• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

greed

Alternativas ao Powerpoint

47 mensagens neste tópico

Boas,

Estive a googlar mas não encontrei alternativas viáveis ao Powerpoint...alguém conhece? Queria algo melhor de preferência...  :cheesygrin:

Isto porque tenho visto apresentações em keynote e de facto a diferença é brutal...

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fpinto essa é a resposta que encontro normalmente, queria algo que fosse realmente melhor! E compativel com windows.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fpinto essa é a resposta que encontro normalmente, queria algo que fosse realmente melhor! E compativel com windows.

open office e compatível com Windows mas melhor que office... repara que o office e algo realmente caro e encontrar algo melhor grátis e complicado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo do que queres fazer até podes usar HTML.

Por exemplo, o zim exporta os teus dados para HTML com um sistema de navegação estilo apresentação:

http://pardus-larus.student.utwente.nl/~pardus/projects/zim/

LateX é sem dúvida uma opção bastante completa.

Claro que se o objectivo são efeitos todos XPTO, vulgarmente apelidados de "amaricados" isso é com a microsoft.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O software de apresentações do OpenOffice.org (Impress), está ao nível do powerpoint, tem aspectos em que é melhor, outros pior, mas genericamente está ao mesmo nível.

Melhor só com outro tipo de ferramentas... Como com LaTeX, ou com HTML.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que se o objectivo são efeitos todos XPTO, vulgarmente apelidados de "amaricados" isso é com a microsoft.

Nope.

Apple -> Key Note.

Nada parecido com Key Note?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nota que o último PowerPoint arrumou com os seus pares a nível de usabilidade e efeitos visuais. E isto vem de mim, que uso openoffice e ontem rendi-me ao ppt para fazer uma apresentação. Mas é a minha opinião.

Se queres alternativas, o openoffice é muito bom, tens que ver que tens menos templates pré-definidos, etc, mas, overall, fica muito porreiro. É uma questão de hábito :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sorry o super desenterranço...

Recentemente, saíu uma aplicação online para fazer apresentações, que também promete bastante, o Prezi.

Apesar de ser pago, é gratuito para estudantes universitários, o site da aplicação é http://prezi.com/ e podem ver alguns exemplos neste site http://prezi.com/explore/ .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais o nome é OpenOffice.org. Não é Open Office, nem OpenOffice, nem outra coisa qualquer.

Reitero:

OpenOffice.org Impress, LaTeX, (X)HTML + CSS + JavaScript. Qualquer uma destas soluções é multi-plataforma e têm bastante qualidade.

repara que o office e algo realmente caro e encontrar algo melhor grátis e complicado...

Uma coisa não implica a outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O tópico já é velho como tudo, mas deixo aqui ficar KeyJnote, que é um script de python que faz uma apresentação usando pdfs.

Não cria é por si só os pdfs, mas para isso pode-se usar o latex com o beamer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente no sw de apresentações não há muita escolha nem sequer muita qualidade.

O melhor que tens é o KeyNote para Mac.

De seguida andam a par o OpenOffice e o PowerPoint.

Não quero ferir susceptibilidades, mas a solução de LaTeX deixa um pouco a desejar, ao contrário de outros documentos, port vezes o resultado final não é tão bom quanto deveria ser.

Se procurares vais encontrar outras soluções, mas na verdade a qualidade das mesmas é tão má como a do PowerPoint.

Pessoal e profissionalmente uso o OpenOffice, excepto se me deparo com um cliente que expressamente usa soluções MS.

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos foi reduzir o impacto do sw nas apresentações. Isto quer dizer: KISS!

Foca-te no conteúdo, opta por um template simples, claro e limpo e não uses sons, transições e afins.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De seguida andam a par o OpenOffice e o PowerPoint.

...

Se procurares vais encontrar outras soluções, mas na verdade a qualidade das mesmas é tão má como a do PowerPoint.

Não me digas que estás a comparar ou mesmo a dizer que o OpenOffice é igual ou superior ao Powerpoint (esquecendo as questões monetárias) ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em qualidade e funcionalidade sim, não divergem muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em qualidade e funcionalidade sim, não divergem muito.

Não divergem muito porque o objectivo é o mesmo: efectuar apresentações ... mas estamos a falar de outro campeonato.

O Powerpoint é uma aplicação muito mais poderosa em todos os sentidos: produtividade, grafismo, animações, templates, etc, etc. O Impress dá para fazer umas apresentações jeitosas (no geral), mas o Powerpoint está muito além disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm...

Só se evoluiu muito, mas mesmo muito desde a última vez que o usei...

Podes exemplificar-me como é que o PowerPoint bate o Impress em Produtividade?

Em particular, sob que parâmetros e medições?

O grafismo não é uma opção de quem faz as apresentações? Basicamente do template que escolhe ou que constrói, e das opções gráficas que opta para a sua apresentação?

Que animações (que tipicamente são apenas ruído e distracções) tem o PowerPoint que o Impress não tenha e que são tão boas que melhoram as apresentações ao ponto das pessoas as querem usar quase sempre?

Os templates e os etc., etc., etc. são melhores em quê? É que um bom template é-o em qualquer ferramenta. O PowerPoint, e o Impress, não têm nenhum (nem um único) template que seja "UAU, este template está mesmo porreiro"! Costumava usar um que era simples, claro e limpo, até que criei o meu próprio template (por razões profissionais).

Além disso há templates aos pontapés (para todos os gostos e com diferentes qualidades) para ambos, pelo que não estou a ver onde é que os templates e os etc., etc., etc. são melhores num sw do que no outro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm...

Só se evoluiu muito, mas mesmo muito desde a última vez que o usei...

Antes de mais comentários, qual foi a última versão que usaste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2005 ou XP ou lá como se chamava aquilo...

Aquela a seguir à 2003.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2005 ou XP ou lá como se chamava aquilo...

Aquela a seguir à 2003.

Ah, então está explicado. ;)

O Powerpoint 2007 teve um crescimento muito significativo e mais ainda na última versão - Office 2010.

Por exemplo, nesta duas versões é possível criar inumeros efeitos/transformações/edições nas imagens simplemente passando com o rato sobre a nova ribbon (toolbox), visualizando na hora os resultados. É possível ainda efectuar inumeras animações, compor animações, etc.

Alguns exemplos do que é possível(existem muito mais):

http://www.youtube.com/watch?v=TR3gcCrTSzw

Mas este é muito porreiro e feito em Powerpoint, mostrando que se podem transformar apresentações em videos (quase) profissionais:

"This is a video of a sample template that is included with PowerPoint 2010. The purpose is to share some tips on what makes a good presentation. The full version is availible in the PowerPoint 2010 free public beta, which you can download from http://www.micros... This video was created using PowerPoint 2010's brand new video export feature. "

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem dúvida que tem bonecada mais bonita (também pior do que estava era impossível, aquilo tinha quase a bonecada do Office 95).

O primeiro vídeo ilustra bem o que referi anteriormente: efeitos gráficos cuja utilidade para as apresentações sérias roça a nulidade (já para não falar no grafismo do template que é feio como o caraças).

Quanto ao resto, não estou minimamente impressionado. Pelo que vi continua tudo na mesma, com a evolução natural das coisas.

Tirando a bonecada que agora faz uns efeitos mais bonitinhos, mas igualmente inúteis, não vi em lado nenhum diferença, muito menos na anteriormente apregoada produtividade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

... muito menos na anteriormente apregoada produtividade.

Imagina tens varias fotos para colocar numa apresentação. No Impress, e com a limitada/dificil capacidade para manipular imagens, o mais certo é utilizares um programa de desenho. Depois passas todas as imagens trabalhadas para a apresentação. No Powerpoint 2010 arrastas todas para a apresentação e tens inumeras opções de manipulação/modificação, apenas passando com o rato por cima das opções.

Isto não é produtividade?

Bem, mas tu não usas e não sabes muito bem o que estás a falar (é normal), e até tens por base versões antigas ... eu tenho os dois instalados e são anos luz de diferença.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim, um software como o PowerPoint só necessita de (para além das coisas básicas como adicionar imagens, texto e etc, obviamente) ter uma transição simples e um efeito de aparecer a desvanecer, para não aparecer tudo ao monte. É óbvio que existem outras funcionalidades que o PowerPoint inclui, que são boas, mas não são indispensáveis. Isto porque filtros e efeitos podem ser adicionados directamente à fotografia, num software de edição de imagem. Mas sim, eles estarem incluídos no PowerPoint é bom, pois facilita mais o trabalho. No entanto, na minha opinião, quase qualquer coisa que se faça no PowerPoint pode ser feita no OpenOffice.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Humm...

Isso dá para dar um toque final simples às imagens, e ai tens um pequeno ganho de produtividade dado que despachas a coisa, mas cada macaco no seu galho, se necessitas de trabalhar uma imagem necessitas de o fazer fora do PowerPoint.

Dificilmente consegues dar um toque "UAU" a uma imagem sem recorrer a um sw especifico para tal. E sim, quando tenho de tratar uma imagem faço-o num sw próprio.

Ao que se levanta a questão, é mais produtivo ter uma apresentação que é mais fraca porque as imagens foram tratadas de forma mais fraca?

Não sei se há mais alguma coisa, mas isto tem girado à volta da bonecada (que sem dúvida está mais gira), que é precisamente aquilo que menos interessa pelas explicações que disse acima.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim, um software como o PowerPoint só necessita de (para além das coisas básicas como adicionar imagens, texto e etc, obviamente) ter uma transição simples e um efeito de aparecer a desvanecer, para não aparecer tudo ao monte. É óbvio que existem outras funcionalidades que o PowerPoint inclui, que são boas, mas não são indispensáveis. Isto porque filtros e efeitos podem ser adicionados directamente à fotografia, num software de edição de imagem. Mas sim, eles estarem incluídos no PowerPoint é bom, pois facilita mais o trabalho. No entanto, na minha opinião, quase qualquer coisa que se faça no PowerPoint pode ser feita no OpenOffice.

Precisamente o que tenho estado a dizer ao longo desta discussão.

E repito com o que já disse atrás: dão para os gastos, mas nenhum dos dois é realmente espectacular...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora