• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gon_17

[VB6] Quem quer ser milionario : projecto k da dores de cabeça lol....

18 mensagens neste tópico

tou a fazer um programa em VB pa entregar esta 5ª mas ha cenas k eu fico a toa.... :cheesygrin:

tou a fazer o quem quer ser milionario com algumas diferenças.....logo no inicio tenho uma duvida k é: no 1º form pus um menu pra kem jogar por os seus dados e dps pus um commandbutton pra iniciar o jogo mas apenas qd introduz os dados e k se pode começar a jogar....pois bem, eu pus axim o codigo: na general declarations :

Dim nome As Variant
Dim idade As Variant
Dim profissao As Variant
'dps no menu dados:
Private Sub Dados_Click()
nome = InputBox("Introduza o seu nome", "Nome")
idade = InputBox("Introduza a sua idade", "Idade")
profissao = InputBox("Introduza a sua profissão", "Profissão")
End Sub
'e dps no botao iniciar jogo:
Private Sub Command2_Click()
Dim erro As Variant
If nome = "" Then
erro = MsgBox("Tem de introduzir os seus dados (Nome)", vbInformation, "ERRO!")
Else
Form2.Visible = True
End If
If idade = "" Then
erro = MsgBox("Tem de introduzir os seus dados (Idade)", vbInformation, "ERRO!")
Else
Form2.Visible = True
End If
If profissao = "" Then
erro = MsgBox("Tem de introduzir os seus dados (Profissão)", vbInformation, "ERRO!")
Else
Form2.Visible = True
End If
Form1.Visible = False
End Sub

dps disto qd eu carrego em iniciar jogo sem introduzir os dados, isto mostra os 3 ERROS k eu pus mas dps sai do programa  :) :wallbash:

por favor respondam rapido k eu preciso de acabar isto o mais urgente possivel... :wallbash:

***editado por vbmaster*****

usa a tag code :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não fazes antes três textboxs com os dados e o check desses valores no botão iniciar.

Além disso seria mais adequado guardar essas variáveis em string.

Bem, mas eu faria assim:

'form com três textbox's onde se vão inserir os dados pessoais;

'codigo do botão iniciar
If txtNome.Text = "" Or txtProfissão.Text = "" or txtIdade.Text = "" Then
msgBox "eu disse para inserires os teus dados pessoais oh cadaver!", "Vai dar banho ao cão!"
Else
'etc etc etc
End If

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpa la nao ter usado o tag code....e a primeira vez keu tou a postar....

ja agora kal e k e o codigo k na textbox da idade nao permite por letras, mas so numeros??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Private Sub txtIdade_KeyPress(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.KeyPressEventArgs) Handles txtIdade.KeyPress
        If Char.IsNumber(e.KeyChar) = False
            e.Handled = True
        End If
    End Sub

code by TiagoSalgado. Neste momento se tivesses feito um search tinhas encontrado a resposta :)

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1519

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

usei este codigo no botao iniciar e nao mostra o form2 qd eu introduzo os dados todos e carrego em iniciar  :cheesygrin: mas de resto ta td a dar

Dim erro As Variant

If txtNome = "" Or txtIdade = "" Or txtProfissao = "" Then

erro = MsgBox("Faça o favor de introduzir todos os seus dadoss", vbOKOnly, "ERRO!")

Else

Form1.Visible = False And Form2.Visible = True

End If

End Sub

PS: desculpa n usar o tag code mas n sei onde é.... :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa code=vb em tag.

'isto em vb6
If txtNome.Text = "" Or txtIdade.Text = "" Or txtProfissao.Text = "" Then
MsgBox("Faça o favor de introduzir todos os seus dadoss", vbOKOnly, "ERRO!")
Else
Unload(me)
Form2.Show
End If
End Sub

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agr ja ta a funcionar  :biggrin:

agr kria saber se da pra por uma musica de fundo a dar continuamente??  :hmm: e tb se da pra por uma imagem gif???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para qualquer imagem usa o controlo picturebox. Acabaste por ainda não dizer em que versão estás a fazer, mas como o código anterior resultou suponho que seja a 6.

Para reproduzir músicas usa o controlo windows media player.

A sua utilização é simples, basta o implementares no projecto e fazer em código.

wmp1.Filename "C:\musica.mp3"
wmp1.Play ()

És capaz de ter de activar a propriedade que no final da música a repete outra vez e assim sucessivamente. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

peço desculpa em tar a chatear uma vez mais mas tou com uma grande duvida... :D

eu kria por como no programa de tv a ajuda do publico, a ajuda do telefone e a ajuda dos 50:50, mas eu tava a pensar k a maneira k eu podia por era k em cada pergunta (vou por 15) eu dixexe kais eram as perguntas k iam desaparecer(no caso dos 50:50) ou k o publico ou o telefone escolhexe, mas nao faco a menor ideia como o vou fazer sem utilizar o IF e mesmo axim tou confuso......podem-me ajudar? ou tao dar uma ideia da maneira como fazer melhor....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se sabes usar com o IF usa com o IF ... nao sei pk keres fazer sem usar IF ... :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

peço desculpa em tar a chatear uma vez mais mas tou com uma grande duvida... :D

eu kria por como no programa de tv a ajuda do publico, a ajuda do telefone e a ajuda dos 50:50, mas eu tava a pensar k a maneira k eu podia por era k em cada pergunta (vou por 15) eu dixexe kais eram as perguntas k iam desaparecer(no caso dos 50:50) ou k o publico ou o telefone escolhexe, mas nao faco a menor ideia como o vou fazer sem utilizar o IF e mesmo axim tou confuso......podem-me ajudar? ou tao dar uma ideia da maneira como fazer melhor....

Nos 50:50 faz um ciclo em que tiras ao acaso 2 respostas erradas.

No telefone poes uma funcão a dar uma resposta aleatoria a partir da probabilidade de escolha de cada opção. Tipo:

telefone(p_escolha1 as integer, p_escolha2 as integer, p_escolha3 as integer) as integer

{...}

devolve a resposta do telefone.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem vim aqui porque realmente tenho uma big duvida:

Alguem me pode explicar, como ponho uma musica a tocar, mal se abra o programa, e ela fique a tocar, continuamente, podendo depois ter um commandbutton ou assim so para fazer a musica parar?! É uma big duvida que sempre tive, se alguem me pode informar, passo a passo como faço e o código necessário, agradecia...vlw :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem aki esta o ponto de situacao do meu project:

tem 5 forms em k o 1º faz introducao ao jogo, o 2º pede pa por os dados e pa escolher entre perguntas de cultura geral, perguntas de desporto e perguntas sobre cinema, o 3º 4º e 5º forms correspondem as perguntas de desporto, perguntas de cinema e perguntas de cultura geral respectivamente. ja fiz a maneira para passar de pergunta a pergunta, mas a coisa k me falta e k nas 3 ajudas em k cada pergunta tem, eu kero k se, por exemplo, na pergunta 3 usar a ajuda do telefone, na pergunta 4 ja nao tem a possibilidade de usar a ajuda do telefone, coisa k eu nao sei fazer e venho aki pedir a alguem k me poxa explicar o mais rapido possivel.... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(COMENTARIO INUTIL)

´

Como tou a dar agora procedimentos eu fazia com procedimentos esse programa

tipo se  ele pediçe a ajuda dos 50:50 xamava o procedimento se ele quizesse a ajuda do telefone

igual mente !! agora o codigo isso agora n sei tinha de testar isso

hihi desculpem la qualquer coisa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem aki esta o ponto de situacao do meu project:

tem 5 forms em k o 1º faz introducao ao jogo, o 2º pede pa por os dados e pa escolher entre perguntas de cultura geral, perguntas de desporto e perguntas sobre cinema, o 3º 4º e 5º forms correspondem as perguntas de desporto, perguntas de cinema e perguntas de cultura geral respectivamente. ja fiz a maneira para passar de pergunta a pergunta, mas a coisa k me falta e k nas 3 ajudas em k cada pergunta tem, eu kero k se, por exemplo, na pergunta 3 usar a ajuda do telefone, na pergunta 4 ja nao tem a possibilidade de usar a ajuda do telefone, coisa k eu nao sei fazer e venho aki pedir a alguem k me poxa explicar o mais rapido possivel.... :D

Crias uma flag aceesível a todas as funções inicializada a true e quando usas o telefone fica false, de modo que na segunda vez não seja possível usar o fone.

dim flag_phone as boolean = true

' depois na funcao
if flag_phone
'ajuda do telefone
  flag_phone = false
' ....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso nas forms seguintas á 1ª em que usar o Phone nao é ? :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como se joga o quem qu[flash=200,200] er ser milionario 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora