• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

diego

Dificuldade na elaboração de programas em C

4 mensagens neste tópico

Olá pessoal!!

Seu Diego, estou cursando o 1° Semestre de engenharia e tenho muita dificuldades de programar em c.

Estou com um exercício para fazer que é o seguinte:

Implementar um programa, em linguagem c, que receba como entrada o ano (com 4 algaritmo) e imprima no video se o mesmo é bissesto ou não. Dica: segundo o calendário gregoriano todos os anos que sejam múltiplos de 4 mas que não sejam múltiplos de 100, com exceção daqueles que são de 400, são bissestos.

Obs: Se fosse possivel, elaborar um programa mais simples para que eu possa compreender com mais facilidade, pois estou no 1º Semestre.Muito Grato!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um nº é múltiplo de 4 se o resto da divisão desse nº por 4 for 0. Em C, o operador "resto da divisão" é %.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é difícil, precisas de usar um if do género

if (ano % 4 == 0) 
printf ("O ano é bissexto");
else
printf ("O ano não é bissexto");

Este algoritmo, já é capaz de verificar correctamente se muitos anos são ou não bissextos, e normalmente (pelo menos no meu caso foi) é aceite pelos profs no ínicio de aprendizagem de uma linguagem, mas há o problema dos anos terminados em 00, pois alguns são divisíveis por 4, mas não são, como o 1900 por exemplo, e este algoritmo diz erradamente que é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, a título de curiosidade, a razão pela qual os anos bissextos têm esta forma, é que o ano dura aprox. 365,2421 dias.

Ora, se fosse 365,25 teríamos que adicionar 1/4 de dia, ou seja, um dia a cada 4 anos. Como é 365,2421 temos que adicionar 24 dias em cada 100 anos (ou seja, retirar os anos bissextos dos anos acabados em 00) e ainda acrescentar mais 1/400 aprox.(0.0021) daí que a cada 400 anos exista um ano bissexto que não deveria ser se o ano durasse 365,24 dias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora