• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Telemoveis “Intel Inside” para breve

9 mensagens neste tópico

A Intel, número um mundial dos processadores, fala sobre a presença de chips da sua marca em telemoveis. Esses telemoveis levarão uma pequena etiqueta que destaca a marca, da mesma forma que se faz em computadores portáteis.

É Sean Maloney, responsável do Mobility Group da Intel, que nos dá a notícia. Certos fabricantes de telemoveis serão encarregados em colar o emblema Intel nos modelos que utilizam um chip da marca. Aos que perguntam onde colocar a etiqueta devido a falta de espaço num telemovel de bolso, Maloney responde: “Existem lugares surpreendentes onde se pode colocar as coisas”. No meio da ecran?

Até agora, as fabricantes asiáticas utilizavam a exibição da marca Intel nas embalagens dos referidos telemoveis. Nos telemoveis, a marca retornará ao tradicional slogan “Intel Inside”?

Esse logotipo poderia prestar uma ajuda financeira às fabricantes uma vez que a Intel paga para que estas coloquem o seu logotipo nos seus produtos. Desde a sua entrada no mercado em 2000, a Intel ganhou contratos junto às grandes fabricantes mundiais há apenas 18 meses. De acordo com Maloney, a fatia de mercado da Intel cresce no sector porque os telemoveis estão se aproximando dos PCs.

A marca pensa assim em aumentar a sua visibilidade num sector relativamente novo para ela, dominado geralmente pela Texas Instruments. Há no entanto uma lacuna, equipando certos modelos-chave dos seus chips como a última geração do BlackBerry da RIM equipada com processadores Intel XScale PXA9xx. O logotipo Intel oficialmente utilizado pela RIM é o antigo “Intel Inside” personalizado.

Fonte: Infortech United

A Intel a apostar forte na publicidade dentro do mercado dos telemóveis. Numa altura em que se fala de máquinas cada vez mais potentes e com cada vez mais funções (sem falar no facto de que quase toda a gente nos países desenvolvidos e não só tem telemóvel), a Intel vai apostar forte na sua autopromoção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sei se conta como telemovel mas a Intel tem processadores em PDA's/Telemoveis como o HTC Universal (ca mais conhecido como Qtek 9000) que vem equipado com um processador Intel Bulverde de 520 Mhz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sei se conta como telemovel mas a Intel tem processadores em PDA's/Telemoveis como o HTC Universal (ca mais conhecido como Qtek 9000) que vem equipado com um processador Intel Bulverde de 520 Mhz

Sim a Intel já está dentro do mercado há cerca de 3 ou 4 anos, no entanto era considerado como mercado secundário para a empresa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que isso tem muito para dar ;) São esses processadores e os gpu para PDAs e Consolas de jogos portateis :D

Eu cá gostava de ter um telemovel assim ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

carago... isto é uma noticia quanto a mim boa a curto prazo mas má a longo prazo.

Por um lado ainda há algum caminho a percorrer em termos de compatibilidade, gracas a ignorancia das pessoas em países com potencialidades de mercado para estas tecnologias, adiou-se ao extremo a integração de usabilidada, portabilidade e compatibilidade de aplicações e formatos de dados e protocolos. Portugal é o exemplo extremo.. bota comprar tudo o que seja mais caro pois "diz que" é o melhor. Depois.. logo se gasta umas notas em mais equipamentos e se faz um vistão.

Agora que as coisas estão no bom caminho, basicamente tudo se começa a resumir à capacidade de penetração de um fabricante. Epa... faltam fabricantes de processadores. A intell e a AMD são as únicas que produzem processadores para pcs. Processadores para outro tipo de hardware são fabricados por um numero maiorzito de fabricantes, mas o pior é que comecam cada vez mais a perder terreno em hardware que que tenha alguma coisa a haver com "compatibilidade com xpto do seu pc".

Flatam mais marcas de processadores, principalmente para computadores. Acham que alguma marca avançará alguma vez para esse mercado?

Motorola, TI, Philips, sei lá... alguma coisa... alguem tem info sobre o mercado de processadores para alem do pc e mac?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flatam mais marcas de processadores, principalmente para computadores. Acham que alguma marca avançará alguma vez para esse mercado?

Duvido bastante. Se a Intel e AMD continuarem a competir como têm competido nos ultimos anos, duvido mesmo que alguma empresa se arrisque a entrar nesse mercado. Uma das gigantes contrataria os funcionários dessa nova empresa ou anexaria a mesma de forma a continuar a competir com a outra rival.

Só mesmo se a nova empresa for revolucionária em termos da concepção do produto é que poderá ter alguma hipótese. Caso contrário, a situação não seria nada fácil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois... só que aí é que está o desafio... ser revolucionaria em termos de concepcao... o problema é esse... mesmo a aple já vem com processadores intell... nao seria facil.

está aqui um bico d«obra do carago...

realmente pensando bem nao estou a ver como se daria a volta ao problema.

epa... eu nao percebo muito disto de arquitecturas, mas... os computadores da Sun...vêm com processadores de que marca... e já que cá estamos, como se chama a arquitectura deles?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
epa... eu nao percebo muito disto de arquitecturas, mas... os computadores da Sun...vêm com processadores de que marca... e já que cá estamos, como se chama a arquitectura deles?

A série de processadores da Sun chama-se UltraSPARC. O novo UltraSPARC T1 terá um design totalmente open-source.

Podes ler mais em:

http://www.sun.com/processors/

http://en.wikipedia.org/wiki/UltraSPARC

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A série de processadores da Sun chama-se UltraSPARC. O novo UltraSPARC T1 terá um design totalmente open-source.

Podes ler mais em:

http://www.sun.com/processors/

http://en.wikipedia.org/wiki/UltraSPARC

Lol.. pois é... o sparc.... eu devia saber isto bem... mas o meu prof de microprocessadores cagava um pouco para o facto dos alunos adquirirem conhecimento ou nao.

edit:aaahhh... estes são desenhados em vhdl... por isso que quando dei electronica digital, a porra do VHDL  era sempre nos laboratorios com computadores da sun.... como é que se chama a arquitectura já agora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora