• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fpinto

pi

47 mensagens neste tópico

boas, estive a pesquisar no Wikipédia e no google mas não percebi muito bem... como e que calculo o pi?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas...a melhor maneira é dividir o perímetro de uma circunferencia pelo seu diâmetro...hehehe

mas podes ver isto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi

edit:

estive agora a ver, e há métodos relativamente fáceis de implementar em código...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para implementar em código o mais fácil é certamente o de Leibniz, que usa as séries de Taylor. Dá-se em Análise 1 na faculdade, mas é resumidamente isto:

4*(1-1/3+1/5-1/7+1/9-1/11+...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esquece lá isso. Com essa série nem daqui a milénios achas uma aproximação decente de pi.

Soma dos primeiros 100000 elementos aprox. 3.14158 e com as primeiras 5 casas decimais do pi tens 3.14159. Não compensa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esquece lá isso. Com essa série nem daqui a milénios achas uma aproximação decente de pi.

Soma dos primeiros 100000 elementos aprox. 3.14158 e com as primeiras 5 casas decimais do pi tens 3.14159. Não compensa.

pois....

O Sr. Yasumasa Kanada conseguiu em 2002 calcular 1.241.100.000.000 casas decimais do pi :S credo!  isto é mais um passatempo do que uma coisa prática...cada tolo com a sua maluquice :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

deve ter levado bastante tempo... mas e dividir o perímetro da circunferência pelo diâmetro? so isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

deve ter levado bastante tempo... mas e dividir o perímetro da circunferência pelo diâmetro? so isso?

Sim! Pi é a relação entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro, por isso é que tendo o raio consegues calcular o perímetro. 2 * pi * r = 2 * r * pi = d * pi

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o perímetro não e pi * raio ao quadrado? lol. ( tou com ma nota a matemática )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o perímetro não e pi * raio ao quadrado? lol. ( tou com ma nota a matemática )

Isso é a área!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é a área!

loooooooooooooool.

kk.

Porque é que precisas de calcular o PI ?

a minha prof diz que o 3,14 não chega e a minha calculadora puf. lol. e assim demonstro o meu interesse pela disciplina ( ou não ), lol. e também por curiosidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

realmente 3.14 é um número muito tosco para o pi, mas depende bastante onde o vais utilizar... a minha velhinha ti80 arredonda o pi a 9 casas decimais (3.141592654), e acho que já é um bom número...

existe tb outra relação entre o pi e o círculo: pi é igual à área de um círculo com uma unidade de raio. foi uma pergunta de escolha múltipla do 11º...

quanto é o pi?

a)3.14

b)3.141592654 (valor das ti, caíram muitos nessa..heheh)

c)área de um círculo com uma unidade de raio

d)(não me lembro :S)

ratoeiras da matemática...lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pronto...

ficas então a saber que nem o Sr. Yasumasa Kanada sabe dizer quanto é que vale o pi...mas podes defini-lo...qualquer uma das definições acima dadas é válida :cheesygrin:

como o pi existem outros números...por exemplo raiz quadrada de 2...é o comprimento da hipotnusa de um triângulo rectangulo com uma unidade de medida em ambos os catetos ...

vai aqui:

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/racionais.htm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Área é pi*r^2, perímetro é d*pi.

(Diz um aluno que nunca sabe isto :cheesygrin:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

basicamente ninguem sabe.

Área é pi*r^2, perímetro é d*pi.

(Diz um aluno que nunca sabe isto :cheesygrin:)

lol. muito bom para o menino David Ferreira. looooooool.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

basicamente ninguem sabe.

pois....só quem precisa de saber :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

alguém tem medidas perfeitas de uma circunferência e de um diâmetro?

assim se calcula-se com um pequeno programa em c poderia atingir mais numeros que os matematicos. ;)

EDIT:estou a morrer de tédio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol... O problema está no facto de que uma circunferência é um objecto matemático. Isto é, tu podes construir aproximações de circunferências através da definição mas não podes pegar num objecto e dizer: isto é uma circunferência perfeita, vou medir o perímetro e o diâmetro e achar uma excelente aproximação do pi.

A única maneira é mesmo calcular a soma de uma série que converja para pi.  E atenção: os formatos 'standard' para os números floating point em C só te permitem algumas casas decimais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e com uma fita métrica a medir algum objecto? tipo uma lata de alguma coisa? sera uma circunferência perfeita?

pois, também tenho esse problema. e muito tempo livre também.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e com uma fita métrica a medir algum objecto? tipo uma lata de alguma coisa? sera uma circunferência perfeita?

pois, também tenho esse problema. e muito tempo livre também.

Se não vais lá com matemática, muito menos vais com uma fita métrica!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nem um valor minimamente proximado para mostrar que sou um aluno empenhado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nem um valor minimamente proximado para mostrar que sou um aluno empenhado?

esquece isso....só na universidade é que vais ser obrigado a estudar o pi....tens coisas mais interessantes para fazer...

experimenta fazer um programa que te simplifique raízes quadradas (em valores exatos, claro :D)....tipo V(24)= 2*V(6)...é mais interessante :D eu já o fiz em pascal no 10º hehehe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora