• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

alexandre_t

[Projecto] Fonera com LCD

33 mensagens neste tópico

Boas, já comecei este projecto á algum tempo, mas por falta de disponibilidade só agora pude colocar mais algumas coisa lá  :D

Espero que gostem da ideia, e que quiser contribuir com ideias e melhorias, tanto a nivel de Hardware como Software sintam-se livres  :)

http://www.est.ipcb.pt/pessoais/alexandre_t/fon_LCD.htm

cmpts  :ipool:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL,.. é pá,.. queres-te querer que estive AGORA MESMO á 3 minutos a 'vasculhar' a pagina em questão? :D

Tive esta tarde a terminar um gravador de pic para os 16f84 e andei a 'dar uma volta' por cenas interessantes..:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só gostava de saber mexer nestes brinquedinhos, saber um pouco de electrónia..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aquilo não tem nada que saber naquele caso  :D

basta pensares em binario se estiveres interessado explico-te  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aquilo não tem nada que saber naquele caso  :cheesygrin:

basta pensares em binario se estiveres interessado explico-te  :P

Tens PM ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
skin

bem vou responder aqui se não te importas

bem, aprender electronica não é de todo uma coisa simples, primeiro porque nem sei bem por onde começar, até mesmo eu que estudo na area foram precisos alguns anos até perceber o que é perceber electronica  :wallbash: sendo que saber matematica é essencial, mas como só a palavra assusta muitos, vou antes falar de electronica digital que apesar de matematica tambem ser necessaria já se pode simplificar muita coisa.

em electronica digital apenas existem 2 niveis  0 e +5V  que são o sinal 0 e 1 e depois é só trabalhar com estes valores em binario, bits, bytes  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Afinal ainda sei umas coisas, sou bom aluno a matemática e já sabia que em electrónica existiam dois niveis o 0V e o +5V que correspondiam ao binário, 0 -> 0 , 5 -> 1 que é quando não passa e quando passa corrente :cheesygrin:.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um pouco isso  :cheesygrin:

agora imagina que queres fazer um sistema que controle uns LED's sem perceberes muito, sabendo que bastam 5V para ligar um LED e que por exemplo a porta da impressora de um PC (LPT) usa sinais de +5V e 0 para comunicar, basta ligares um LED lá e á massa PIN 25 e sempre que enviares o valor 1 para o Pino que ligas-te o LED ele acende, e 0 apaga.

que é o que faço com a fonera neste caso, o LCD trabalha com estes sinais chamados de TTL, eu o que faço é enviar uma sequencia definida pelo fabricante que ao enviar escreve la.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens PM ;)

Tens outra! :P

skin, se queres aprender electronica força man! :P é um mundo muito fixe. Eu tb ainda não precebo quase anda do assunto mas já 'ando a brincar' um bocado com isso. Para comecar comecei por fazer um gravador de microcontroladores (para o 16f84) E funciona e tudo!! :P :P :P

alexandre_t, mas a nivel do fonero o que me 'faz mais especie' é a parte de software.. :cheesygrin::wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquele LCD é um dum Nokia 3310? Como fizeste para ligar a fita aos contactos do LCD? Soldaste?

Há uns anos tentei fazer as ligações sem soldar e não consegui :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há imensos projectos para a fonera, e são todos bastante interessantes, visto que a fonera em JTAG e Serial TTL, funcionando a 5V, portanto o ideal para fazer experiências.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquele LCD é um dum Nokia 3310? Como fizeste para ligar a fita aos contactos do LCD? Soldaste?

Há uns anos tentei fazer as ligações sem soldar e não consegui ;)

Sim soldei, com calma faz-se bem :P mas tem atenção que nem todos dão este que tinha aqui tinha contactos metalicos, se não tiver é mais complicado mas não impossivel

ve aqui uma forma  :P

lcd_cortes.JPG

LCD_con.JPG

lcd_fex2.JPG

:cheesygrin:  se o telemovel já não se usa, corta-se  :cheesygrin:

já agora isso é um 5110, tem 9 pinos, mas funciona igual apenas é preciso efectuar umas alterações nas ligações, mas o codigo que criei é compativel  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O display do 3310 que eu tinha tinha os contactos directamente no vidro... e eu não tenho um ferro de soldar de baixa potência. Agora já nem o LCD tenho... entretanto partiu-se.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se existirem interessados estou disponivel para desenvolver um projecto Open Source com vista a desenvolver pequenas ferramentas (Add-ons) para a fonera  ;)

ideias:

Aplicações usando GPIO

Aplicações usando RS232

Aplicação e hardware respectivo para controlo de sistemas externos (ex: domotica)

etc

:hmm:  dizei de vossa justiça

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso tenho prali um de um 3310 já com os fios soldados e tudo, não sei é se estão 100% bem....

Aplicação e hardware respectivo para controlo de sistemas externos (ex: domotica)

etc

Eu por acaso tenho umas ideias já há uns tempos em relação a isso... Fazer uma 'cena' padrão por forma a usa-lo com facilidade em diversas funções, bastanto para isso adaptar o software.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso tenho prali um de um 3310 já com os fios soldados e tudo, não sei é se estão 100% bem....

Eu por acaso tenho umas ideias já há uns tempos em relação a isso... Fazer uma 'cena' padrão por forma a usa-lo com facilidade em diversas funções, bastanto para isso adaptar o software.

a minha ideia era criar uma interface grafica acessivel por browser que indica-se o estados (ON/OFF) dos dispositivos e possibilidade de os controlar á distancia, seja por wireless ou mesmo via internet.

Usar mesmo sensores, temperatura, etc etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim,.. algo desse genero, mas tipo,.. electronicamente falando, criar um sistema economico standard baseado em relés ou coisa do genero, por forma e poder ser adaptado com facilidade a tudo e mais alguma coisa (portas, estores, luzes, etc..) e depois ser uma questão de ir evoluindo o software para certa e determinada função.

Mas inicialmente a minha ideia era mesmo sem fonero, era usando um microcontrolador qq e ir criando programas expecificos para determinada função, tendo o hardware igual

(não sei se me fiz entender.)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com microcontrolador é basico, mas ao usar uma fonera permite efectuar o controlo á distancia, via net, ou por um PC/PDA ligado á rede por wireless

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yá, mas sai mais barato um pic que um fonero...:S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yá, mas sai mais barato um pic que um fonero...:S

para mim o PIC até sai gratis, mas a fonera tem muito muito mais possibilidades, hoje assisti a algumas apresentações de empresas (ABB, Carlo Gavazzi e mesmo a Televés, entre outras) em que as soluções sem fios são a grande aposta.

Problema no PIC é a interação que vais ter com ele, quando tiver tempo e criar a interface Ethernet para um deles ai sim, já mudo o meu discurso  ;) até lá estou limitado a ter um PC ou algo sempre proximo dele para interagir  :bored:

PS: já agora http://www2.eletronica.org/projetos/conecte-o-seu-microcontrolador-pic-a-rede-ethernet

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
:) yá! é isso mesmo! ;):):D já andei a ler isso aqui á dias! :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo o LCD uma carrada de pinos e sendo os contactos 9 assumo que multiplexagen no dominio do tempo deve ser usada.

A que frequencia?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como eu pensava, que tremenda complicação.

Olha lá, não estás a por uma quantidade brutal de horas nisto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como eu pensava, que tremenda complicação.

Olha lá, não estás a por uma quantidade brutal de horas nisto?

??? a perder uma quantidade de horas nisso?

nem por isso, para falar a verdade acho que perdi umas 5 horas a fazer isso, desde soldar contactos, a estudar a melhor forma de ligar as coisas, e depois criar o codigo para funcionar, agora que a maior parte do trabalho está feito, é mesmo só programação.

Hoje aproveitei e fui á escola medir no osciloscopio a velocidade dos pinos GPIO com o codigo que estou a usar, ON/OFF e tive 0.5ms  não é grande coisa :S mas pronto, agora queria tentar outro metodo a ver se era mais rapido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora