• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Partilhar Rede, cabo -> wireless

12 mensagens neste tópico

Boas estou farto de procurar e não encontro uma forma de fazer isto :S

É o seguinte estou a receber rede por cabo e quero partilhar por wireless como posso fazer isso ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É só configurares um access-point na interface wireless e fazer uma bridge entre a interface por cabo e a wireless.

Exemplo (eth0 = net, wlan0 = wireless), sendo a bridge identificada como br0:

http://gentoo-wiki.com/HOWTO_setup_a_gentoo_bridge#Manually_Creating_a_Bridge_Interface

ifconfig eth0 up

ifconfig wlan0 up

brctl addbr br0

brctl addif br0 eth0

brctl addif br0 wlan0

ifconfig br0 up

Precisas do pacote bridge-utils.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A diferença é que o do NEEI serve DHCP e o bridge-utils não.

Mas acho muito mais simples de gerir uma bridge como interface em vez de um forward com iptables. Além disso, facilmente configuras um servidor de DHCP no PC que partilha com bridge-utils, e podes até ter algo mais à tua medida... http://gentoo-wiki.com/HOWTO_setup_DHCP (em principio não deves ter de instalar nada na maior parte das distros... digo eu). Mas se já tens um router na rede por cabo, nem precisas de servidor de DHCP, os clientes wireless passam a ter um IP da rede cablada.

PS: Eu uso/usei bridge-utils.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto da bridge não tá a funcionar muito bem, depois de ter o br0 up e tal nem no meu pc tenho net.

para além desses comandos à mais alguma coisa que deveria saber ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só aquilo assim se mais nada ?

É que faço aquilo e para além de ficar sem net no "server" tambem não aparece nenhuma rede wireless para os outros se ligarem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens de criar o access point (coisa que nunca fiz), só depois disso é que vês uma rede wireless...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso nao é o mesmo q criares tipo rede/ponto de acesso ADOQ ou lá como se chama?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso nao é o mesmo q criares tipo rede/ponto de acesso ADOQ ou lá como se chama?

Ad-Hoc. Não.

São coisas diferentes. Tu estás a criar um access point com a placa wireless e estás a ligá-la "virtualmente" a uma interface Ethernet por cabo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ah! entao nesse caso está bem :) e obrigado pela correcção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

A maior parte das placas wireless, nao suporta "Host AP mode".

Para isso a placa tem de ter um chip capaz de se comportar como um ponto de acesso, e drivers para se poder utilizar.

Verifica se a tua da, se nao der sempre tens o modo "Ad-hoc" como o Psiico disse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora