• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

erhnam

Como implementar o padrão MVC?

1 mensagem neste tópico

Boas!

Estou a fazer um projecto a sério e quero fazer as coisas "by the book", por isso vou implementar o padrão MVC na minha web application. A questão é: qual é a melhor maneira de o fazer?

Por um lado está a opção manual. Assim de repente é criar 3 projectos diferentes no VS: um para o modelo (acesso a dados e afins), outro para o(s) controlador(es) (a "business logic") e outro para as vistas (o HTML das páginas que o utilizador vai ver). O problema desta aproximação é que vou ter de criar a estrutura toda de raíz, o que não é trivial e pode demorar algum tempo.

A outra opção é usar uma framework que suporte este padrão. Andei a ver uns vídeos/tutoriais da nova framework ASP.NET MVC (http://www.asp.net/learn/3.5-extensions-videos/default.aspx#mvc) que ainda nem sequer é uma versão final mas que me parece muito bem estruturada e relativamente fácil de implementar e manter/modificar. Os comentários que tenho visto são também bastante bons. No entanto um problema que tenho visto a ser apontado é a falta de suporte para AJAX, causada pela própria estrutura que define o MVC (já vi referências a alguns "hacks", no entanto).

Perante isto, qual será a melhor opção? Não planeio usar assim muito AJAX. Seria maioritariamente para validações e para "auto-complete" na inserção de dados (ao estilo dos contactos do gmail/facebook e coisas desses género). Será que consigo implementar isto de outra forma e assim evito uma implementação à mão do padrão MVC?

Thks!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora