• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

n1ckooo

Ajuda a criar base dados para um restaurante

11 mensagens neste tópico

olá boa tarde, eu estou a fazer um point of sale de um snack-bar alguém me podera dar me umas luzes sobre a base de dados que irei precisar, e se possível explicar como funciona os id coisa que não percebi bem...

Modo Conceptual:

TblProdutos        Aqui é a tabela produtos que ira guardar todos os produtos

[table]

[/table]

pro_nome

pro_categoria

pro_subcategoria

pro_minstock

pro_stock

tbl_categoria  A tabela categorias que é servira  distinguir de bebidas comida etc

#id_categoria

cat_nome

cat_descriçao

tbl_subcategoria A tabela subcategoria servira para distinguir produtos da mesma

#id_subcat                          categoria por exemplo categorias bebidas subcategoria cervejas

subcat_nome

subcat_descriçao

tbl_utilizadores    Servira para o login do pos. e para infotrmação

#id_utilizador

ut_nome

ut_username

ut_password

ut_niveldeacesso

tbl_userindo

#id_userinfo

ui_dataentrada

ui_data_saida

Agora deve faltar mutia coisa certo?

Se poderem ajudar agradece, mas se nao poderem tambem agradeco :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

TblProdutos

Falta o Preço e se está activo ou não

tbl_utilizadores

Falta se está activo ou não

Falta uma tabela com o histórico de movimentos #id_produto, data/hora, preço, quantidade, #id_utilizador (+/-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

TblProdutos

Falta o Preço e se está activo ou não

tbl_utilizadores

Falta se está activo ou não

Falta uma tabela com o histórico de movimentos #id_produto, data/hora, preço, quantidade, #id_utilizador (+/-)

Isso do preço na tabela produto eu ja tenho, na tbl_utilizador não tenho a opção de estar activo vou tratar disso, esse campo é do tipo boolean certo?

Já tinha pensado nisso, mas no modelo concepetudar essa tabela nao aparecerá certo , vai apacer quando passo para modelo relacional e a associaçao entre produto-utilizador  chamo lhe  "Vender" e gera uma tabela com esse campos.. acho que é mais ao menos isto

Obrigado por tudo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se uma subcategoria só puder pertencer a uma categoria então só precisas de relacionar o produto com a subcategoria.

Não percebi bem o que faz a tabela userinfo, mas se é para guardar informação sobre a utilização do POS falta-te aí a chave primária, o id do utilizador é a chave estranjeira.

Mas há aí muuuuuuuuuuito mais informação que pode guardar:

-vendas

-impostos

-nome do utilizador

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se uma subcategoria só puder pertencer a uma categoria então só precisas de relacionar o produto com a subcategoria.

Não percebi bem o que faz a tabela userinfo, mas se é para guardar informação sobre a utilização do POS falta-te aí a chave primária, o id do utilizador é a chave estranjeira.

Mas há aí muuuuuuuuuuito mais informação que pode guardar:

-vendas

-impostos

-nome do utilizador

Exacto uma subcategoria so pode pertecer a uma categoria, entao ve se fica assim tblproduto relaciona-se com categoria e subcategoria....

A tabela userinfo guarda informação da hora e data de entrada e saida, sim ja tinha posto a chave do ultilizador...

Uma duvia cham-se chave estrangeira porque vem de outra tabela certo?

Vou tentar completar mais isto aqui :P

obrigado pela ajuda, toda a ajuda é importante

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, uma chave estrangeira serve para relacional com outra tabela. Tipicamente é uma chave primária (ou parte dela) de uma outra tabela, mas não necessáriamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz as alterações e volta a mostrar o que tens. Pode faltar ainda qq coisa.

Se tiveres tempo podes ainda colocar também uma tabela para fornecedores ... dá sempre jeito!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem para começar não está mal, mas falta muita coisa.

A tabela infouser podes colocar na login. Apenas uma tabela é suficiente.

Depois falta as vendas ou movimentos, falta colocar se estão activos ou não, etc. Já é uma base para começares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois falta as vendas ou movimentos, falta colocar se estão activos ou não, etc. Já é uma base para começares.

Mas não da par por infouser na mesma tabela do login porque eu quero fazer é um histórico de autenticaçoes por exemplo um utilizador faz login muitas vezes.... certo e eu quero é guardar o historico e se juntar a tabela login nao vai dar pa fazer o historico... percebes ?

Pois a a tabela venda vai surgir entre a  associaçao produto utilizador certo?

Entao poderei por o n de vendas em vez de ser na tabela infouser ponho na tabela vendas, po exemplo...

Tabela_vendas

# id_venda

# id_login

# id_produto

numero_vendas

numero_produtos

preco_total_venda

hora_venda

Acho que vai ser mais ao menos assim a tabela vendas... mas... tenho duvidas por exemplo no mysql como ponho o id_login e id_produto como chaves?

E se eu quiser  guardar todos os produtos vendidos numa venda como o fazia?

ps: chamei venda a uma venda com X produtos.. ou seja uma venda puderá  ter 10 , 20 30 produtos... que sera guardado no campo numero_produtos...

Nao sei se deu para entender...

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora