• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

garanhaomen

Criar programa de instalação

61 mensagens neste tópico

Olá amigos..

Tenho um programa open source e gostaria de saber se alguem me pode dar uma dica de como o posso passar para um ficheiro de instalação para o windows...

Se alguem me puder ajudar agradecia..

Cumps.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes utilizar o NSIS para criar um instalador.

Movido para "Dúvidas Gerais"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me saberás dizer se existe um manual de como o fazer?

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não consigo encontrar nada que me ajude nesses manuais...

É um programa em c++ penso eu...

So tenho o source ou seja as pastas com os ficheiros e cria criar um instalador...

Será que alguém com experiência neste tipo de actividades me possa ajudar??

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Wow, que grande confusão. Pelo teu 1º post, pensei que tinhas feito um programa e que o querias distribuir. Afinal queres é compilar uma aplicação open source da qual apenas tens o código.

Isso vai depender da maneira que está criado o projecto. Tem Makefile, é um projecto do Visual Studio, ou outra coisa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A unica coisa que tem para alem de outras pastas com ficheiros de extensão .cpp etc. é uma pasta que diz setup que tem 2 ficheiros .iss um para 32 bits e outro para 64 bits

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes encontrar o open source neste link aqui

h**p://prdownloads.sourceforge.net/int64/arctic-1.2.3-src.zip?download
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo em conta que não sabes o que é um instalador, nem a diferença entre código fonte e executável, pelo menos pelo texto que tens, teria sido melhor teres feito o download logo do executável e não do código :)

No entanto, já que precisas do código, primeiro tens de arranjar um compilador para C++, que é a linguagem usada para criar esse software, depois precisas de compilar o software no teu computador.

Após teres compilado o software e teres criado os executáveis correctamente podes usar os scripts que estão dentro da pasta setup, precisas do inno setup para correr esses scripts e com ele criar um instalador. Tens de ter atenção aos caminhos que o script pede ou então modificar o script para o caminho correcto.

Assim, em jeito de receita, precisas de:

1 - Obter e instalar um compilador C++ para o teu sistema operativo.

2 - Compilar o código fonte com todas as dependências correctas.

3 - Obter e instalar o Inno Setup.

4 - Verificar se os caminhos do script estão correctos, isto é, se os ficheiros executáveis, bibliotecas, etc. estão onde o script espera que estejam e têm os nomes certos.

5 - Executar os scripts usando o Inno Setup e criar o instalador.

6 - Testar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já usei o inno setup e ele ao tentar criar o ficheiro de instalação da um erro a dizer k falta um file arctic.exe que deveria estar na pasta release..

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como disse, antes de tentares usar o Inno Setup tens de compilar o código e criar o executável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora poderias me dizer qual o programa mais facil de usar para compilar e um pequeno manual para ver como se faz?

cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como podes imaginar, não. Isto é, apesar de não ser nenhuma ciência compilar um programa a partir do seu código fonte, no caso existem algumas considerações que não consigo explicar num pequeno manual, no entanto posso talvez dar algumas indicações.

Para compilador/IDE podes usar o Bloodshed Dev C++, que podes obter aqui http://prdownloads.sourceforge.net/dev-cpp/devcpp-4.9.9.2_setup.exe.

Depois de instalares esse IDE deverás criar um projecto e copiar os ficheiros de código para dentro da pasta do projecto. Deves também configurar o IDE para reconhecer as bibliotecas que são precisas. Em principio se as colocares juntamente com os ficheiros de código deverá ser suficiente, mas podes precisar de dizer ao IDE onde estão as bibliotecas, creio que tens opções para fazer isso nas propriedades do projecto mas não uso esse IDE há algum tempo pelo que não te consigo precisar onde.

Depois de teres tudo configurado basta usares a opção para compilar ou fazer "build" do projecto. Isso irá resultar num executável que podes usar para criar o installer.

Se quiseres experimentar outro IDE, pode ser que este tutorial te ajude, mas é mais complexo no sentido em que usa mais ferramentas, http://wiki.sergio-lopes.org/index.php?n=Rabble.NetbeansCinW

Um outro IDE que poderás usar será o Visual Studio, mas neste caso não sei como funciona dado que nunca usei para C++, não sei se existe uma versão gratuita.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um outro IDE que poderás usar será o Visual Studio, mas neste caso não sei como funciona dado que nunca usei para C++, não sei se existe uma versão gratuita.

Visual C++

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

será que alguem pode testar e ver se consegue compilar é k tento e da-me erro

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que erro é que te dá? É que "da-me erro" não ajuda muito :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

loooool :D

Tens toda a razão

1>------ Operación Generar iniciada: proyecto: zlib, configuración: Release Win32 ------

2>------ Operación Generar iniciada: proyecto: libtorrent, configuración: Release Win32 ------

2>Compilando...

1>Compilando...

1>adler32.c

2>alert.cpp

1>zutil.c

1>uncompr.c

1>trees.c

1>inftrees.c

1>inflate.c

1>inffast.c

2>include\libtorrent/alert.hpp(46) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/thread/mutex.hpp': No such file or directory

2>udp_tracker_connection.cpp

1>infback.c

1>gzio.c

1>deflate.c

1>crc32.c

1>compress.c

2>include\libtorrent/tracker_manager.hpp(45) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/shared_ptr.hpp': No such file or directory

2>tracker_manager.cpp

2>.\src\tracker_manager.cpp(38) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/tuple/tuple.hpp': No such file or directory

2>torrent_info.cpp

2>.\src\torrent_info.cpp(45) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/lexical_cast.hpp': No such file or directory

2>torrent_handle.cpp

2>.\src\torrent_handle.cpp(47) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/lexical_cast.hpp': No such file or directory

2>torrent.cpp

2>.\src\torrent.cpp(46) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/lexical_cast.hpp': No such file or directory

2>storage.cpp

2>.\src\storage.cpp(43) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/lexical_cast.hpp': No such file or directory

2>stat.cpp

2>include\libtorrent/size_type.hpp(40) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/cstdint.hpp': No such file or directory

2>socket.cpp

2>.\src\socket.cpp(33) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/cstdint.hpp': No such file or directory

2>sha1.cpp

2>.\src\sha1.cpp(20) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/cstdint.hpp': No such file or directory

2>session.cpp

2>.\src\session.cpp(47) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/lexical_cast.hpp': No such file or directory

2>policy.cpp

2>.\src\policy.cpp(39) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/date_time/posix_time/posix_time.hpp': No such file or directory

2>piece_picker.cpp

2>include\libtorrent/piece_picker.hpp(44) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/optional.hpp': No such file or directory

2>peer_connection.cpp

2>include\libtorrent/peer_connection.hpp(46) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/smart_ptr.hpp': No such file or directory

2>ip_filter.cpp

2>include\libtorrent/socket.hpp(40) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/shared_ptr.hpp': No such file or directory

2>identify_client.cpp

2>.\src\identify_client.cpp(40) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/optional.hpp': No such file or directory

2>http_tracker_connection.cpp

2>include\libtorrent/tracker_manager.hpp(45) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/shared_ptr.hpp': No such file or directory

2>file_win.cpp

2>include\libtorrent/file.hpp(43) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/noncopyable.hpp': No such file or directory

2>escape_string.cpp

2>entry.cpp

2>include\libtorrent/size_type.hpp(40) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/cstdint.hpp': No such file or directory

2>Compilando...

2>async_gethostbyname.cpp

2>include\libtorrent/async_gethostbyname.hpp(36) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/shared_ptr.hpp': No such file or directory

2>allocate_resources.cpp

2>include\libtorrent/allocate_resources.hpp(39) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/shared_ptr.hpp': No such file or directory

1>Creando biblioteca...

2>El registro de compilación se guardó en el "file://c:\Documents and Settings\--------\Ambiente de trabalho\arctic\libtorrent\Release\BuildLog.htm"

2>libtorrent - 21 errores, 0 advertencias

1>El registro de compilación se guardó en el "file://c:\Documents and Settings\--------\Ambiente de trabalho\arctic\zlib\Release\BuildLog.htm"

1>zlib - 0 errores, 0 advertencias

3>------ Operación Generar iniciada: proyecto: arctic, configuración: Release Win32 ------

3>Compilando...

3>cl : Línea de comandos warning D9035 : La opción 'Wp64' está obsoleta y se quitará en próximas versiones

3>stdafx.cpp

3>c:\documents and settings\diogo\ambiente de trabalho\arctic\arctic\stdafx.h(35) : fatal error C1083: No se puede abrir el archivo incluir: 'boost/spirit/core.hpp': No such file or directory

3>El registro de compilación se guardó en el "file://c:\Documents and Settings\----------\Ambiente de trabalho\arctic\arctic\Release\BuildLog.htm"

3>arctic - 1 errores, 1 advertencias

========== Generar: 1 correctos, 2 incorrectos, 0 actualizados, 0 omitidos ==========

Tá ai o relatorio todo loool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya, mas o source não tras nenhuma pasta com esse nome

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://www.boost.org/

Estás com sorte que fiz um tutorial há uns dias para um projecto. :D

No teu caso podes ignorar o passo 1.

Table of contents:

1. Downloading TortoiseSVN

2. Downloading Microsoft Visual C++ 2008

3. Downloading Boost

4. Extra information

Chapter 1: Downloading TortoiseSVN

TortoiseSVN is an easy to use SVN client. It connects to a remote server to easily transfer files. To download TortoiseSVN go to http://tortoisesvn.net/downloads. Once you are finished downloading and installing TortoiseSVN, go to any folder, right click it, and choose “SVN Checkout” and use http://svn2.assembla.com/svn/RuneEmu/trunk/ as the repository location.

Chapter 2: Downloading Microsoft Visual C++ 2008 (MSVC)

Microsoft Visual C++ 2008 is a C++ IDE that allows users to create, edit, compile and run and C++ projects. You can download it from: http://go.microsoft.com/?linkid=7729279

Chapter 3: Downloading and Building Boost

Boost is a project that hosts various C++ libraries, some of them required by the server. As there isn't yet any compiled version available for Visual C++ 2008, you will have to compile it yourself.

First download the Boost distribution from here: http://switch.dl.sourceforge.net/sourceforge/boost/boost_1_35_0.zip

Extract it somewhere, then download and extract bjam.exe  (http://switch.dl.sourceforge.net/sourceforge/boost/boost-jam-3.1.16-1-ntx86.zip) to the same directory as Boost.

Open up a Visual Studio 2008 command line (Start menu → Visual C++ 9.0 Express Edition→ Visual Studio Tools → Visual Studio 2008 Command Prompt) and switch to the directory where you previously extracted Boost (ie. cd C:\boost_1_35_0).

Now copy and paste this command onto the command line (hint: right click on the command line to paste):

bjam --prefix="%VCInstallDir%" --exec-prefix="%VCInstallDir%" --toolset=msvc-9.0 --with-regex --with-python --with-system --with-thread --with-date_time install --build-type=complete

Now wait for it to finish building and copying the boost libraries and you're done! Enjoy!

by triton

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Now wait for it to finish building and copying the boost libraries and you're done! Enjoy!

Para onde copio a libraria?

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para onde copio a libraria?

cumps.

Se usaste o comando do meu tutorial para compilar o boost então ele deve copiar tudo sozinho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim usei e ele copiou tudo mas acontece k continua a dar o mesmo erro

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim usei e ele copiou tudo mas acontece k continua a dar o mesmo erro

cumps.

O erro é exactamente o mesmo?

Reparei agora que esse código usa o Boost Spirit, tenta assim:

bjam --prefix="%VCInstallDir%" --exec-prefix="%VCInstallDir%" --toolset=msvc-9.0 --with-spirit install --build-type=complete
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora