• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Software de Acesso a IRC para Windows ou X-Chat2 através de Proxy

28 mensagens neste tópico

Boas,

Estou frequentemente numa rede atrás de um proxy algo restrito. Normalmente consigo configurar todas as minhas aplicações para usarem o proxy que tenho através da porta 8080 ou usar HTTPS para que o proxy não invalide o tráfego, para aplicações mais teimosas como clientes FTP uso o yourfreedom.

No entanto ainda não consegui colocar o X-Chat 2 a funcionar. Apesar do mesmo possuir opções de configuração para proxies não consigo que ele use o protocolo HTTP e a porta 8080 nem que uso o proxy local oferecido pelo yourfreedom.

Experimentei também usar um software para forçar aplicações a usarem proxies mas com o que usei, o FreeCap, a aplicação simplesmente não corre.

Assim preciso de uma das seguintes coisas:

• Uma forma para colocar o X-Chat a funcionar,
  • Um programa de IRC para Windows diferente que funcione em WinXP e que seja gratuito/open source

Alguém tem alguma ideia?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, isto provavelmente a sugestão que já ouviste mil vezes. Mas para o caso de ninguem te ter dito...

Porque é que não configuras um tunel SS usando por exemplo o putty?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O  meu conhecimento de redes é algo limitado, e até agora o que tenho feito com SSH é muito simples, mas segundo o que me lembro para fazer um túnel SSH preciso de ter dois intervenientes... hum, não estou a ver como fazer isso, tens por aí alguma documentação que se possa ver?

CGI:IRC, parece interessante, vou ver melhor o que é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para te conseguires ligar a um servidor de irc tens que ter acesso a um nó de rede (computador) que te permita receber ligações nas portas usadas pelo servidor de IRC ao qual te estas a ligar. Por outras palavras, se no sitio onde estás não tem acesso ao irc então tens que aceder por intermédio de um computador que tenha, seja qual for o métofo que uses.

Pesquisei no google e vi os tres primeiros resultados, todos eles são bastante inuitivos e vêm com um exemplo no fim de uma aplicação a ligar-se por SSH, repara nos detalhes host e porta inseridos no final.

http://www.google.se/search?q=set+up+a+tunnel+with+putty&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=com.ubuntu:en-US:official&client=firefox-a

Usando o CGI:IRC estás a ligar-te a partir de um servidor, e depois acedes no teu computador usando o cliente web qua quilo tem. Pessoalmente acho uma solução bem mais complicada que simplesmente criar um tunel, e tem mais requerimentos.

Há por aí dezenas de serviços que oferecem shells gratuitamente, mas nao sei se ainda há muitos que te permitam usares irc. Acho que um serviço desses era o ideal para ti pois podias sempre ligar-te usando o teu cliente favorito com toda a comodidade.

edit:

http://www.google.se/search?hl=sv&client=firefox-a&rls=com.ubuntu:en-US:official&hs=R8n&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=free+shell+irc&spell=1

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, era o que tinha pensado, o problema é o acesso a um servidor externo que tenha acesso ao IRC. Essas contas gratuitas costumam ter restrições a nível de acesso a outros serviços, tenho de verificar melhor.

O CGI:IRC também se revelou um software que complica mais que simplifica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que os servidores da PTNet recusam as minhas ligações, não faço ideia porquê. Estou a usar o yourfreedom, estive aqui às voltas a tentar descobrir porque é que não funcionava e pelo que consigo ver, é sempre negada a ligação no destino.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que os servidores da PTNet recusam as minhas ligações, não faço ideia porquê. Estou a usar o yourfreedom, estive aqui às voltas a tentar descobrir porque é que não funcionava e pelo que consigo ver, é sempre negada a ligação no destino.

Quase de certeza que os ips usados por esses gajos estão na lista negra da PTnet. Mais vale procurares servidores mais pequenos.

Pelo que vi tens o teu site alojado na ptservers que não oferece SSH, se não já tinhas o problema resolvido.

Não tens conta em nenhum servidor da faculdade que permita ligações ao IRC?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso uso um túnel SSH quando estou na universidade. Mas como o pedrotuga disse, precisavas de ter outro computador que acedesse a esses serviços sem restrições. No meu caso, o PC de casa costuma ficar ligado... Inicialmente fiz isto para conseguir aceder remotamente a esses mesmo PC, mas ultimamente tenho o feito para aceder a servidores FTP. Claro que todo o tráfego é redireccionado pela minha ligação de casa.

Mas se não tens outro PC em que possas fazer isto, então não estou a ver como... Diria-te para experimentares o mIRC, mas queres opensource/gratuito, ai já não sei...

É bem provável que a proxy que tu usas não te permite ligar ao porto 6667, que normalmente é o usado para o IRC. Just a thought... E sendo esse o caso, penso que só redireccionando o tráfego.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tentei as várias ferramentas de redireccionamento de tráfego que tenho, e sem efeito o resultado é o mesmo, ligação negado no IP destino.

Na realidade tenho acesso a uma máquina exterior mas não a queria usar para isto, é uma máquina virtual que estou a preparar para usar como máquina de alojamento e de prestação de alguns serviços que precisamos, IRC  não sendo um deles e não queria usar essa máquina para isto, enfim, para já continuo sem IRC enquanto estiver dentro da ESTG, mais tarde logo se vê.

A parte do gratuito/open source, é porque, além de preferir open source, não quero colocar material ilegal no PC de projecto nem no meu portátil, logo tem mesmo de ser legal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas podias sacar a trial do mIRC e experimentar. Só mesmo para puder excluir uma possível causa para o problema...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com 99% da certeza, esse serviço chamado yourfreedom tem os seus ips bloquados na ptnet.

O mIRC é pago, mas podes usar a versão trial por quanto tempo quiseres. Da ultima vez que verifiquei, a última limitação que tinha era um splash screen que te aparece durante uns segundos. Isto só depois de ultrapassados os 30 dias.

Ou seja, é uma alternativa 100% legal e gratuita.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só é uma opção 100% gratuita nos primeiros 30 dias, depois disso, mesmo que não bloqueie estás a usar ilegalmente o software. Podes pensar que ninguém liga a isso, bem eu ligo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só é uma opção 100% gratuita nos primeiros 30 dias, depois disso, mesmo que não bloqueie estás a usar ilegalmente o software. Podes pensar que ninguém liga a isso, bem eu ligo.

Não estás não.

continuas a usar de forma legal, mas tens aquele pequeno incómodo no início, é tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora parecemos duas crianças, "Estás", "Não estás", "Estás sim" :)

É quebra de lincença, a licença indica que podes usar durante 30 dias e depois ou pagas ou deixas de usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas testa lá isso... Se não o queres usar, é contigo, mas testa só para ver se com o mIRC funciona ou não... Assim podemos ter uma ideia se o problema é geral ou especifico no X-Chat.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem não ter dito mas já tinha experimentado ;)

Não encontrei uma opção no mIRC que me permita definir configurações de rede, para colocar as definições de proxy e usando um "proxificador" também não consigo.

Os logs do mIRC são tão úteis, para que raio quero eu saber que o programa iniciou e a que horas terminou?

Parece que vou continuar sem acesso ao IRC durante o tempo em que estiver por aqui, o que é, no mínimo, chato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo é porque é que o CGI:IRC no host do teu site não é opção... Ilumina-me nesse ponto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Simplesmente porque pretendia uma solução mais simples e gostaria de usar um software apenas e não ter vários softwares diferentes para cada situação onde me encontro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não encontrei uma opção no mIRC que me permita definir configurações de rede, para colocar as definições de proxy e usando um "proxificador" também não consigo.

Abre o mIRC » Alt + O » Connect » Firewall

Experimenta lá outra vez...

Se não der, talvez tenha outra solução para ti, mas diz-me uma coisa, que tipo de proxies é que tens acesso onde estas? HTTP? SOCKS4 ou SOCKS5? Outra?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não funciona, não consegue ligar-se, mas não tenho erro nenhum, apenas não liga.

O proxy aqui é HTTP

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho uma vaga de ideia de quando testei o mIRC usando a proxy HTTP da universidade que não dava e tive de usar a SOCKS 5. Passo a explicar, a HTTP era somente para protocolos mais comuns, HTTP(S), SMTP, POP3 e por ai... E a SOCKS para outros serviços, incluindo IRC e para isso eles tinha de abrir as portas necessárias para cada um desses serviços. Pelo que eu deduzo que se a proxy que tu usas esta a bloquear a porta 6667, não te será possível ligar ao IRC...

Mas isto só sou eu a deduzir...

Experimenta usar isto: http://www.auditmypc.com/security-scan.asp

Escolhe advanced e põe lá 6667, mas não sei até que ponto isto é suposto funcionar usando proxy...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O proxy aqui é bastante restritivo, nem acesso a servidores de FTP consigo na rede normal dos alunos, por isso é que precisava de uma forma de dar a volta para ter acesso ao IRC, sei que nunca irão abrir as portas de IRC, por mais que peça.

Os servidores de yourfreedom parecem não funcionar, vou ver outras opções, mas só lá para segunda ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tens as portas de IRC bloqueadas e só tens esse proxy IRC, penso que a única solução é SSH e redirecionar o tráfego. Não estou a ver outra forma de fazeres isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso pensava que o mirc podia ser usado depis dos 30 dias. É pena pois é dos clientes melhores. Fui ver a licensa e cheguei a conclusão que estava errado.

PArece-me que a única forma que tens é o cgi irc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora