• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Placa para os trabalhos de física

5 mensagens neste tópico

Depois das placas gráficas com aceleração 3D, eis que chegam as placas para acelerar a física dos jogos. Já andavam a ser prometidas há muito e agora foram efectivamente anunciadas. São as placas para aceleração da física, ou seja, placa com chips criados para processar aspectos como a explosão de objectos, o comportamento da água numa cascata e o efeito da gravidade ou do vento.

Enfim, tudo o que esteja relacionado com as leis da física, que definem o forma como os elementos do mundo real interagem uns com os outros. PhysX é o nome do primeiro chip PPU (Physics Processing Unit), um processador criado pela Ageia, que será utilizado em placas de fabricantes como a Asus e a BFG, cujos preços deverão variar entre 100 a 400 euros.

Segundo a Ageia, os PPU melhorarão muito significativamente o realismo dos jogos, aproximando-os muito mais do mundo natural. Esta inovação está a ser publicitada como «a melhor coisa que aconteceu aos jogos desde o aparecimento dos aceleradores 3D».

Este anúncio vem no seguimento de outros anúncios da ATI e da Nvidia, que começam a disponibilizar ferramentas para permitir a utilização do poder dos seus GPU (Graphics Processin Unit) no processamento de física. De referir que estas tecnologias permitirão libertar o processador central do sistema, para assim melhorar o desempenho global dos PC. Exemplos reais das consequências qualitativas desta tecnologia estão disponíveis pela aqui.

Fonte: Infortech United

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso sim :) É o futuro ;)

Imaginem-se a jogar RPG com milhares de elfos todos processados pelo PPU ;)

É uma ideia que me agrada e assim deixa muito mais espaço para o GPU tratar das texturas e o o CPU ficar menos quentinho :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso sim :) É o futuro :D

Imaginem-se a jogar RPG com milhares de elfos todos processados pelo PPU :)

É uma ideia que me agrada e assim deixa muito mais espaço para o GPU tratar das texturas e o o CPU ficar menos quentinho :)

Deve ser realmente fantástico. Com um sistema de som on-top teremos uma estação de jogos capaz de produzir sensações fantásticas.

Já tinha conhecimento do Ageia PhysX há quase um ano e sempre acompanhei a evolução do projecto e da respectiva integração e acompanhamento por parte da Nvidia, por exemplo. Na altura acreditava que isto ia demorar alguns anitos a chegar, pois as descrições eram realmente espantosas e achava que os PCs da actualidade não aguentariam com o tal sistema. No entanto, depois de perceber que os elementos extra são processados pelos PPUs (ouvi este conceito mais ou menos na mesma altura em que se começou a falar do Cell) vi que estávamos perto do passo seguinte.

E realmente, já atingimos o passo seguinte. O 'novo passo seguinte' será a criação de um mundo virtual para onde nos poderemos transportar enquanto jogamos.  ;) ;) :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei realmente dos ScreenShots que vi, principalmente do SplinterCell...

porque é que isto não foi inventado há mais tempo? ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora