• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

projecto-espermatozóide - Palpite no totobola

22 mensagens neste tópico

Pessoal...

Se chegaram aqui por causa da palavra espermatozóide, esta só ali está para indicar o estado em que se encontra o projecto... e este encontra-se como um espermatozóide... tipo... ainda não tá feito nem concebido, está a ser pensado.. é uma ideia... está pronto para começar a ser concebido. Por isso nao pensem que isto é um proecto que envolve fantasias sexuais de um programador ou coisas do estilo. Isto será um projecto normal, se alguma vez chegar ao destino :)

Ora bem.... a ideia nasceu neste tópico, após uma animada conversa sobre probabilidades em k o Brinkaero mostrou como se pode demonstrar a veracidade de um problema probabilistico através de uma estatística simples feita com auxilio de um programa de computador.

Pois a ideia é esta:

Fazer um programa que dê um palpite no totobola aproveitando para isso o conhecimento de um determinado numero de entendidos no futebol.

Não se trata de uma daquelas burlas que tentam adivinhar acontecimentos completamente aleatórios como o totoloto, baseando-se para isso na lei dos grande numeros, aplicada a pequenos numeros e partindo do principio que esta está a interferir com a probabilidade de acontecimentos futuros, o que é totalmente falso.

Isto trata-se de um projecto sério, com ambições bem definidas E REAIS, baseado em fundamentos matemáticos simples E CORRECTOS ( no fim de contas "correcto" e "matematico" querem dizer a mesma coisa  ) .

A ideia é simples:

Um grupo de entendidos em futebol da o seu palpide de forma individual. As chaves são guardadas e o programa de computador escolhe aleatóriamente o simbolo para cada jogo com base nos palpites feitos. Por exemplo:

Benfica x Penafiel

Imaginemos que 100 entendidos dao o palpide do resultado... no fim, é provável que apenas uns 5-10 dê a vitória ao penafiel, outros tantos um empate e entre 80 a 90% apostarao no benfica. Basicamente o programa tem que escolher um simbolo a sorte mas tem que o fazer usando um algoritmo que apenas escolha uma vitoria do penafiel em média 1 vez em cada dez tentativas.

A uma vez ( em dez ) em que o penafiel será a equipa na qual se aposta corresponderá à uma vez que o penafiel ganharia em 10 jogos disputados contra o benfica.

Moral da historia, o nosso algoritmo, se as cabecinhas realmente perceberem de futebol, tem a mesma combinação de casos favoraveis/casos possiveis que o jogo de futebol a disputar. jogo esse que é sempre de alguma forma aleatório.

Faz-se o mesmo para todos os jogos e voila! uma chave feita por muitas cabecinhas.

Gostava de por isto em pratica. Podiamos até fazer varios programas e equiparar os resultados, se bem que o algoritmo já está definido...

Acho que um dia destes faco isto no matlab pois é mais facil. Mas tb se pode fazer em basicamente tudo qto é linguagem.

Uma ideia é fazer um site em php que utilize uma bd para armazenar palpites/resultados e em que os "experts" possam inserir os dados via web. Assim conseguiriamos uma amostra grande e consistente.

Pessoal a programar temos aqui no fórum... pessoal que goste de futebol temos em excesso em portugal :)

Que acham?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga isso é, no mínimo, algo inovador e estranho. E por isso gostei da ideia. :) Acho que implementar isso irá exigir muitas horas de trabalho e conhecimentos de matemática, mas não é nada de impossível.

Estás a pensar fazer em que linguagem»?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora bem.....

O melhor era em php e por isso online.

Mas isto é uma coisa facil de implementar em qq linguagem, nãoo envole conceitos nenhums muito complicados nem de programação nem de matemática.

Acho k brevemente devo implementar isso no matlab por uma questao de simplicidade. Mais tarde talvez em php.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que tal uma versão mais sofisticada?

Imagina que cada "entendido" tem uma pontuação que tenta classificar a "eficácia" dos seus palpites e que esse valor influencia a formula de calculo da aposta global de todos os utilizadores. Por cada palpite que esse "entendido" faça e que se verifique correcto na semana seguinte ganha uma determinada pontuação e sempre que faça uma aposta que se venha a revelar errada perde pontos (ou pelo menos não ganha). Isto tornaria possivel dar mais peso ás apostas dos "entendidos" que tendencialmente acertam mais.

Que me dizem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Imagina que cada "entendido" tem uma pontuação que tenta classificar a "eficácia" dos seus palpites e que esse valor influencia a formula de calculo da aposta global de todos os utilizadores. Por cada palpite que esse "entendido" faça e que se verifique correcto na semana seguinte ganha uma determinada pontuação e sempre que faça uma aposta que se venha a revelar errada perde pontos (ou pelo menos não ganha). Isto tornaria possivel dar mais peso ás apostas dos "entendidos" que tendencialmente acertam mais.

Que me dizem?

Acho que é melhor, torna-se mais competitivo :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que me dizem?

Isso! boa ideia! Acho que esse é o passo seguinte após a implementação do palpite.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem é uma boa ideia  :D

Vejam esta página: http://www.golo.pt/

É uma competição em que se ganha prémios.

Cada jogo tem X de pontos, se acertares quem ganha ou se empata tens 50% dos pontos, se acertares na diferença de golos + quem ganha ou se empata + n.º de golos marcados em cada lado tens 100% dos pontos

Antes de cada jogo é encerrado as apostas.

Tens Estatísticas após jogo (a percentagem de quem teve 100%, 50% e 0% dos pontos) como tambem tens estatisticas pré-jogo que dá a percentagem do ppl que vota na vitória, empate ou derrota da equipa da casa.

Também há competição entre grupos que se cria (não competição entre grupos), obviamente quem ganha o grupo não ganha nada (só ganha prémios quem ganhar na geral em cada uma das competições).

Se precisares de alguma ajuda na parte do algoritmo para gerar n.ºs não equiprováveis diz. A minha 1.ª ideia era criar um gerador de probabilidades uniforme de 0 a 100 (ou 1000 dependendo da precisão) e nos 10 primeiros n.º dão a vitória ao penafiel (10%), o restante ao benfica(90%) por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se precisares de alguma ajuda na parte do algoritmo para gerar n.ºs não equiprováveis diz. A minha 1.ª ideia era criar um gerador de probabilidades uniforme de 0 a 100 (ou 1000 dependendo da precisão) e nos 10 primeiros n.º dão a vitória ao penafiel (10%), o restante ao benfica(90%) por exemplo.

Parece-me uma boa solução. Enche-se um array com 100 simbolos 1,X e 2, depois escolhe-se o indice do elemento do array aleatóriamente. Acho que 100 é o suficiente tendo em conta que se trata de um palpite. Ou entao cria-se um array dinamico e vao-se pondo par alá os simbolos conforme sao ineridos.

Pa... afixei este tópico já, para ter mais ideias par depois, mas ainda nao me posso dedicar a isto. eestive a pensar e acho que isto vai mesmo em php.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me uma boa solução. Enche-se um array com 100 simbolos 1,X e 2, depois escolhe-se o indice do elemento do array aleatóriamente. Acho que 100 é o suficiente tendo em conta que se trata de um palpite. Ou entao cria-se um array dinamico e vao-se pondo par alá os simbolos conforme sao ineridos.

Pa... afixei este tópico já, para ter mais ideias par depois, mas ainda nao me posso dedicar a isto. eestive a pensar e acho que isto vai mesmo em php.

Isso do array é mau.

estava a pensar mais num if ou outro. Do tipo:

n_aleat=rand()%100
if(n_aleat<10)
ganha o penafiel
else
ganha o benfica

O empate era mais um if.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mmm.. é mau pq?

uso desnecessário de memória n é?

Sim e simplicidade do código.

Imagina que queres maior precisão (0.01%).

penafiel tem a probabilidade de ganhar de 10.01% o benfica:

n_aleat=rand()%10000
if(n_aleat<1001)
ganha o penafiel
else
ganha o benfica

nada de mais! Agora um vector com 10000 char e ciclos for para carregar o vector, não é práctico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só agora reparei que isto não está no sítio correcto... :cheesygrin:

tens boa solucao entao :P... epa... eu nao sabia bem onde colocar isto... há bue seccoes um gajo fica todo baralhado, lol.

muda entao isto para o sitio certo.

já agora... que achas do projecto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como vai isto?

Há desenvolvimentos ?

o espermatozoide fecundou o ovulo, ou foi pela sanita abaixo? :(:):P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como vai isto?

Há desenvolvimentos ?

o espermatozoide fecundou o ovulo, ou foi pela sanita abaixo? :):P:D

Lol... nem uma coisa nem outra... ainda está na tomateira pronto inseminar eheheheh...

epa.. eu avisei logo que isto nao ia arrancar duma vez... por isso é que chamei projecto espermatozóide... pa... talvez nao devia ter afixado isto.. n sei.. mas decidi partilhar esta ideia convosco :(

lá parao final do verão talvez tenha tempo.. até lá nao estou a ver muitas abertas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os teus projectos são como os meus então, não são para ser feitos, são para ir fazendo... lol  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está-se a aproximar o final do verão, já há novidades ou caiu no esqueçimento ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nops... nao caiu no esquecimento... mas nao o vou por a frente de outros projectos que tenho que me podem trazer algum payback.

De momento o tugamp3 e o shareminer estão a dar-me muuuuito trabalho... só depois do shareminer chegar aos mil ips diários é que começo a por as coisas a andar noutra frente.

o projecto do totobola é uma ideia bem válida que avancei e que espero implementar a medio prazo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda não conseguis-te fecundar ?

Tens que fazer um tratamento de fertilidade !  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

outros projectos que tenho sobreposicionaram-se a esse... ultrapassaram os objectivos que tinha em mente pelo que decidi ir em frente e dedicar-me a eles de forma mais séria.

O palpite do totobola fica em banho maria.

de qq modo está aqui uma boa ideia para um projecto para quem tiver falta de ideias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

como iria ser esse projeto , iria acompanha algum campeonato de futebol , ou você iria gerar os jogos e resultado aleatoriamente???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora