• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

player.nike

[Ajuda] Tabela classificativa de futebol em MySQL

26 mensagens neste tópico

Boa tarde pessoal. Abro aqui este tópico com 2 objectivos em mente: 1º- inteirar-me mais sobre a ferramenta de BD MySql;

2º- tirar dúvidas que possam aparecer entretanto sobre isto mesmo que vou escrever aqui.

Ora bem, vou começar a escrever com uma pequena introdução para vocÊs perceberem melhor aquilo que eu quero saber e que vos quero perguntar.

Eu estou a tirar um curso de Informática e tenho uma cadeira de Bases de Dados em que aprendemos a dar SQL e a trabalhar em MySQL e eu gostaria de perguntar algumas coisas, pois agora que estou a aprender penso que poderia pegar no que estou a aprender e aplicar numa situação (ATENÇÃO: não estou a escrever este tópico para vocÊs me fazerem qualquer tipo de trabalho a esta disciplina). Mas adiante, eu jogo PES 2008, um jogo de computador para PS3 com uns amigos, e de há uns tempos para cá, tenho apontado os resultados que fazemos quando jogámos uns contra os outros de maneira a vÊr que é melhor que quem a jogar esse simulador de futebol; eu tenho os resultados todos comigo, somo-os todos para criar uma tabela (Ranking) em que estão inseridos as vitória, empates, derrotas, títulos e pontos de cada jogador, para além de a tabela incluir também os nomes dos jogadores (os meus amigos).

O que acontece é que me dá algum trabalho fazer isto pois eu passo os resultados para computador (Word) e depois tenho que contar os pontos que cada um faz para actualizar a tabela. Dado que somos 12 jogadores e que fazemos em média, 2 torneios por semana, isto torna-se bastante trabalhoso de se fazer.

Foi então que numa aula de BD na minha universidade, quando o professor estava a começar a dar a introdução ao SQL e à ferramenta MySQL, que eu pensei na possibilidade de eu, em vez de ter tudo em Word, passar a construir isto tudo (resultados / classificações) com recurso às Bases de Dados e mais concretamente ao MySQL. Eu, apesar de ser aluno de um curso superior de informática, como estou só este ano a dar BD e nunca li muito sobre Bases de Dados não faço a mímina ideia se poderei fazer isti com recurso ao MySQL.

As minhas perguntas são estas: será que posso construir a classificação com recurso ao MySQL?

depois poderei actualizar a tabela sem estar a contar à mão os resultados e metendo tudo na tabela? Ou seja, poderei actualizar a tabela constantemente com o MySQL?

Desculpem a minha ignorância.Agradecia respostas.

Boa tarde.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sendo a pessoa indicada visto não ser perito em sql, em principio isso é facil de fazer, eu só sei fazer isso com outra linguagem auxiliar" SQLite/python por exemplo" ...

Da mesma maneira que com uma folha de excel também era fácil de fazer..... agora Word???? :shocking:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro gostaria de dizer que perdi-me a meio do texto.

Podias tentar ser mais sucinto e espaçar melhor as coisas para ser mais facil de ler.

Respondendo as tuas perguntas:

1ª pergunta: sim podes construir a classificação com recurso ao MySQL

2ª pergunta: sim podes colocar essa informação num word. vê http://forums.mysql.com/read.php?33,190503,190503

Uma curiosidade.

Estas a tirar um curso superior de informatica e so agora é que ouviste falar em Bases de Dados ? Não tiveste informatica no secundario ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma base de dados servre precisamente para isso. Para guardar dados e para os usar.

A resposta às uas duas perguntas é: sim.

Há até várias maneiras de fazeres isso.

Começa pelo desenho do modelo de dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sendo a pessoa indicada visto não ser perito em sql, em principio isso é facil de fazer, eu só sei fazer isso com outra linguagem auxiliar" SQLite/python por exemplo" ...

Da mesma maneira que com uma folha de excel também era fácil de fazer..... agora Word???? :shocking:

Sim, também poderei passar a tabela que está no Word para Excel. Acaba por ser igual. Só depois a forma como o faço é que é diferente; mas como eu actualizo à mão tanto faz actualizar a tabela em Word ou em Excel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro gostaria de dizer que perdi-me a meio do texto.

Podias tentar ser mais sucinto e espaçar melhor as coisas para ser mais facil de ler.

Respondendo as tuas perguntas:

1ª pergunta: sim podes construir a classificação com recurso ao MySQL

2ª pergunta: sim podes colocar essa informação num word. vê http://forums.mysql.com/read.php?33,190503,190503

Uma curiosidade.

Estas a tirar um curso superior de informatica e so agora é que ouviste falar em Bases de Dados ? Não tiveste informatica no secundario ?

Não. Não estou a ouvir apenas agora isto tudo. Simplesmente nunca mexi muito com Bases de Dados. Pois, eu não tive informática no secundário.lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma base de dados servre precisamente para isso. Para guardar dados e para os usar.

A resposta às uas duas perguntas é: sim.

Há até várias maneiras de fazeres isso.

Começa pelo desenho do modelo de dados.

Tipo o DER?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo o DER?

Mas há muitos modelos, hierárquicos, rede, relacional, object-oriented?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, parece que a teoria das bases de dados anda demasiado académica pelo nosso país.

Eu estava a falar no modelo de dados, pode ser desenado o modelo entidade relacionamento, ou, como é uma base de dados simples pode desenhar-se logo o diagrama físico, ou seja, as tabelas realmente existentes.

Aconselho-te a leres os apontamentos da tua disciplina de bases de dados um pouco mais. Em que parte vais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, parece que a teoria das bases de dados anda demasiado académica pelo nosso país.

Eu estava a falar no modelo de dados, pode ser desenado o modelo entidade relacionamento, ou, como é uma base de dados simples pode desenhar-se logo o diagrama físico, ou seja, as tabelas realmente existentes.

Aconselho-te a leres os apontamentos da tua disciplina de bases de dados um pouco mais. Em que parte vais?

É sempre bom lÊr os apontamentos lol. Mas nada disso pedrotuga, não se trata disso.

Eu tenho duas tabelas, uma que mostra a classificação e que inclui, os nomes dos jogadores, nº de jogos, vitórias, empates, títulos e pontos; outra tabela é idêntica à primeira mas não tem pontos mas sim a percentagem de vitórias (divisão de vitórias por jogos).

Por isso o que eu queria é que a aplicação (poderá ser em MySQL) me fosse buscar os resultados (e isto é que eu não sei como? ponho os resultados em tabelas também) e me actualizasse a tabela da classificação ou até mesmo a da percentagem. Exemplo: imagina que o 1º tem 141 pontos com 94 jogos disputados, 41 vitórias, 18 empates e 33 derrotas, quando esse jogador fizer mais 10 jogos eu gostaria que conseguisse actualizar a tabela entendes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim entendo, por isso mesmo é que te aconselhei a ler apontamentos ;)

Dados que sejam obtidos a partir de outros não precisam de ser guardados porque já estão implicitos nos restantes dados. O que tu queres é um aplicação que te MOSTRE essas estatiscas com base nos dados que estão nas tabelas.

Sim, poes os resultados em tabelas, e relacionas com os utilizadores.

Numero de jogos, percentagem de vitórias, numero de empates e pontos não precisam de ser guardados na base de dados porque podes obte-los a a partir da tabela de resultados.

Esse calculo pode ser feito através de pedidos SQL.

A serio, lê a sebenta/bibliografia da cadeira, não precisas de ler muito mais do que as primeiras aulas, isso está lá explicado concerteza.

É que não tens uma ideia clara do que é uma tabela de uma base de dados ou um relacionamento. Assim que perceberes esses conceitos tudo se torna claro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha eu tenho a mesma opinião do newbeen podias fazer numa folha de cálculo que era uma opção mais saudável.

Não discordo do mysql se não na parte de como o vais usar, caso seja para implementar com desenvolvimento web não e boa idéia porque tens que estar sempre a ligar um programa a parte e depois abrir o browser,inserir o link... e web não tem o mesmo poder que tem um aplicativo de janela, para além que e muito mais fácil e não tens que estar a ver se tens todas as </> e está tudo em ordem...tudo isto para dizer:Mysql sim é possível de usar para o pretendes agora pensa na maneira como o vais usar.

O que pretendes fazer e muito fácil até, portanto...mãos a obra!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha eu tenho a mesma opinião do newbeen podias fazer numa folha de cálculo que era uma opção mais saudável.

Não discordo do mysql se não na parte de como o vais usar, caso seja para implementar com desenvolvimento web não e boa idéia porque tens que estar sempre a ligar um programa a parte e depois abrir o browser,inserir o link... e web não tem o mesmo poder que tem um aplicativo de janela, para além que e muito mais fácil e não tens que estar a ver se tens todas as </> e está tudo em ordem...tudo isto para dizer:Mysql sim é possível de usar para o pretendes agora pensa na maneira como o vais usar.

O que pretendes fazer e muito fácil até, portanto...mãos a obra!

Se fosse pela opção MySQL não iria ser para fazer actualizações pela net, não seria para estar ligado à net.

Se calhar vou optar pela folha de cálculo em Excel. Mas, desculpem a minha ignorância, como é que faço as actualizações em Excel?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes criar a tua base de dados em mysql e criar uma aplicação que se vai ligar a ela.mas a folha de cálculo e mais fácil.

Uma coisa que não percebi:

actualizar como?tu inserires os valores e ele fazer logo o cálculo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes criar a tua base de dados em mysql e criar uma aplicação que se vai ligar a ela.mas a folha de cálculo e mais fácil.

Uma coisa que não percebi:

actualizar como?tu inserires os valores e ele fazer logo o cálculo?

Não. Conseguir fazer a actualização da tabela classificativa sem ser eu a contar os resultados e a fazer as contas todas, somar tudo,etc. Ou seja, ir aos resultados e actualizar a tabela. Entendes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim o excel serve para isso mesmo ele calcula valores entre células através de fórmulas.assim como a soma,divisão,máximo valor,máximas datas....muita coisa!

Nunca trabalhas-te com o excel pois não?

Conclusão:tu metes os valores e ele faz o resto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim o excel serve para isso mesmo ele calcula valores entre células através de fórmulas.assim como a soma,divisão,máximo valor,máximas datas....muita coisa!

Nunca trabalhas-te com o excel pois não?

Conclusão:tu metes os valores e ele faz o resto

Pois. Já, já trabalhei, mas há bastante tempo já.

Mas outra dúvida: como é que o Excel sabe que 1 resultado destes 2 vs 1 entre o jogador x e o jogador y terá que ser acrescentado na tabela classificativa mais 3 pontos ao jogador x?? As minhas dúvidas andam essencialmente à volta deste tipo de questões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso fazes com as formulas que colocas no excel. So assim é que o excel sabe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yah tens que criar fórmulas constante as tuas necessidades.do gênero tu inseres a "matéria prima" e ele da-te o produto final neste caso os pontos.

A tua dúvida anda a volta de:como e que o excel vai calcular os pontos entre jogadores e vai escrever:

jogador A vx B =2 - 1

(isso tens que ser tu a escrever ele apenas vai somar no final)

fazes uma folha só com os nomes dos jogadores e outra com 2caixas de combinação(que vão buscar os nomes à folha1) e 2caixas de texto onde inseres o resultado do jogador 1 e o resultado do jogador2(respectivamente) depois crias um botão para inserir os dados(jogadores e resultados) debaixo desses botões(nas células).depois e criar um totalizador com base em cálculos nas células.

na folha2 reserva 4 colunas(jogador1 jogador2 pontosdo1 pontosdo2).

Neste caso vais precisar de usar visual basic também.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok Tsunamy_boy obrigado pelas constantes ajudas. Vou tentar vÊr o que consigo fazer. Só essa parte do Visual Basic é que me complicou mais 1 bocado mas de resto ajudaste-me muito.

Abraço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora quando dizes "folha" estas-te a referir a tabelas certo? Folha com os nomes dos jogadores=Tabela com nomes de jogadores certo??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

offtopic.

Como eu gostei... LOL xD Verdade...

Não criticando os alunos ou profs, mas sim o ensino

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora quando dizes "folha" estas-te a referir a tabelas certo? Folha com os nomes dos jogadores=Tabela com nomes de jogadores certo??

AS folhas... são folhas  ;)

São folhas do documento mesmo, não tem outro nome.

olha, é aquilo que se encontra no fundo do excel que diz Folha1, folha2, folha3 que se lhe clicares muda de folha, é mesmo isso.

Por defeito tens 3, mas só vais precisar de usar duas, uma com os nomes dos jogadores e outra com os totais, as caixas de texto e de combinação, do género:

[ nome do jogador1 [\/] [ nome do jogador2 [\/]    Pontos do 1: [      ]  Pontos do 2 [      ]  ( INSERIR DADOS )

REGISTOS

|Antonio  | Manuel  | 2 | 3 |

|Fernando| Joaquim| 3 | 1 |

(...)

Até podes por a vermelho o jogador quem ganhou aquele torneio, usas um" SE", do género:

Se celulaTal1 > celulaTal2 entao celulaTal1 vermelho (não é assim que se faz, mas também não me lembro como é ao certo)

depois fazes os totais (caso pretendas faz na folha3 que eu tinha sugerido para apagares, sendo assim não a apagues) onde listas o nome do jogador e os pontos(com base nos dados da folha 1 e 2)...

Mas vais precisar mesmo de VBA para facilitar o trabalho, para alem que não vejo como inserir dados nas folha sem ser com VBA.

PS: no exemplo:

[                  [\/] são caixas de combinação

[                      ] São caixas de texto

(            ) é um botão

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

AS folhas... são folhas  ;)

São folhas do documento mesmo, não tem outro nome.

olha, é aquilo que se encontra no fundo do excel que diz Folha1, folha2, folha3 que se lhe clicares muda de folha, é mesmo isso.

Por defeito tens 3, mas só vais precisar de usar duas, uma com os nomes dos jogadores e outra com os totais, as caixas de texto e de combinação, do género:

[ nome do jogador1 [\/] [ nome do jogador2 [\/]    Pontos do 1: [    ] Pontos do 2 [    ]  ( INSERIR DADOS )

REGISTOS

|Antonio | Manuel  | 2 | 3 |

|Fernando| Joaquim| 3 | 1 |

(...)

Até podes por a vermelho o jogador quem ganhou aquele torneio, usas um" SE", do género:

Se celulaTal1 > celulaTal2 entao celulaTal1 vermelho (não é assim que se faz, mas também não me lembro como é ao certo)

depois fazes os totais (caso pretendas faz na folha3 que eu tinha sugerido para apagares, sendo assim não a apagues) onde listas o nome do jogador e os pontos(com base nos dados da folha 1 e 2)...

Mas vais precisar mesmo de VBA para facilitar o trabalho, para alem que não vejo como inserir dados nas folha sem ser com VBA.

PS: no exemplo:

[                  [\/] são caixas de combinação

[                      ] São caixas de texto

(            ) é um botão

lol Que estupidez a minha e que grande ignorância. Eu sei o que é folhas, é como documentos no word.lol

Obrigado mais uma vez Tsunami_boy.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora