• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zephirus

Melhor maneira de gravar dados de um programa

10 mensagens neste tópico

Olá,

Preciso de uma opinião. Qual é o melhor método para gravar um ficheiro de configuração de um programa, ou dando um exemplo... No programa que estou a desenvolver, existem diversas variáveis, estados de botões, etç e eu quero que o utilizador possa gravar o estado dessas variáveis e botões para posteriormente poder fazer load dessa configuração. Basicamente é guardar os valores das variáveis mas a minha dúvida é mesmo o formato e tipo de ficheiro em que devo guardar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens o My.Settings

Propriedades do projecto -> Settings -> e defines as vars que quiseres

E la podes definir as variaveis que quiseres

por exemplo:

dim x as object = My.Settings.VAR1

x = 100

My.Settings.VAR1 = X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar não me expliquei bem. O que eu pretendo é guardar um ficheiro de configuração como se guarda um documento do word. O utilizador pode gravar vários ficheiros. Como um savegame de um jogo por exemplo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, eu quero guardar num ficheiro. O que eu queria mesmo saber era o formato desse ficheiro. Por exemplo, não queria guardar em formato texto, queria que ficasse num formato "codificado", não sei se me faço entender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... eu tb ando a querer encriptar texto... vais ter que te safar sozinho ou esperar que alguem te ajude por aqui

Mas qt a encriptaçao.. podes ter a mesma um ficheiro de texto mas o que esta la dentro estar encriptado, e dps criar uma rotina no teu programa que Encripte e Desencripte o ficheiro de texto que tens...

Sobre a encriptaçao, algo que pretendo estudar qd tiver pouco mais de tempo, System.Security.Cryptography <-- Informa-te sobre isto

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Podes gravar nos settings, é o local mais indicado para o fazer. No código que o freaklori colocou só falta mesmo a gravação através do My.Settings.Save(). Isto grava com um formato xml, no entanto podes criar o teu próprio xml, ou recorrer aos velhotes INI's.

Se quiseres codificar alguma informação importante podes usar um encriptação de Rijndael por exemplo. http://www.obviex.com/samples/encryption.aspx

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Podes gravar nos settings, é o local mais indicado para o fazer. No código que o freaklori colocou só falta mesmo a gravação através do My.Settings.Save(). Isto grava com um formato xml, no entanto podes criar o teu próprio xml, ou recorrer aos velhotes INI's.

Se quiseres codificar alguma informação importante podes usar um encriptação de Rijndael por exemplo. http://www.obviex.com/samples/encryption.aspx

Mas eu não quero gravar settings do programa. Eu quero gravar um ficheiro à parte. Imagina que no meu programa tens 50 butões ON/OFF e eu posso colocar os que quiser em ON. Eu quero depois ao carregar num botão SAVE, criar um ficheiro que me guarde quais os botões que estão ON e os que estão OFF de maneira a que quando abrir o programa mais tarde, através de um botão LOAD, possa ler esse ficheiro e os botões ficarem como estavam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O namespace My através da classe Settings foi criada para isso mesmo. Para poderes gravar setting do programa, ou seja, as opções que o utilizador escolhe. Isto foi criado para substituir um problema identificado no VB6 e que deste modo fica resolvido.

É claro que se tiveres 50 botões não vais criar 50 settings só para os botões! Crias um uma setting para os botões e gravas, por exemplo, uma string separada por ponto e virgula e no arranque separas.

Mas os settings servem para isso mesmo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora