• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

teckV

[Joomla] Apresentação e conceitos (1.x)

2 mensagens neste tópico

Introdução

O Joomla é um CMS (Content Management System)um Sistema de Gestão de Conteúdosisto éuma base tecnológica para o desenvolvimento de Portais ou Sites personalizados. Fornece uma framework de componentes de programação desenvolvidos em PHPque permite a criação muito rápida de Portais ou qualquer outro tipo de sites sem que se tenha de ter conhecimentos de programação ou mesmo de administração de sistemas. Existem diversos Host-Providersentidades que fornecem alojamento de sites e que gerem o sistema em que o site operaespecializados em Joomla em que instalam o Joomla por vocês e apenas têm de administrar o Portal a partir do site de administração do Joomla que é muito simples de usar. Outros Host-Providers não instalam o Joomlamas fornecem já toda a estrutura necessária como o MySQL (Base de dados usada pelo Joomla) e o Web Server com PHPque pode ser ou o Apache ou o Internet Information Server da M$bastando a vocês fazer o Upload do Joomla e sua configuração (Estes procedimentos vão ser explicados passo-a-passo). A sua arquitectura modulartipo blocos que partilham a mesma base tecnológica e comunicam entre si segundo determinadas regras e conceitosdisponibilizando uma API para que se possa de uma forma clara e simples desenvolver componentes específicos às vossas necessidades e integrá-los na estrutura do Joomla. Podemos dizer que o Joomla é um portal “out of the box” (pronto a usar) e também uma base de objectos de programação que executam as diversas tarefas inerentes a uma portal /site complexo para que possam desenvolver apenas os componente que são específicos ao vosso interesse pessoal sem terem de recriar a estrutura baseusando os componente já desenvolvidos para muitas tarefascomo gerir utilizadores e autenticaçõesum sistema fabuloso de gestão de Layouts (GUI/Înterfaces/Desenho gráfico do site) através do conceito de templates. Muito facilmente integram as vossas aplicações na estrutura base do Joomla e podem tirar proveito de muitas funcionalidades interessantes e poderosas. Um utilizador com conhecimentos de desenho gráfico pode criar um visual/design para o seu site sem perceber dos aspectos mais complexos de programação.

Existe toda uma comunidade (qualquer programador com conhecimentos para tal também pode criar componentes para o Joomla e disponibilizá-los para a comunidade) a desenvolver componentesblocos de aplicações que se integram no Joomla e que se integram também nos componentes que vocês criarem. Juntando o Joomlaos componentes de terceiros e os vossos próprios componentes (esta parte não é necessária para terem um portal completo) podem-se criar complexos portais e aplicações web. Só como exemplo posso dizer que já testei componentes para cria lojas virtuais com pagamentos PayPalLeilões e integração com o E-Baycomponentes para gestão de EquipesClansforumswiki´sgalerias de imagens com diversas funcionalidadesgestão de servidores/serviçosbackups do portalrelatóriosestatísticas avançadas e gestão de comunidades on-lineRSS feeds (blocos que integram noticias de outros sites que as disponibilizam por feeds RSS)Instant MessagingPools de Votaçãoum explorador remoto (tipo o Windows explorar só que sobre http e permite gerirem pastas em servidores remotos com http (muitos bom para guardar ficheiros on-line que podem descarregar em qualquer sitio com acesso à Internet) entre muitos outros.

Tudo em Open-Source e gratuito.

O Joomla é uma estrutura base que gere conteudos que podem ser tudo o que for possivel publicar num portal e podem estar ou não publicados:

O Joomla está organizado em SecçõesCategorias e Itens de Conteúdo

As Secções são contentores de Categorias

As Categorias são contentores de Itens de Conteúdo

Os Itens de Conteúdo são os artigos e conteúdos que publicam no Portal

O joomla pode ser extendido com componentes que se integram na estrutura e partilham recursos:

Componente - Core das funcionalidades

Módulos  - Blocos aplicacionais que fornecem o GUI - User Interface para os componentes e são considerados Conteudos que podem ser Publicados.

Para mais informações consultem os locais oficiais do Joomla e respectiva comunidade. Este projecto é acompanhado por uma comunidade activa que podem encontrar no fórum próprio do Joomla.

Site oficial:

http://www.joomla.org

Fórum oficial

http://forum.joomla.org

Ajuda mais detalhada e específica do Joomla. Site oficial

http://help.joomla.org

Tutoriais de Instalação Oficiais

http://help.joomla.org/content/category/15/99/132/

Host-Providers com Joomla já instalado:

http://www.joomla-hosting.com/

http://www.siteground.com/joomla-hosting.htm

http://www.abel-art.com/

http://www.buyhttp.com/

Knowlodge Revolution - klog

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora