• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

hma

DLL .NET para utilização em VB

3 mensagens neste tópico

Sei que isto pode parecer uma pergunta muito estranha, mas sabem se é possivel (e se sim, como) criar uma DLL em .NET (VB ou C#) de forma que possa ser utilizada, por exemplo, em VB convencional? ;) Não sei se me faço entender, mas refiro-me à criação de uma "shared library". Claro que tenho consciencia de que caso isso seja possivel a Framework .NET terá de estar presente na maquina onde a aplicação VB (ou C, C++, etc) vai correr.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por aquilo que sei não é possivel criar dll's para funcionarem no VB6, uma vez que funcionam de maneira diferente.

É possivel por exemplo usar dll VB.NET em Internet Explorer, mas em VB.NET nunca tive Conhecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Afinal é mesmo possivel... ;) É possivel criar em .NET (C# ou VB.NET) DLLs que podem ser usadas não só pelo VB6 como por qualquer linguagem/aplicação COM.

Resumidamente, depois de compilado o codigo ("managed code"), basta usar o gacutil.exe para instalar o DLL no GAC e o registar para utilização pelo COM. Com o tlbexp.exe produzimos uma biblioteca com base no DLL, que pode depois ser utilizada no VB6 da mesma forma que uma DLL convencional.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora