• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

What Programming Languages Should You Know?

13 mensagens neste tópico

Na minha opinião as linguagens fundamentais são, por esta ordem:

• Java / C# - reis no mercado de trabalho
  • C - linguagem clássica
  • Python - boa linguagem de scripting
  • C++ - para quem quiser seguir gamedev
  • Scheme - linguagem funcional simples mas poderosa
  • Assembly (MIPS / x86) - bases da arquitectura do computador

Já agora tenho curiosidade de saber as vossas opções.

(e fico à espera do Betovsky mais o seu Haskell :))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião as linguagens fundamentais são, por esta ordem:

• Java / C# - reis no mercado de trabalho
  • C - linguagem clássica
  • Python - boa linguagem de scripting
  • C++ - para quem quiser seguir gamedev
  • Scheme - linguagem funcional simples mas poderosa
  • Assembly (MIPS / x86) - bases da arquitectura do computador

Já agora tenho curiosidade de saber as vossas opções.

(e fico à espera do Betovsky mais o seu Haskell :))

Java ainda vá que não vá, mas C# não, estás-te a limitar ao Windows;

Python é um sonho para quem quer brincar com o computador, e resolver problemas rápidamente (apá precisava de um programar que me fisse-se aquilo, python resolve :));

PHP para a web, dá sempre jeito;

C/C++ para aplicações mais poderosas e eficientes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C/C++ - quem se habituar à sintaxe destas linguagens, tem meio caminho aberto para outras tantas.

C# - Tanto para aplicações, como para web.

PHP - Continua a ser muito requesitada.

Python - porque sim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:cheesygrin: Haskell  :cheesygrin:

fnds3000, se reparares o Triton disse Java e C# só por serem as linguagens mais usadas no mercado. Nesse sentido o SO é indiferente, porque não é algo que tu escolhes. Acho que nesse aspecto o Triton errou um bocado, também são bastantes populares o C++ e o VB.

Aliás da-me a entender que a lista do Triton é num sentido mais prático, ou seja, algo que se deve saber para quando for pro mundo profissional. A lista do artigo é num sentido mais transcendental (falta-me a palavra correcta), cada uma das linguagens põe em prática ao máximo a ideologia do seu paradigma. E em total concordância com o artigo acho que, no ensino superior, estas linguagens deviam de ser ensinadas aquando o momento de abordar o respectivo paradigma. É claro que depois ia chover enormes quantidades de reclamações, a questionar como é possível o pessoal acabar um curso e ir pro mercado de trabalho sem saber Java. O que na realidade é uma estupidez porque o ensino não deveria ser para uma dada linguagem em particular mas sim para um conjunto de conceitos/ideias, a linguagem seria apenas uma forma de representar esses conceitos/ideias, só que o problema cai que 80% do pessoal só aprende as linguagens que deram na universidade. Depois acontece em que haja cursos que as únicas linguagens que ensinam é C, C++, Java e C#.

Mas entre aprender Java e C#, obviamente também aconselhava Java, já que é a linguagem mais usada no mundo profissional, apesar de C# ser bastante mais superior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C# não, estás-te a limitar ao Windows;

Errado. Google: Mono project
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à questão de Java / C#, o C# 2.0 e o Java 6 são muito parecidas, só mudam algumas keywords (em termos de sintaxe, porque a API obviamente é diferente).

O que realmente interessa é aprender os fundamentos da programação, porque depois aprender uma linguagem nova é uma questão de sintaxe. Por isso convém também aprender vários paradigmas para habituar a mente a pensar de maneira diferente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há um artigo na revista sobre o Mono, da-lhe uma vista de olhos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à questão de Java / C#, o C# 2.0 e o Java 6 são muito parecidas, só mudam algumas keywords (em termos de sintaxe, porque a API obviamente é diferente).

A sintaxe poderá ser bastante parecida. Mas a nível de poder há algumas diferenças. Por exemplo, C# suporta closures, Java não.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O artigo é bem fixe porque se foca em aspectos práticos das linguagens em vez de caír no recorrente erro de divagar por teoria sem  fundamento palpável. Eu achei bastante interessante e até aprendei umas coisas.

Erlang por exemplo parece ter uma arquitectura interessante, no futuro hei-de experimentar, pelo nome diria que é uma tecnologia usada para gestão de tráfego em redes e coisas parecidas... se calhar não tem nada a ver.

Assumo que autor refira as linguagens que conhece, mas há muitas outras. Eu por mim gosto de aprender sempre mais por prazer pessoal e porque quantas mais souber mais opções de escolha tenho para um dado problema pois as lignuagens de programação têm os seus pontos fortes e fracos na resolução de diferentes tipos de problemas. Umas são melhores para umas coisas outra para outras.

Já aprendi Perl só mesmo para descobrir qual era o poder ancestral que tanto falam dessa linguagem uma vez que ninguem era capaz de me explicar as grandes virtudes do perl. Lá mergulhei no Perl e descobri que a grande vantagem é a quanteidade de funcionalidades que tem para manipulação de texto, mas isto não é útil para todo o tipo de problemas.

A próxima vai ser Lisp um dia destes. 95% das maravilhas que se dizem por aí sobre Lisp não vão alem do "ah e tal é uma linguagem superior, programação funcional é mais inteligente, bla blabla", a cena das macros até agora foi o único argumento palpável que ouvi.

Anyway, em termos de emprego, em Portugal e na maior parte dos países C# e Java são as linguagens pedidas em mais de 70% dos emprego, em países que têm mais indústria electrónica o C ainda é muito pedido.

Cobol tambem é ainda muito usado em todo o lado por causa dos bancos.

As outras linguagens vão sendo pedidas aqui e ali mas menos que as anteriores.

A linguagem que se estabeleceu melhor para mais tipos de problemas é provavelmente o java, talvez tambem C#, mas não sei bem o uso qu é dado a esta última.

O python está a ganhar muita popularidade junto de developers de software de desktop  e não só. O perl continua a linguagem mais usada em scripts de administração/manutenção de servidores. Em relação a aplicações web, o PHP assambarcou completamente o mercado, pelo menos em termos de utilização a liderança é indiscutivel.

O que eu acho que vale a pena aprender? Mais e mais linguagens...

"Aprender" nem é bem o termo mais correcto, é mais "familiarizar-se com".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Aprender" nem é bem o termo mais correcto, é mais "familiarizar-se com".

Exactamente. Há que também ver que mais não é sinónimo de melhor. Se for possível especializar-se numa linguagem e ser-se bom ou muito bom nela, então é possível tirar proveitos daí também.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora