• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JotaM

[Ajuda] Programação Picaxe

8 mensagens neste tópico

Boas pessoal...

Vou agora ao Robotop em Santo Tirso e deparei-me com um problema com a pista..é que aquilo tem um cruzamento onde os 3 led's do seguidor de pista estão accionados (logo tenho que o mandar avançar) e ele passa 2 vezes nesse cruzamento, mas, no fim da pista tem mais uma situação onde os 3 led's do seguidor de pista estão activos e aí tem de parar...

Fiz um pequeno desenho no Paint para ilustrar mais ou menos a situação:

http://i25.tinypic.com/1rt5x4.jpg

(os pontinhos vermelhos representam os 3 led's do seguidor de pista)

Ou seja...nas duas primeiras vezes em que os led's estão no branco tenho que colocar isto no programa:

if esq=1 and ct=1 and dir=1 then avançar

mas no fim da pista tem que ser

if esq=1 and ct=1 and dir=1 then parar

Será que não há uma solução do tipo, das 2 primeiras vezes que acontece o esq=1 and ct=1 and dir=1 ele avança, e na 3a vez que acontece ele pára?

Obrigado

Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não bastará mandar parar quando os 3 leds estiverem apagados? Ou o robô tem de parar exactamente na linha?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não bastará mandar parar quando os 3 leds estiverem apagados? Ou o robô tem de parar exactamente na linha?

O problema é esse..é que das 2 primeiras vezes que os 3 leds estão no branco ele tem que avançar para passar aquele cruzamento...mas ao fim quando tem aquela linha como está no desenho que fiz ele tem de parar..

Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo assim não percebi uma coisa, talvez esteja a ver mal o problema mas a minha ideia será quando os 3 LEDs estão acessos é porque ou chegaste a  um cruzamento ou estás na linha de paragem, de qualquer umas das maneiras se mandares avançar a situação imediatamente a seguir pode ser, 2 LEDs apagados e o centro acesso, que indica que passaste um cruzamento e estás a seguir uma linha ou então 3 LEDs apagados, que significa que acabaste de cruzar a meta, se assim for, se acabaste de cruzar a meta então só tens de parar.

Sendo mais directo, caso os 3 LEDs estejam acessos avanças sempre, se os 3 LEDs estiverem apagados paras. O que vai acontecer é que não paras exactamente em cima da linha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo assim não percebi uma coisa, talvez esteja a ver mal o problema mas a minha ideia será quando os 3 LEDs estão acessos é porque ou chegaste a  um cruzamento ou estás na linha de paragem, de qualquer umas das maneiras se mandares avançar a situação imediatamente a seguir pode ser, 2 LEDs apagados e o centro acesso, que indica que passaste um cruzamento e estás a seguir uma linha ou então 3 LEDs apagados, que significa que acabaste de cruzar a meta, se assim for, se acabaste de cruzar a meta então só tens de parar.

Sendo mais directo, caso os 3 LEDs estejam acessos avanças sempre, se os 3 LEDs estiverem apagados paras. O que vai acontecer é que não paras exactamente em cima da linha.

É uma boa opção...vou ver no que dá e depois digo algo ;)

Thanks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazer isso que disseste com uma máquina de estados, mas o teu circuito deixa de ser combinacional..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem-me dizer qual a velocidade máxima que um carro com o Picaxe 28X suporta?

Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O máximo que o motor rodar, claro que tens que contar com multiplicações que faças, etc etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora