PHP, SQL, JavaScript, TI-83 BASIC, Python....tudo sozinho, em casa no tempo que vou tendo livre. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tou este ano a aprender a programar. Tou em C#, sou um newbie  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

HTML, mIRC Scripting (consider it whatever you want), PHP, funcionamento de javascript sozinho (quem tem PHP não precisa disto para _quase_ nada)

Pascal, C na escola

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

basic (do spectrum 48K) com um livro na mao aos 12 anos (+-)

qbasic  com a ajuda de um prof. para partecipar nas olimpiadas da programação

Luzes iniciais de VB6 num modulo de uma desciplina na escola á noite aqui á uns anos

VBA sozinho

C++ num outro modulo na escola

PHP com o professor p@p :D

edit:

esquecime do pascal LOL, tb na escola á noite

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comecei pelo PASCAL com a ajuda de um conhecido subernauta amigo de um amigo meu , é só trukes lol (AvAcalho é o nick dele [])

Depois HTML com 1 PDF que ele me aconselhou

E agr RB com o KhAoTiK_TaChYoN

Vou tentar VB com Psiico e P@P :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pascal no 1º ano do curso de matematica, tive 2 cadeiras...Metodos de Programação 1 foi a 1º cadeira que fiz em math...

C no 3º ano

C++, Java, SQL ,PHP,HTML, C + MPI, C+ OPengl  4º ano

mas ainda tenho mto para aprender...e kero aprender...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pascal (mal - na altura cheguei a fazer um pacman com caracteres à pedrada, mas desisti porque tinha um bug "impossivel" de resolver, lol... gostava de encontrar esse file mas ja nao o tenh :'(  ) e TI-83 Basic sozinho quando estava no 11º

Aprendi a programar MM na cadeira de fundamentos de programacao no 1º ano do IST com a linguagem SCHEME.

Dps tb na faculdade, em termos de linguagens: C, Java, LISP, MatLab, Mathematica, Assembly genérico, URM( lol esta linguagem e linda :D ),POV-ray, VRML,SQL,HTML, (nem tudo aki sao linguagens de programacao)...e n tou a ver mais...

Se bem que saber programar nao e a mm coisa que saber linguagens, um gj pode saber 70 linguagens a ser uma fossa em todas lol...

Sozinho (já na faculdade) aprendi Blitz3D (muito porreiro para um gj se iniciar nos jogos) , C++ (inda n sei tudo) e neste momento ando a ver se tenho tempo pa perceber Direct3D mas e so projectos pa fazer :'(

Ah e "aprendi" FORTRAN pq alguem que nao era de informatica tinha um projecto pa fazer e preferiu pagar a fazelo :) ... pronto admito.. lol

Fikem bem :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

comecei no sepectors... basic mto porriro, dpx sosinho html, dpx pascal (sozinho pk o ia dar na escola mas o prof lixou-me), vb pk o prof. nao quis dar o pascal mas onde aprendi mta coisa sozinho... dpx C sozinho mas so o baisco so mms para ver como era dpx php e msql para um projecto td sozinho entre outras....

mas continu a dizer uma pessoa k saiba c bem em termos de sintase consegue fazer o resto.... das linguagens kk um de alto nivel k seja

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

começei a aprender programação mm a serio apenas na faculdade. antes apenas tinha dados uns tokes em Ti-83 PLUS

como tou no mm curso q o theproject tenho ± o mesmo percurso q ele.

começei por aprender Scheme, dps URM, Mathematica, Assembly, C, (ja era pa ter tido Java) e agr tou a ter LISP...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas continou a dizer uma pessoa k saiba c bem em termos de sintase consegue fazer o resto.... das linguagens kk um de alto nivel k seja

temos a mesma opiniao!!!  :cheesygrin:

mas apesar de ter dado na faculdade acabei spr por aprender sozinha...pois nao tinha paciencia para ir as aulas...ou ate ia...mas ficava a olhar e nunca fazia nada...depois quando chegava ao exames...era um ver se te avias... para fazer a cadeira...isto no inicio...  :cheesygrin:    agora programo todos os dias...( quase...  :-[ )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é obvio a maior parte dos programadores aprendem muito sozinho sem dúvida alguma, mas é preciso dizer que muita gente fala em programar porque já viu ou até fiz algo básico. É bom que seja dito que programadores a sério têm formação superior (a maior parte das vezes). Aprender a programar é bastante simples, mas também passa por muito estudo do algoritmo e matemática, por muito que saibamos as funções predefinidas de uma linguagem não significa que saibamos programar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é obvio a maior parte dos programadores aprendem muito sozinho sem dúvida alguma, mas é preciso dizer que muita gente fala em programar porque já viu ou até fiz algo básico. É bom que seja dito que programadores a sério têm formação superior (a maior parte das vezes). Aprender a programar é bastante simples, mas também passa por muito estudo do algoritmo e matemática, por muito que saibamos as funções predefinidas de uma linguagem não significa que saibamos programar!

É lógico que os programadores mais preparados são aqueles que têm o curso superior. Para isso é que o curso serve. Mesmo assim, defendo que todos os que tiverem vontade em aprender a programar, mesmo não tendo cursos superior, são de facto programadores: não com a mesma capacidade de se adaptarem aos problemas, mais limitados e menos experientes, no entanto, continuam a ser programadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É lógico que os programadores mais preparados são aqueles que têm o curso superior. Para isso é que o curso serve.

pá... peço desculpa mas essa é um bocado forte... MAIS BEM PREPARADOS?????????????????????????????????? em quê?

o que é que aprendes num curso superior e não aprendes em auto-didacta (self-learniing)????????

os cursos superiores não são para criar programadores... são uma achega BASTANTE GENERALISTA E NADA ESPECIFICA das tecnologias de informação e devo dizer que se não houver uma vontade extra-curso não chegam lá... tenho trabalhado com muitos recem-formados e alguns não são programadores, conhecem algumas bases mas não são programadores...

Para mim, ir para uma Universidade é uma perca de tempo... nunca fui e nunca precisei... não preciso de alguem em cima de mim a dizer que devo isto, que devo aquilo... só porque alguem acha que isto e aquilo...

Na universidade perde-se montes de tempo com coisas que nunca ninguem usa, isto apenas porque quem faz os curriculos têm a sua visão própria do conhecimento.. serão eles Deus? saberão eles o que precisamos de aprender? o que as empresas precisam? quais os nossos ritmos de aprendizagem? será possivel os curriculos acompanharem um mundo tecnológico que muda todos os anos? deveremos ser penalizados porque vemos as coisas de forma diferente? ( as notas não avaliam o saber e a inteligencia... avaliam alguns pontos especificos que não entendo para que servem)

Não tenho nada contra quem precise de uma ajuda especial (Ir a uma Universidade) mas deviam respeitar o amor ao conhecimento e nao o culto do estatudo do diploma...

Vejam estas notas de uma das maiores NeuroPsicologas do nosso tempo - Silvia Helena Cardoso, PhD

Revista Cérebro e Mente -http://www.cerebromente.org.br   - Uma das maiores publicações On-Line alguma vez criada...

Artigo completo - http://www.cerebromente.org.br/n12/editorial-12b.html

Minha experiência pessoal nos últimos anos convenceu-me que nunca houve uma época tão desafiadora para a educação, e nunca tivemos tal oportunidade para repensarmos o processo global de aprendizagem. Educadores, pais, empresários e outros membros da comunidade estão colocando questões fundamentais tais como: como podemos ajudar os estudantes a desenvolver mentes flexíveis e elevadas habilidades de pensamento para viver em nosso mundo em rápida transformação?  Como podemos ajudar os estudantes a dominar as informações e habilidades básicas, desenvolver a compreensão e o conhecimento e aprender a aplicar o que aprenderam?

Necessitamos de educadores com um profundo sentido de ciência da informação para ajudar tanto os estudantes como os professores a explorar esses novos ambientes virtuais de aprendizagem. Devemos encorajar a curiosidade e a investigação que são tão inerentes ao ser humano, em especial os mais jovens. A evolução da sociedade requer que todos aprendam o tempo todo. Nossa tarefa diária é aprender, de preferência não em isolamento, mas com um grupo de seres humanos companheiros, de modo cooperativo, transmitindo idéias e produzindo novos conhecimentos. Desse modo, nos conheceremos melhor a nós mesmos, e nos conectaremos melhor ao meio ambiente e às pessoas. Teremos mais apoio para propor soluções, resolver nossos problemas mais urgentes e transformar a sociedade.
E podemos fazer tudo isso agora! Mostrando aos estudantes como juntar esse conhecimento muda os processos, como ser pensadores originais e investigadores independentes, como compartilhar o conhecimento das "jóias" que encontram na Internet é muito mais importante do que apenas checar se eles cumpriram uma rígida lista de objetivos de aprendizado, estabelecido por um programa educational formal. Dessa maneira ("aprendendo ao fazer", "aprendendo pela descoberta", "aprendendo ensinando"), a educação torna-se muito mais atraente, valiosa e recompensadora. Os problemas motivacionais que afetam todos os níveis de escolaridade podem ser parcialmente solucionados com essa abordagem simples.

Saliento esta parte:

como compartilhar o conhecimento das "jóias" que encontram na Internet é muito mais importante do que apenas checar se eles cumpriram uma rígida lista de objetivos de aprendizado, estabelecido por um programa educational formal

O Mundo está em constante mudança e o Ensino estagnou, as Universidades seguem os mesmos métodos do tempo de criação, à uns seculos atrás...

Eu aprendi tudo por mim, pesquisando BBS por esse mundo fora, muito antes da própria Internet (Sim, a internet não foi a primeira Rede Global de Computadores, Foi a FidoNET)

Para mim o conhecimento não fica por IT e perde-se por tudo o que me fascina - Antropologia, Neuropsicologia (Os programadores têm uma grande vantagem neste ramo, o cérebro é uma rede destribuida de computadores), Genética, Biologia, História generalista e especifica, Engenharia Social, Astro-Fisica, etc, etc, etc

Os cursos superiores são EXTREMAMENTE redutores a nivel do que um ser humano deve saber... enchem de lixo o espaço cerebral tão necessário ao que realmente interessa...

Aprender é amar o conhecimento e é muito mais que Filosofia... (Filosofia significa amor ao conhecimento)

Quem tiver curiosidade sobre o mais antigo e fabuloso culto sobre o conhecimento explore isto

http://www.webcom.com/gnosis/library.html

É esta a minha humilde opnião sobre um tema que tanto me toca e emociona profundamente.

Este mundo penaliza a inteligencia e enquanto não se mudar isso... não sei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pá... peço desculpa mas essa é um bocado forte... MAIS BEM PREPARADOS?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh? em quê?

o que é que aprendes num curso superior e não aprendes em auto-didacta (self-learniing)Huh?Huh???

Mesmo com uma enorme vontade de aprender por meios próprios, existem muitas coisas que não conseguiremos perceber se não formos minimamente orientados. É claro que o curso superior tem 20% de orientação e 80% de trabalho por iniciativa própria, no entanto esses 20% são muito úteis para o futuro profissional de qualquer licenciado. Mesmo que os programadores não-licenciados tenham capacidade para pegar num problema e resolver de acordo com o que o lhes ordenam, não têm a mesma capacidade (aos olhos dos líderes) de lidar com o problema, precisamente porque no currículo falta o diploma.

Quero dizer que nos dias que correm, e vendo que as coisas não estão nada fáceis a nível de emprego neste nosso país, ter um curso superior é essencial para fazermos aquilo que mais gostamos e aquilo para que estamos melhor preparados. Ou vais dizer que as Análises Matemáticas não servem para nada e que o que se aprende na universidade é lixo?

Vejam estas notas de uma das maiores NeuroPsicologas do nosso tempo - Silvia Helena Cardoso, PhD

Revista Cérebro e Mente -http://www.cerebromente.org.br  - Uma das maiores publicações On-Line alguma vez criada...

Por acaso já li alguns artigos dessa neuropsicóloga brasileira. Tem desenvolvido um trabalho muito bom na sua área. No entanto, é uma licenciada... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pá... peço desculpa mas essa é um bocado forte... MAIS BEM PREPARADOS?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh? em quê?

o que é que aprendes num curso superior e não aprendes em auto-didacta (self-learniing)Huh?Huh???

Mesmo com uma enorme vontade de aprender por meios próprios, existem muitas coisas que não conseguiremos perceber se não formos minimamente orientados. É claro que o curso superior tem 20% de orientação e 80% de trabalho por iniciativa própria, no entanto esses 20% são muito úteis para o futuro profissional de qualquer licenciado. Mesmo que os programadores não-licenciados tenham capacidade para pegar num problema e resolver de acordo com o que o lhes ordenam, não têm a mesma capacidade (aos olhos dos líderes) de lidar com o problema, precisamente porque no currículo falta o diploma.

Quero dizer que nos dias que correm, e vendo que as coisas não estão nada fáceis a nível de emprego neste nosso país, ter um curso superior é essencial para fazermos aquilo que mais gostamos e aquilo para que estamos melhor preparados. Ou vais dizer que as Análises Matemáticas não servem para nada e que o que se aprende na universidade é lixo?

Revista Cérebro e Mente -http://www.cerebromente.org.br  - Uma das maiores publicações On-Line alguma vez criada...

Por acaso já li alguns artigos dessa neuropsicóloga brasileira. Tem desenvolvido um trabalho muito bom na sua área. No entanto, é uma licenciada... :cheesygrin:

A universidade é um mundo a parte, sinceramente até ao secundário sentia-me frustado, queria sempre apreender mais e os profs lá ponham o travão.

Agora quando foi para universidade, ví o quão ignorante eu era.

Em termos de programação, aprendi tudo sozinho excepto o MatLab no qual foi para um curso só para saber o ABC, o resto em casa solito com a companhia dos manuais e net.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa, nao sendo tao extremista como algumas opinioes k foram ditas, dizer k andar num curso superior de informatica n serve para nd é a maior treta que ja ouvi nos ultimos tempos e a melhor maneira de dar razao a socrates kuando disse algo como "Quanto mais sei mais sei que menos sei" ... se sabes pouco pensas que sabes muito, quando te comecas a aperceber que afinal nao sabias tudo repetidas vezes chegas à conclusao que afinal sabes pouco.

É verdade que num curso como o meu se aprende muita m**** teorica que nao serve para nada ou para muito pouco. Mas tb se aprende muita cena que de outra maneira era quase impossivel saber... Se calhar aprendes de uma maneira demasiado teorica e pouco practica mas a verdade e que o conhecimento fica lá e passar à practica sao 2 tempos...

Conseguesme explicar as séries de fourier? Nao serve para nada de facto, é dakeles conhecimentos teoricos que "só" serve para implementar coisas como o formato MP3,jpg e ainda algoritmos de compressao de dados... Claro se nao kiseres fazer isso, yah nao precisas das séries de fourier.... É que a grande diferenca tu mesmo disseste, a faculdade nao forma programadores, forma Engenheiros informaticos e como engenheiros tem uma bagagem de conhecimentos teoricos para resolver uma gama muito mais abrangente de problemas ou de forma muito mais eficiente que um programador (por muito bom que seja) que nao tenha conhecimentos teoricos.... se calhar e admito e acredito que haja gajos ai que consigam programar muito mais rapido do que eu e que passem por menos erros quando desenvolvem programas mas agora se lhes pedires pa resolver certos problemas duvido que consigam.

Outro exemplo tipico é por exemplo na area das bases de dados, tu podes saber SQL e tecnologias similares muito melhor do que eu e programares nakilo com a mm facilidade com que falas portugues mas duvido que consigas implementar com a mm facilidade que um engenheiro (eu nao sou da area de BD's) um sistema a serio em que tens de fazer um sistema que aguente 1000 transaccoes por segundo ou mt+, fiável e fazer isso MINIMIZANDO os custos de implementacao (ou seja, fazer calculos para saber exactamente quantos discos/tapes e que vais precisar, quantos programadores e que vais precisar e que tipo de hardware ).

Eu tive um prof que dizia que engenharia é 70% economia e 30% conhecimento tecnico,  apesar de nao concordar com as proporcoes ele disse uma grande verdade, não basta fazer, é preciso fazer bem, barato e rápido. Não basta construir um carro que ande, é preciso construir um carro que ande rápido, seja barato de produzir,bonito , consuma pouco,polua pouco e seja seguro...

Isso, meu amigo, só aprendes no ensino superior e eventualmente com pós-graduações.

Hasta []

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

andes demais gostava dizer que é muito interessante estes debates...

é assim... se acham que têm dificuldades de aprendizagem... tudo bêm... mas não falem assim.. digam que para alguns casos é precisso formação académica como por exemplo NeuroCirurgia, concordo... agora na maior parte dos casos não é...

essa coisa de se ter vantagem com o diploma existe infelizmente nalgumas areas especificas, não nas TI, e é muito hipócrita... o que é que o conhecimento têm a ver com um papel quem nem sequer comprova conhecimentos mas sim resultados?

eu trabalho em IT desde os 19 anos e comecei a fazer alguns projectos ainda antes... tenho trabalhado nas maiores multinacionais e neste momento estou na empresa de maior expansão a nivel de segurança informática... e adivinhem... não... não perdi tempo numa universidade...

na altura que andavam colegas meus a aturar professores que nunca trabalharam num projecto professinal eu estava já integrado em equipes de desenvolvimeto a trabalhar lado a lado com pessoas de muita experiencia... quando esses colegas acabaram o curso eu já era programador sénior e como é obvio continuo muito à frente deles, porque fiz um atalho... os cinco anos do curso, no meu caso foram passados em projectos e podem crer que é uma vantegem profissional pois para a minha idade, 31, já tenho 12 anos de curriculo profissional e muitos projectos conhecidos desenvolvidos e meus caros, nesta area o que conta é o curriculo...

O que interessa nesta area é o curriculo, tempos de experiencia e projectos desenvolvidos, quer a nivel de tecnologias envolvidas quer a nivel das entidades envolvidas... e muito importante são os cursos e certificações das empresas das tecnologias como a CISCO, a IBM e a malfamada M$

se querem impressionar com o curriculo tirem certificações porque ppl com cursos é as carradas... hoje em dia já não é tão notavel tirar um curso porque todos sabemos que qualquer um, mesmo sem vocação, tira um curso.. eu custumo dizer que são cursos de desemprego... pois O DIPLOMA NOS DIAS DE HOJE NÃO GARANTE UM EMPREGO... um bom curriculo GARANTE UM EMPREGO... tou a falar por experiencia própria...

se quiserem ouvir tudo bem, se querem continuar numa de que o que é preciso é tirar um curso, continuem... a vida é vossa...

os empresários nas TI sabem que nesta área é preferivel um talento que um diploma e não vos fecham as portas só porque não têm um diploma, como também não se abrem portas só porque têm um diploma...

sobre a aprendizagem nem falo... pelo facto de na CERCI se aprender determinadas coisas não quer dizer que tenhamos de ir todos para a CERCI para aprender isso não é?

tenho 12 anos de projectos profissionais e sinceramente nunca me fez falta o diploma, pois todos os projectos foram executados com exito...

se dizem que à coisas que só se aprendem na universidade... porque? são livros e temas super secretos que só existem numa cave obscura de uma universiade em que só os matriculados têm acesso? haverá um sub-mundo obscuro de conhecimentos supremos que só os matriculados têm acesso? porque a informação que preciso para o meu entendimento encontro-a disponivel e acessivel a todos e como não tou numa de Tunas... deixo esses cultos obscuros para o universitarios...

Os foruns, projectos como a wikipedia, os documentos tecnicos das tecnologias e produtos, o debate com os colegas de projecto, etc fornecem toda a informação necessária para a informação do individuo...

a universidade a meu ver existe para aqueles que têm problemas de aprendizagem e precisam de metodologias extra e muito lentas, tipo, explicar como se fosse muito burro...

os curriculos universitarios estão completamente desactualizados... (é impossivel serem actualizados ao ritmo da evolução)

o diploma é um mito que vai ser destruito muito brevemente como apontam os ultimos desenvolvimentos da NeuroPsicologia, mas claro, o conhecimento demora a chegar desde a origem até à sociedade no geral... é apenas isso, um delay de passagem de conhecimento

podia estar aqui o resto da vida com argumentos mas acho isto tão ridiculo que sinceramente...

nunca senti que alguem tivesse vantagens profissinais porque têm um diploma mas se com voçes é diferente tudo bem, não é problema meu

fiquem e aprendam por convicção e não por imposição

~

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja que estao aqui a dizer que a univercidade e importante... eu volto a dizer que nao é assim tao importante....

tenho um curso profissional 12º ano um curso de um ano os xamados SET's a nivel de redes informaticas...e ate agora nao tive falta de um canudo para ter trabalho na area de redes que foi onde me especializei mais ou menos com o tal set.... e conheço ppl na univercidade, que e bastanmte corno e foi da minha turma e tal... mas ele proprio dix eu la nao aprendi nada.. sei td pk xego a casa e começo a inventar....

tenho um amigo meu que trabalha numa empresa que desenvolve software para o estado e nao so que tirou o 12 ano a noite... e ele ja na minha alturar era um corno a programaçao va la vai... andava uns ainda nos programinhas de treta, ja andava ele a brincar com opengl e assim.... e agora esta a bater uns valentes euros... e em breve vai ficar cordenador de projectos... e nao tem canudo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar fico feliz por teres conseguido à 12 anos atras teres entrado para uma empresa boa, isso foi sorte, basicamente xegaste la com meia duzia de projectos (eventualmente) e tiveste a sorte de acreditarem em ti (em como sabias mm) e te terem convidado para trabalhares com eles. Hoje em dia não e bem assim, como disseste , licenciados há às carradas, mas muitos mais sao os so-called autodidactas que dizem que sabem mas no fim nao sabem a ponta, Nao digo que nao saibas, alias ate acredito que em certas cenas tenhas mt mais experiencia do que uma faculdade em 5 anos te dá (afinal tens mais de 12 anos de experiencia) a diferenca é k se te fexares em casa durante 5 anos pa aprenderes tudo e mais alguma coisa  e outro gajo passar os mm 5 anos numa faculdade em que é constantemente pressionado para aprender mais e fazer melhor e mais rapido, de certeza k esse gajo vai ser melhor.

Outra coisa que gostava de salientar é exactamente o facto de por nunca teres estado numa faculdade tens uma ideia muito errada daquilo. Nunca tive professores a explicarem-me coisas de forma muito lenta, alias normalmente as cadeiras sao sp dadas de acordo com um livro ou cj de livros e tu numa aula falas muito por alto das coisas e cobres se calhar uma porrada de capitulos num dia. Tens sp de ler o livro se nao nao passas, its that simple. Pode ser que noutras faculdades seja tudo muito lento mas nao e o caso na minha. A maior parte dos profs tao ali a explicar a materia, respondem a duvidas mas para aquele pessoal que é mais lento tao se completamente a cagar , nao perceberam temos pena... e mm assim, nao tenhas ilusoes, isto nao e o secundario.

Quanto a aprender por conviccao é exactamente isso que se passa. Entrei na faculdade pq gosto de informatica e kero saber o maximo posivel,nunca ng me disse "tens de ir para a faculdade,escolhe um curso", os meus pais nao tem curso e eu SEI por experiencia propria os filmes que isso dá, Se eu posso aprender tudo e para alem disso ter um canudo na mao, axas que vao preferir um gajo que diz k sabe tudo mas nao tem certificacao nenhuma?!

Tipo eu se kisesse neste momento cagava no curso e ia bater a porta de empresas (tenho mais do que conhecimentos pa isso) e arranjar trabalho e aprender o que me faltava durante a carreira, mas para qué que vou ficar com um curso a meio, comecar a trabalhar por meia duzia de tostoes quando posso acabar de me formar e comecar logo em grande? Isso é exactamente o que as "multinacionais" kerem, gajos que sabem mas nao tem curso pk pagam-lhes metade e pq sabem que se esses gajos tiverem problema podem sempre pedir ajuda a gajos formados.

Eu concordo ctg quando dizes que há gajos formados que nao sabem nada, tenho colegas k kerem é ter um canudo e passar as cadeiras mesmo nao sabendo a ponta, não é o meu caso, porque repara que tás a comparar um auto-didacta ultra motivado com um gajo que foi posto numa faculdade à parva e tasse a cagar po conhecimento. Já pensaste em comparar um gajo que foi para uma faculdade ultra motivado e que tem acesso a conhecimento a serio,meios,grupos de investigacao,estuda sozinho etc com o mesmo auto-didacta que lê livros em casa??? Não me parece que seja a mesma coisa...

Outra coisa que nao pude deixar de reparar é a tal "doutora" que tu citaste que tem um DOUTORAMENTO , portanto ao citá-la a ELA e nao a outro gajo kk tás a admitir que ela SABE mais do um gj kk k le livros em casa.... (é essa a minha visao)...

Por último e para acabar esta discussao do sexo dos anjos queria dizer que o conhecimento teórico é sp verdade e independente da tecnologia actual,não ir a uma faculdade é falhar na parte teorica e concentrar só no práctico, é isso que a maior parte das empresas kerem, gajos num bunker a bater if's ... Por acaso tens alguma nocao do trabalho do grande matemático TURING que nos anos 50 criou uma série de teoremas que definem de uma maneira brutal o que é a computacao e os seus limites?

A grande empresa IBM que gostas de referir nos anos 30/40 perdeu milhares de contos num projecto em que tentaram fazer algo que um matemático 20 anos antes tinha provado matematicamente que era impossivel de fazer, alguns anos depois de comecarem o projecto,com os programadores completamente frustrados alguem soube dakilo e disse "Meus ignorantes, isso é impossivel de fazer! vejam o trabalho do matematico <nSeiQuem>. " Escusado será dizer que a IBM cancelou o projecto e comecou a contratar gajos um pouco melhor formados.... só no ano passado a IBM registou kk coisa como 60 patentes e nao foi de certeza cenas inventadas juntando uns ifs e uns whiles...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não me vou alongar muito... não foi sorte arranjar trabalho, ninguem me chamou, eu fui à procura.. comecei por baixo.. mas comecei e o merito foi só meu... mas amigo... força... a universiade é toda tua... como já disse não me preocupa que gostem da universidade... vivemos no fim da liberdade mas ainda resta alguma coisa...

mas gostava de dizer que não se aprende porque se é forçado...

podes ser obrigado a estudar mas ninguem te consegue obrigar a aprender

eu estudo por paixão.. algo que a cultura actual não sabe o que é,pois vivemos numa sociedade de aparencias... ninguem é o que é, mas sim o que aparenta e que melhor para aparentar o que não se é que um papel?????

ninguem aprende porque é obrigado...............................

a diferenca é k se te fexares em casa durante 5 anos pa aprenderes tudo e mais alguma coisa  e outro gajo passar os mm 5 anos numa faculdade em que é constantemente pressionado para aprender mais e fazer melhor e mais rapido, de certeza k esse gajo vai ser melhor.

isto é tão ridiculo que até doi... então tu achas que a aprendizagem numa universidade é rapida????????????

já alguma vez viste alguem rapido a aprender????  o teu conceito de rapidez é muito duvidoso...

gostava de saber como poderia ter aprendido sobre NeuroPsicologia, Antropologia, Genética, Astro-Fisica, Biologia, Filosofia, Diversas áreas das TI se tivesse ido a uma universidade?????? É IMPOSSIVEL - TEMOS DE EVOLUIR PARA NOVAS FORMAS - O VELHO DO RESTELO tÊM DE SE CALAR DE VEZ

eu faço aprendizagem selecionada e apoiada por pessoas concretas que dominam os temas em questão... sou um preveligiado eu sei, mas fui eu que procurei essa situação... A MAIOR PARTE DOS CURRICULO É LIXO E ESTÁ MUITO DESACTUALIZADO. se estiveres dentro dos ultimos avanços da fisca sabes o que digo... na tua universidade a Fisica apresenta quantas dimensões 10 ou 11? nem deves saber do que falo... As coisas evoluem mais depressa do que a capacidade da universidade em se adaptar... é uma facto... temos de evoluir para novas formas de lidar com a informação...

Outra coisa que gostava de salientar é exactamente o facto de por nunca teres estado numa faculdade tens uma ideia muito errada daquilo.

à varios anos que lido com ppl da universidade, conheço bem as queixas que eles fazem e as dificuldades que encontram quando chegam às empresas bastante VERDINHOS...

já alguma vez participaste num projecto empresarial???? qual a noção de tempos???? igual à da universiade????? deves trabalhar numa empresa de previligiados...

Outra coisa que nao pude deixar de reparar é a tal "doutora" que tu citaste que tem um DOUTORAMENTO , portanto ao citá-la a ELA e nao a outro gajo kk tás a admitir que ela SABE mais do um gj kk k le livros em casa.... (é essa a minha visao)...

ENTRAS-TE POR UM CAMINHO PÉSSIMO... EU NUNCA TINHA DITO QUE UMA PESSOA NÃO SABE PORQUE TÊM UM CURSO... NÃO É NADA DISSO... ESTAVA APENAS A FALAR PORQUE DISSERAM QUE COM CURSO SE ESTÁ MAIS BEM PREPARADO E EU DIGO OUTRA VEZ.. TÁ ERRADO

O FACTO DE IR A UMA UNIVERSIDADE NÃO ALTERA A TUA BASE GENÉTICA DE APRENDIZAGEM... NÃO ALTERA O METABOLISMO DOS TEUS NEURONIOS PERMITINDO MELHOR DESEMPENHO... A ESTRUTA CEREBRAL É HERDADA, TÊM A VER COM A DIVERSIDADE DE POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES GENÉTICAS... NÃO É POR IRES A UMA ESCOLA QUE O TEU CEREBRO FICA MAIS OPTIMIZADO

SE FALARES DA RELAÇÃO MEIO AMBIENTE/ CÓDIGO GENÉTICO / RESULTADO DA INTERACÇÃO ENTRE OS DOIS.. AI CONFIRMO... MAS NÃO É PELO FACTO DE IRES A UMA UNIVERSIDADE QUE OPTIMIZAS ESTA RELAÇÃO... O ESTUDO, SEJA FEITO ONDE FOR, EXERCITA O TEU CEREBRO E APERFEIÇOA O SEU DESEMPENHO DA MESMA FORMA QUE SE FIZERES MUSCULAÇÃO OPTIMIZA OS TEUS MUSCULOS, E AGORA PERGUNTO... SÓ MELHORAS OS TEUS MUSCULOS SE FIZERES MUSCULAÇÃO NUMA UNIVERSIDADE??????????'

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
andes demais gostava dizer que é muito interessante estes debates...

Antes de mais, gostava de dizer que tambem acho muito interessantes este tipo de debates. No entanto, lembrem-se que são debates sobre um certo assuno NÃO-PESSOAL, logo peço que continue a haver respeito mútuo e concentração nos temas que vão sendo abordados.

eu trabalho em IT desde os 19 anos e comecei a fazer alguns projectos ainda antes... tenho trabalhado nas maiores multinacionais e neste momento estou na empresa de maior expansão a nivel de segurança informática... e adivinhem... não... não perdi tempo numa universidade...

na altura que andavam colegas meus a aturar professores que nunca trabalharam num projecto professinal eu estava já integrado em equipes de desenvolvimeto a trabalhar lado a lado com pessoas de muita experiencia... quando esses colegas acabaram o curso eu já era programador sénior e como é obvio continuo muito à frente deles, porque fiz um atalho... os cinco anos do curso, no meu caso foram passados em projectos e podem crer que é uma vantegem profissional pois para a minha idade, 31, já tenho 12 anos de curriculo profissional e muitos projectos conhecidos desenvolvidos e meus caros, nesta area o que conta é o curriculo...

O que interessa nesta area é o curriculo, tempos de experiencia e projectos desenvolvidos, quer a nivel de tecnologias envolvidas quer a nivel das entidades envolvidas... e muito importante são os cursos e certificações das empresas das tecnologias como a CISCO, a IBM e a malfamada M$

Trabalhas na área dos TI desde muito jovem, portanto devo concluír que o mérito é totalmente teu e que és um caso em 10 mil. Como tu, existem muitos milhares de casos, no entanto isso não implica que não deixem de ser invulgares (nem todos têm a mesma "sorte" de se encaminharem correctamente na vida profissional).

Existem muitos milhares de jogadores de futebol no mundo. Estou a referir-me aos profissionais, logicamente. Mas existem muitos milhões de miúdos que aspiram ser profissionais. Muitos desses miúdos, na realidade, são melhores jogadores que uma grande percentagem dos jogadores profissionais da actualidade, mas só uma pequena parcela desses miúdos encontra o caminho certo. Têm a mesma "sorte" que tu tiveste, presumo.

Como disseste e muito bem, o que interessa é o currículo e NUNCA se és um tipo bonito ou feio, bom ou mau rapaz, se tens muita cultura geral ou se tens pouca cultura geral. O que aparece no currículo são algumas frases e o que distingue umas frases de outras são os valores numéricos que lá vão aparecendo. Esses valores numéricos vão ditando quem entra e quem continua a procurar emprego. Sad but true! Funciona assim. Se és bom ou mau rapaz, se tens muita ou pouca cultura geral, isso só irá ter importância nas relações que vais formar depois de conseguires o emprego: com os colegas, com patrões,etc.

Talvez seja eu que estou errado ou talvez até sejas tu, mas acontece que as certificações não são mais importantes que os cursos superiores. Pelo que tenho visto, lido e ouvido e pela experiência que tenho vindo a adquirir neste tempo todo, as certificações ditam a aptidão para os profissionais lidarem com a vertente prática dos problemas. Optimização de soluções, etc, não é com os donos dos certificados, a menos que tenham um curso superior.

Como já disse anteriormente, constituis um caso aparte. Como tu, existem muitos outros milhares (naturalmente mais preguiçosos e que com as mesmas oportunidades não quiseram aprender) que não tiveram a mesma sorte e trabalham em áreas diferentes, possivelmente com menor dimensão, prestígio, ordenado, etc.

impressionar com o curriculo tirem certificações porque ppl com cursos é as carradas... hoje em dia já não é tão notavel tirar um curso porque todos sabemos que qualquer um, mesmo sem vocação, tira um curso.. eu custumo dizer que são cursos de desemprego... pois O DIPLOMA NOS DIAS DE HOJE NÃO GARANTE UM EMPREGO... um bom curriculo GARANTE UM EMPREGO... tou a falar por experiencia própria...

Concordo totalmente com estas afirmações (como podes ler em cima).

os empresários nas TI sabem que nesta área é preferivel um talento que um diploma e não vos fecham as portas só porque não têm um diploma, como também não se abrem portas só porque têm um diploma...

Bem, eu nesta questão não poderei expressar a minha opinião porque o voto na matéria é muito diminuto quando comparado com o vosso (devido á diferença de idades e de experiência na área). Quando era mais novo achava que um curso superior criava automaticamente uma maior estabilidade, já que mesmo que não trabalhassemos na área em que estamos formados poderíamos arranjar um emprego numa área diferente, ultrapassando assim as pessoas sem curso superior que estivessem em espera tambem. Mas isto já é outra questão, o melhor é não nos desviarmos muito, senão daqui a momentos estamos a falar do desemprego no país...

o diploma é um mito que vai ser destruito muito brevemente como apontam os ultimos desenvolvimentos da NeuroPsicologia, mas claro, o conhecimento demora a chegar desde a origem até à sociedade no geral... é apenas isso, um delay de passagem de conhecimento

Talvez nas novas sociedades. Em Portugal eu duvido MESMO muito...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um tipo que está na universidade não sai preparado porque não quer. Na universidade os profs não andam atras dos alunos para eles evoluírem.

Experiência? - porque não trabalhar enquanto estuda? party-time ou full time numa empresa que nos apreciamos ou que se encontra na nossa área, a universidade facilita nisso, e não falta profs a querer ajudar em projectos com empresas.

Evoluir? -  O meu prof disse que em todas as bibliotecas há um compartimento que quase ninguem vai para lá, o local onde estão os papers!!

Por isso só não sai preparado quem quiser!!

O meu curso é aparte e dificilmente alguem sozinho tinha capacidades iguais ou superiores ao ppl que sai licenciado!

Como já disse o colega meu que está no doutoramento e já trabalhou em várias empresas. Um tipo que sai com o meu curso perante os outros, não sabe o nome das peças e o que faz, mas se puxarmos eles para dentro do lab. para criar um motor novo e analiza-lo, eles são incapazes disso!

Também gostava de conhecer alguem que entra-se para uma empresa na minha área sem ter o meu curso ou algo equivalente!

O meu curso é um desenrasco. Os profs mandam trabalhos e tu desenrasca-te, cada um puxa para si exigindo o máximo de ti!!

Com o grande n.º de contactos que tens, decerto já falaste com alguem que completou o curso de Eng.Aeroespacial do IST, e se ele se queixou de algo, foi da falta de um estágio ou algumas disciplinas desnecessárias, duvido que esteja a trabalhar numa empresa da área a dizer que aquilo foi uma cagada e/ou que não serviu para nada.

Já que fala-se do ppl estar actualizado, gostava de saber se existe alguem a trabalhar no desenvolvimento de novos controlos de sistemas reais sem um doutoramento em controlo. Gostava de saber como é que se apreende o que vem nos papers, sem ter bases fortes em matemática e/ou entender a simbologia.

E quem tira Física e Matemática sem ser com um curso? Gostava de saber.

E também para que saibas, todo o prof. que está no IST, está tambem em investigação de algo e muitas vezes o que eles ensinam não veem em livros!!

Por exemplo: Conheces algum livro que fale como construir um WIG? Eu não e tive de construir um protótipo. E o prof. pensa em contruir um real e acredita ter empresas no Canada como possíveis cliente. Existe alguma empresa de construção de WIG's?

Como se aprende a fazer isso sem um curso? Será trabalhando na Airbus?

Outra cadeira em que não se aprende sozinho é SCT onde se apreende como funciona P.A.R.I.S., o único material de estudo são papers recentes, o mais recente é de 2005 (acabo de sair do forno)!!

PS: Física é comigo!!!  :cheesygrin:

"O Universo Elegante"

Se já não é muito fácil entender a teoria de Einstein que descreve, com 4 dimensões, o espaço-tempo que forma o nosso Universo, imagine ser apresentado a novas teorias físicas que descrevem o espaço-tempo usando 10 ou 11 dimensões!! Se esta novas idéias fossem somente 2,5 vezes mais complicadas do que a teoria com 4 dimensões já teríamos um grande desafio. No entanto, o nível de abstração necessário para entender estas novas idéias torna esta tarefa muito mais difícil. Bem, melhor então nem tentar, não acha? Ou será que existe alguma chance de conhecermos um pouquinho sobre estas novas teorias que tentam descrever o interior da matéria, as estruturas mais fundamentais que formam o nosso Universo, sem ter que obter antes um grau de doutor em Física? Isto é possível ou os segredos do Universo só podem ser conhecidos por alguns poucos especialistas? É possível sim, e isto ocorre graças a pesquisadores que dedicam parte do seu tempo para escrever livros em que tentam eliminar a pesada matemática envolvida no assunto e apresentar, de forma concisa e simples, as principais idéias que estão sendo elaboradas nas fronteiras das pesquisas científicas.

Por isso, mesmo que aprendas todo sozinho, uma mesma pessoa com as mesmas capaciadades que tu num curso será superior a ti, porque está em contacto com o mundo real de investigação da Física. Não estou a ver alguem com o 12.º ano a entrar num lab. com físicos.

Legenda:

P.A.R.I.S. - Passive Reflectometry and Interferometry System

WIG - Wing In Groun Effect

(o livro que está na página não passa de uma colectânia de WIG's)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao de facto nao sei o k tas a falar kuando falas da teoria das 11 dimensoes... e de facto a fisica na minha faculdade deve tar uns 200 anos atrasada, se calhar é por isso que um professor que tive trabalha no CERN. Mas eu gostava de salientar que isso como conhecimento é muito relativo, a maior parte das coisas "novas" na fisica sao teorias e nem tu nem eu vamos estar vivos quando (se algum dia) vierem a ser mesmo provadas portanto nem entremos por ai.

gostava de saber como poderia ter aprendido sobre NeuroPsicologia, Antropologia, Genética, Astro-Fisica, Biologia, Filosofia, Diversas áreas das TI se tivesse ido a uma universidade?Huh???

Eu tambem me considero minimamente culto em genética e astro-física e etc (mas nao é por isso que digo que sei.... ) e estou na universidade, nao vejo o grande stress...

Obviamente concordo contigo quando dizes que as novidades levam tempo a chegar às faculdades mas tambem sei perfeitamente que levam tanto ou mais tempo a chegar às empresas para que passem à practica com os novos conhecimentos portanto mais uma vez esse argumento não é válido.

eu faço aprendizagem selecionada e apoiada por pessoas concretas que dominam os temas em questão...

E quem está na faculdade não pode fazer? É que assim ficava com o conhecimento da faculdade mais o conhecimento extra-académico.

à varios anos que lido com ppl da universidade, conheço bem as queixas que eles fazem e as dificuldades que encontram quando chegam às empresas bastante VERDINHOS...

Não podes extrapolar de uma universidade para outra e muito menos de pessoa para pessoa.

já alguma vez participaste num projecto empresarial?qual a noção de tempos?Huh? igual à da universiade?
Não de facto não participei, e como disse não tenciono participar enkuanto não tiver o curso completo. E sei bem que as coisas tem de ser feitas mais rapidamente e têm uma dimensão muito maior do que na faculdade mas de certeza que o meu amigo quando comecou o seu processo de auto-aprendizagem não comecou com um projecto megalómano.

O que eu quero aqui salientar para tentar acabar esta discussão em que cada lado está sempre a bater na mesma tecla, é que escolher voluntariamente o conhecimento que se obtém é perigoso porque corremos o risco de não nos sentirmos interessados em algo que no futuro nos pode vir a ser útil (especialmente se o trabalho for altamente desafiante AKA investigação) , repara que os senhores do instituto FRAUNHOFER se não soubessem matemática (digamos que eram auto-didactas e excelentes programadores mas que nunca se sentiram especialmente atraídos nessa área) bem que se podiam massacrar a tentar desenvolver um BOM algoritmo de compressão de audio. O conhecimento que eles usaram para fazer isso existe há uns bons anos, simplesmente, por saberem que akilo existe conseguiram adaptar e criar uma nova aplicação para esse conhecimento. É neste ponto que há uma grande diferença, a faculdade prepara as pessoas para o futuro, não apenas para o hoje, eu não estou interessado em linguagens como python e coisas desse estilo (desculpem-me quem gosta destas áreas) não quero passar a minha vida a trabalhar exclusivamente com tecnologias actuais, mas sim ajudar a desenvolver NOVAS tecnologias, é que se por acaso estivesse mesmo interessado nisso até podia desenvolver uma linguagem dessas, já criei compiladores mas o mais importante é que tenho os conhecimentos necessários do ponto de vista teórico para saber bem o que é uma linguagem de programação e as bases para algo como processamento de língua natural (que como sabes é uma área da IA em que se investiga muito) e, admito a faculdade não prepara bem as pessoas para o HOJE, mas eu prefiro ter a teoria correcta e estar preparado para o futuro (e relativamente bem preparado para o hoje) do que aprender exclusivamente coisas que são como modas, tipo java(que por acaso até sei), duvido que de hoje a 15 anos se fale em JAVA....

Eu gostava mesmo de acabar esta discussão (apesar de aceitar e ler eventuais respostas), no final e, como felizmente estamos numa democracia cada um é livre e sabe de si mas insinuar que a faculdade é para pessoas burras que não conseguem aprender sozinhas é algo que não posso concordar e daí tudo isto,mas nao é por isso que me chateio... "amigos" como dantes (espero).

PS: desculpem o off-topic e o tom. Fikem bem []

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora