• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Stop using Ajax!

9 mensagens neste tópico

Eu por acaso sou apologista de Ajax de Flash nem por isso mas como tudo acho que deve ser usada com consciência e com moderação. Um site lá por ser todo em ajax não quer dizer que seja funcional alias neste casos normalmente é o oposto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não concordo em grande parte com o artigo. E não sou contra X ou Y só por causa de acessibilidade, para dizer a verdade, raramente penso nisso.

Não, não estou a ser injusto com invisuais ou o que quer que seja. Eu pergunto-me a mim mesmo quando faço um site se eu fizesse determinado site compatível com tudo e mais alguma coisa, 100% acessível a todos, será que algum dia iria ter uma visita de um invisual? A resposta é não, logo, para que me vou preocupar em dar suporte a algo que não vou precisar?

O meu site pessoal, o meu blog, o meu fotolog, etc... Algum dia teve uma visita de um invisual? Duvido... Algum dia vai ter? Duvido... Se eu fosse invisual, certamente que não tinha qualquer interesse nos meus sites.

Aliás, eu se fosse invisual, diria que não tinha interesse na grande maioria dos sites que existem na Internet, não por não serem acessíveis mas sim porque há certos aspectos que nem a maior das compatibilidades em acessibilidade resolvem o problema dos invisuais. Se eu fosse invisual e se usasse a Internet, acho que era para sites e assuntos muito específicos que provavelmente estariam preparados para tal. Acho que nem se quer tinha gosto em ir a certos sites por mais compatíveis que fossem com os invisuais.

Eu não estou a ver, nem hoje nem amanhã, os invisuais usufruirem da Internet como nós usufruimos. A não ser que um dia voltem a ver, isso não vai acontecer.

Acho que preocupar a bruta com isso é completamente desnecessário e uma perda de tempo. Eu digo isto djthyrax porque te vejo em todos os tópicos de alguém a apresentar um site qualquer que falas disso e eu acho que preocupar com isso para todos os sites é completamente absurdo. Quantos desses sites específicos que aparecem cá, vão algum dia ter visitas de invisuais? Nem que fossem 100% compatíveis, será que algum dia iam ter? Diria que a grande maioria não iria ter... E preocupar só por preocupar, só porque é bonito, fica bem e ficamos bem vistos?

Gimme a break...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, é apenas uma questão de usar AJAX apenas quando é necessário. Pegando no exemplo dado no artigo, não tem lógica nenhuma criticar o uso de AJAX no Google Maps. No entanto, há situações em que usar apenas AJAX é simplesmente ridículo. Exemplo: enviar um formulário recorrendo a AJAX, sem dar o uso correcto ao <form>. Há muito pessoal que o faz, e é essencialmente esse tipo de acções que eu critico (e o autor do artigo também pelo que li). É isso e fazer listas de links (menus p.e.) apenas com texto corrido e depois montar tudo com CSS e JavaScript. Não sabem usar o <ul>, <li> e companhias para isto (que é o semanticamente correcto)?

PS: Por falar em AJAX, o Gmail fez umas mudanças de visual no Gmail... Gostei. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, o artigo no geral critica essencialmente o AJAX por questões de usabilidade e é nesse aspecto que eu discordo.

Eu também envio formulários usando AJAX e não vejo mal nenhum nisso. A experiência no site fica muito mais agradável pois não precisamos de esperar que a pagina volte a carregar. Basta olhar para o vBulletin para dar um exemplo: a submissão de respostas a tópicos usando o vBulletin (nas versões mais recentes e presumo eu se a opção para tal estiver activada) é usando AJAX. Um gajo responde, submete e a resposta aparece logo por debaixo da anterior sem que seja necessário fazer refresh.

Eu gosto disto, acho muito mais agradável usufruir de um site assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, o artigo no geral critica essencialmente o AJAX por questões de usabilidade e é nesse aspecto que eu discordo.

Eu também envio formulários usando AJAX e não vejo mal nenhum nisso. A experiência no site fica muito mais agradável pois não precisamos de esperar que a pagina volte a carregar. Basta olhar para o vBulletin para dar um exemplo: a submissão de respostas a tópicos usando o vBulletin (nas versões mais recentes e presumo eu se a opção para tal estiver activada) é usando AJAX. Um gajo responde, submete e a resposta aparece logo por debaixo da anterior sem que seja necessário fazer refresh.

Eu gosto disto, acho muito mais agradável usufruir de um site assim.

Não é isso que eu critico. O que eu critico é o formulário funcionar dessa maneira. Por outras palavras, não funcionar com o JavaScript desactivado, por exemplo.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que não desactivem JavaScript... Se as tecnologias existem são para ser usadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que não desactivem JavaScript... Se as tecnologias existem são para ser usadas.

Isso é verdade JS existe é para ser usado e por acaso sou a favor do uso de ajax em formulário, por exemplo o formulário de registo do IPB é em ajax e está simplesmente espectacular.

Para além disso dificulta o uso e bots :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ehehee... engraçado, já deram o exemplo do vbulletin e do IPB, eu uso a resposta rápida e a edição rápida do SMF aqui no p@p e ambas usam ajax :)

Não era preciso irem tão longe.

Anyway, eu acho é que o gajo que escreveu o artigo não tem lá muito conhecimento das tecnologias que por aí andam. Mas concordo plenamente com ele. A acessibilidade tem que ter uma importancia central.

Mas qual é a cena do gajo de condenar o ajax? Há inúmeras situações em que o uso de ajax não altera a assecibilidade em nada para os invisuais, pelo contrario, em algumas situações até a melhora.

Para alem disso um site pode ser feito de forma a ser funcional com ou sem ajax (degrade gracefully), os invisuais podem assim usar o site sem problemas.

O gajo diz "ajax nem sempre é o mais indicado", isso é verdade, mas não propriamente neste contexto. O que penso que ele quis inconscientemente culpar é o uso de ajax de formas que não têm em conta a assecibilidade. Isso não quer dizer que não possamos usar ajax para o mesmo propósito, temos é que ter alguns cuidados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora