• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hugu

Posso meter um disco rigido ATA100 num portátil para substituir um IDE?

12 mensagens neste tópico

Boas,

tenho uma duvida sobre discos para portáteis ( discos 2,5") e precisava de comprar um novo e substituir um IDE.

E a pergunta era se posso meter um ATA100 ?

..pelo k percebi um ATA100 é melhor k um IDE e ambos são parallel, certo? logo deve ter o mm tipo de conexao..n?

e a sondar as lojas da especialidade vejo tb k os ATA100 são até mais baratos k os IDE (n percebo pk), e entao gostava de esclarecer esta dúvida antes de ir comprar um disco.

É urgente!

Obrigado pessoal!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um disco ATA é um disco IDE, aliás o nome oficial de um disco IDE é "AT Attachment" daí ser comum aparecerem como ATA/IDE e ATA é sinónimo de IDE.

Não quererás dizer SATA, de "Serial Advanced Technology Attachment"

Se a pergunta se mantém, isto é, se realmente queres saber se podes colocar um disco ATA para substituir um IDE então acho que já respondi ;)

Se não, se querias SATA a resposta rápida é não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um disco ATA é um disco IDE, aliás o nome oficial de um disco IDE é "AT Attachment" daí ser comum aparecerem como ATA/IDE e ATA é sinónimo de IDE.

Não quererás dizer SATA, de "Serial Advanced Technology Attachment"

Se a pergunta se mantém, isto é, se realmente queres saber se podes colocar um disco ATA para substituir um IDE então acho que já respondi :D

Se não, se querias SATA a resposta rápida é não.

N, n! Quis mm dizer ATA100!..

ja tinha percebido que tb era um disco c comunicaçao parallela, mas com conexao igual?  :hmm: é que nos mm sites aparece designaçoes a discos quer ATA100 e IDE  como sendo discos diferentes (capacidades iguais e mm marca, mas preços ligeiramente diferentes)..por isso deduzo que teem algo em diferente e pelo que sondei IDE=ATA é equivalente, mas e ATA100? é um upgrade do IDE? dará tb para ligar onde estava um IDE? (se tem mesma conexao e sem incompatibilidades para o portatil ?)  :hmm: é que quero mandar vir o disco por "correios" e n quero surpreender-me qdo for para substituir o disco vir que a conexao é diferente ou que até consiga encaixá-lo mas depois o disco tenha crashes ou desempanhos esquisitos!..  :down:

Mas pelo que percebi, deve dar para meter um ATA100 sem problemas, confirma-se, right?

Obrigado mais uma vez! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o 100 refere-se apenas à velocidade do bus.

Podes mostrar num site o disco que queres comprar?

E já agora... não mandes vir o disco se o serviço de entregas for CTT. A menos que queiras que o teu disco ande a voar entre contentores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes demais desculpa pela minha escrita, é força do habito!e a pressa em escrever depressa! :thumbsup:...mas tb nao escrevi chinês nenhum!  :D

Devo dizer que me foi complicado ler o que escreveste, mas acho que ainda não interiorizaste bem que ATA e IDE significam a  mesma coisa ;)

http://en.wikipedia.org/wiki/Integrated_Drive_Electronics

Sim percebi que IDE=ATA e que os SATA sao os de comunicação serial, mas tb reparei que existem muitos ATA's (ATA100, ultra ATA, EIDE, ATA133,.. ) e a minha dúvida vai: se por serem discos diferentes, tb podem ter conexões diferentes? ou performaces negativas por ir ligar um disco "mais moderno" numa socket e num portátil que so foi projectado para ligar um disco "menos moderno".. sei lá qualquer coisa do género.. por exemplo: um pc com memorias ram DDR233, n pode levar memórias do tipo DDR400 ou DDR2 ou DDR3, pois não?!..  :ipool:

Eu como n estou dentro dos assuntos e como n quero vir a ter depois uma surpresa desagradável..perguntei se estáva à vontade em comprar por exemplo este disco

E o 100 refere-se apenas à velocidade do bus.

Podes mostrar num site o disco que queres comprar?

E já agora... não mandes vir o disco se o serviço de entregas for CTT. A menos que queiras que o teu disco ande a voar entre contentores.

Olha TheDark: por exemplo dois discos iguais de 160GB, 8MB cache e 5400rpm, mas um diz que é IDE e o outro é ATA100, qual comprava?

IDE

ATA100

Parece que não, mas são 7€ de diferença (dá para cubrir os custos de envio! :D ) e o que me confunde é que se o ATA100 é melhor que o IDE, então porque é que é mais barato?..  :hmm:

Obrigado mais uma vez!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O nome da conexão é ATA, logo não são conexões diferentes, são ligações iguais mas com velocidades diferentes.

DDR2 e DD3 são conexões diferentes, não daria, mas não é a velocidade que importa e sim o tipo, por exemplo, o portátil onde estou a escrever levou recentemente duas memórias DDR2 de velocidades superiores ao que a board inicialmente suportava, resultado, estão a trabalhar à velocidade máxima da board que é inferior à velocidade das memórios, logo estão a ser subaproveitadas.

No caso dos discos vai acontecer o mesmo, se colocares um disco ATA133 numa board que suporte apenas velocidades ATA100 então vais estar a subaproveitar a velocidade do disco. Se isso é bom ou mau, depende da situação, pode nem ser importante, com é o caso das minhas memórias.

No caso desses discos a diferença de preço pode vir de muitos lados, diferentes fornecedores, margens diferentes, etc, mas a razão principal deve ser a marca do disco, um é western digital e o outro seagate, são discos que possuem preços diferentes. A marca muitas vezes influência mais o preço que a qualidade.

Primeiro tentava ver as opiniões gerais dos utilizadores desses tipos de discos, e ver se existem algumas comparações com componentes mais técnicos, senão, ia pelo mais barato :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que percebi das especificações nos sites das marcas, ambos os discos são capazes de ATA100.

De resto... é como o Knitter disse :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

..acabei por comprar um disco externo! LOL 

Pelo preço que ia dar ao disco interno de 120GB, acabei por comprar um externo de 500GB! Aproveitei a promoçao da radio popular..  :ipool:

Assim faço um backup à maneira ao disco actual, depois formato o gaijo de raiz e ponho umas partiçoes à maneira.. e fico com um armazem para futuras ocasioes!

Mas obrigado pela infos, TheDark, Knitter  :D

Agora tenho outra dúvida, mas é melhor abrir em outro tópico,  right? :D

Se puderem, apareçam la!  :biggrin:

Abr

p.s.: ainda sobre o que disseste Knitter, sobre a board suportar ou não ata133: como sei qual é a velocidade que a board do meu portatil suporta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou usas um aplicativo que te diga isso, não sei se o sisoft sandra te indica esse parâmetro (mas não conheço mais software desse tipo), ou mais simples e fiável, vais ler o manual do portátil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado mais uma vez!

Vou ver então se encontro o manual do dito cujo..  :biggrin:

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora