• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Henyah.com

27 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: Henyah

Última Versão: BETA (a partir de 1 de Maio)

Líder do Projecto: Rui Maia

Membros Actuais do Projecto:

• João Coelho (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
  • Rui Maia (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
  • João Pedro Silva (Instituto Superior Técnico)
  • Vasco (Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo)

Descrição do Projecto:

O Projecto

O projecto surgiu em Outubro de 2007, ideia do João Coelho (FEUP), e tinha como objectivo criar um jogo de browser com vertente gráfica. O conceito do jogo baseia-se no conceito de outros jogos semelhantes, apesar de não haver jogo algum até aos dias de hoje com o mesmo conceito: o utilizador será um pirata espacial, que poderá, com a sua aliança, dominar mercados de planetas, vencer leilões, equipar a sua Ship até ao tutano, comprar mais naves, definir tácticas imbatíveis, atacar e pilhar outros jogadores, enfim, tudo o que um pirata espacial deveria poder fazer.

Ao João Coelho juntaram-se os elementos Rui Maia (FEUP), João Pedro Silva (IST) e Vasco e desde então têm trabalhado no sentido de inovar nos jogos de browser com o conceito do Henyah.

O Henyah não pretende ser mais um jogo de texto no browser, mas sim possibilitar aos seus jogadores o total controlo das suas Ships, com interacção point-and-click, ou seja, o jogador vai realmente poder controlar a sua nave no Universo.

O Henyah aposta ainda numa forte interacção grupal, com o conceito de Aliança, onde cada jogador em conjunto com outros jogadores estarão a jogar em tempo real.

História do Henyah

Num tempo em que os homens não nasciam livres, surgiu um grupo que se impôs negativamente, segundo a moral predominante da época. Rejeitando a Escuridão, os Henyah determinaram que a Expansão teria de ocorrer de qualquer modo, para que a Luz voltasse a ser o Presente.

Libertando a Terra e expandindo a sua influência ao espaço, os Henyah cumpriram a sua demanda sem grande dificuldade: todo o homem voltou a ser livre. Uma vez livres, aqueles que nunca tinham conhecido tal frescura, tão grande campo de acção, cometeram o mesmo erro que tinha levado os seus antepassados a deixarem de o ser. O conceito de guerreiro Henyah passou a estar ligado a toda a população universal pelo que, "uma vez Henyah, Henyah para sempre".

Numa Era em que as únicas regras existentes passaram a ser as regras matemáticas do Universo, o teu papel como um dos Henyah é seres o melhor. Para isso, terás de criar as tuas próprias regras.

Contactos e Informações

Site oficial: www.henyah.com

Fórum oficial: www.henyah.com/forum

E-mail: webmaster@henyah.com

1

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Engraçadito... Olha lá, esse Vasco da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo é a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo de Leiria? Ou há outra com o mesmo nome?

(Daqui a pouco analiso melhor, mas agora fiquei com curiosidade)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Engraçadito... Olha lá, esse Vasco da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo é a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo de Leiria? Ou há outra com o mesmo nome?

(Daqui a pouco analiso melhor, mas agora fiquei com curiosidade)

Precisamente.  :P

Os meus 3 colegas de equipa do Henyah são aí de Leiria. Um deles estuda na FEUP, o João Coelho, o João Pedro Silva no IST e o Vasco estuda no 12º ano aí em Leiria, nessa mesma escola.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso eu estudo na outra Secundária cá de Leiria. Qualquer dia ainda dou um saltinho lá e meto-me com um cartaz à porta: "Vasco do Henyah tou aqui!".

Agora que li o post todo e vi o vídeo do demo no youtube, devo dizer que o jogo parece-me bastante interessante! Essa simulação de mapa do Universo (ou algo do género) deixou-me água na boca. Infelizmente não me vou inscrever para Beta Tester (pelo menos para já), porque isso merece ser testado exaustivamente e tempo é algo que não tenho (ainda tenho de subir as minhas notas se quero ter também aí à FEUP daqui a 2 anos...).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, parece-me uma grande ideia Rui :P

Já me inscrevi para beta tester, espero ser aceite :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu para já não me inscrevo pq não tenho tempo para isso, mas mais lá para a frente lá dou um salto :P

Boa sorte. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora que li o post todo e vi o vídeo do demo no youtube, devo dizer que o jogo parece-me bastante interessante! Essa simulação de mapa do Universo (ou algo do género) deixou-me água na boca.

Vais poder realmente controlar a tua nave. Do género, seleccionas a nave, carregas noutro ponto da tela e ela move-se para lá. Estamos a inovar nos jogos de browser porque não há jogo algum, com motor em JavaScript, que tenha gráficos. Os jogos de browser que têm feito sucesso pecam por não ter parte gráfica, na minha opinião. Nós pretendemos começar a mudar um pouco esse panorama com o Henyah.

Orgulhamo-nos, portanto, de ser criadores de um dos primeiros - senão mesmo o primeiro - jogo de browser que usa vertente gráfica.

Bem, parece-me uma grande ideia Rui :)

Já me inscrevi para beta tester, espero ser aceite :D

Lógico que vais ser aceite.  :P:D

Aliás, se quiseres falar com mais amigos que estejam interessados em experimentar a BETA podes fazê-lo à vontade. E isto aplica-se a todos os utilizadores que lerem isto.

Eu para já não me inscrevo pq não tenho tempo para isso, mas mais lá para a frente lá dou um salto :)

Boa sorte. :)

Obrigado. Mais á frente conto contigo David.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu agora também estou com pouco tempo, mas lá para meios de Junho, seja em que fase o projecto esteja, gostava de experimentar, porque me parece bastante inovador. Foi uma excelente ideia deathseeker25.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu agora também estou com pouco tempo, mas lá para meios de Junho, seja em que fase o projecto esteja, gostava de experimentar, porque me parece bastante inovador. Foi uma excelente ideia deathseeker25.

Mesmo ao nível do conceito do jogo, acho que não há jogo nenhum com estes objectivos. Mas mais adianta todos ficarão a saber mais sobre o que conterá o Henyah.  :P

Parece-me bem, visto que vai ser mais interactivo..... :P

Relativamente á interactividade, recomendo que vejam os vídeos. Aí já dá para compreenderem um pouco melhor até que nível o Henyah será interactivo.  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei do que vi, fiquei surpreendido. :P

PS: Dá uma olhada à PM que te mandei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei do que vi, fiquei surpreendido. :P

PS: Dá uma olhada à PM que te mandei.

Ainda bem que o Henyah, mesmo ainda em fase de desenvolvimento, começa já a surpreender. Queremos fazer com que o jogo tenha realmente potencial para se ir expandindo com o tempo.

P.S.: Dei uma olhada á pm que me enviaste mas não tenho tido grande tempo... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gosto bastante de ver este tipo de iniciativas a surgir, no entanto parece-me que algumas afirmações não estão muito correctas.

O jogo não tem nada de novo, nem no conceito que, embora não acredito que tenha sido copiado, é igual a muitos outros. Mesmo os termos usados, os tipos de interacção, enfim, o ambiente onde se processa o jogo não é novo.

Dizer que não há jogo algum com motor de javascript e com gráficos é, no mínimo, não ter em consideração o que foi feito por outras equipas e noutros jogos. Parece que não foi feito o trabalho mais simples que qualquer projecto deve ter que é avaliar o estado da arte.

Parece que não jogas jogos browser based, ou que apenas jogas os nomes mais conhecidos por aqui. Quanto à história do jogo, é a mais comum em jogos e livros existentes.

Resumindo, gostei da ideia, gostei de ver o pouco que foi mostrado mas acho que um pouco mais de pé na terra seria possível. A diferença entre dizer que se está a inovar e a existência real de inovação é muito grande.

Existem muitas tecnologias emergentes e que poderia ter sido muito bem usadas para conseguir o que pretendem, e existia muito por onde inovar, acho que não o fizeram.

Apesar do que disse espero por novas do desenvolvimento, e embora não vá participar nas betas, dado que não tenho tempo para o fazer correctamente, vou continuar com atenção à evolução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gosto bastante de ver este tipo de iniciativas a surgir, no entanto parece-me que algumas afirmações não estão muito correctas.

O jogo não tem nada de novo, nem no conceito que, embora não acredito que tenha sido copiado, é igual a muitos outros. Mesmo os termos usados, os tipos de interacção, enfim, o ambiente onde se processa o jogo não é novo.

Dizer que não há jogo algum com motor de javascript e com gráficos é, no mínimo, não ter em consideração o que foi feito por outras equipas e noutros jogos. Parece que não foi feito o trabalho mais simples que qualquer projecto deve ter que é avaliar o estado da arte.

Parece que não jogas jogos browser based, ou que apenas jogas os nomes mais conhecidos por aqui. Quanto à história do jogo, é a mais comum em jogos e livros existentes.

Resumindo, gostei da ideia, gostei de ver o pouco que foi mostrado mas acho que um pouco mais de pé na terra seria possível. A diferença entre dizer que se está a inovar e a existência real de inovação é muito grande.

Existem muitas tecnologias emergentes e que poderia ter sido muito bem usadas para conseguir o que pretendem, e existia muito por onde inovar, acho que não o fizeram.

Apesar do que disse espero por novas do desenvolvimento, e embora não vá participar nas betas, dado que não tenho tempo para o fazer correctamente, vou continuar com atenção à evolução.

Caro Knitter,

Não quero de modo algum desvalorizar a tua opinião, até porque isso seria realmente mau, no entanto acho que não estás a usar argumentos suficientemente válidos quando dizes que o nosso jogo não é inovador. Sei que existem por aí montanhas de jogos de browser, mas não conheço nenhum que tenha interface 2D que se tenha massificado como o Ogame, por exemplo, ou como qualquer outro jogo dos alemães da GameForge.

De qualquer modo, é sempre bom ler uma opinião contrária á geral, mesmo quando esta não é 100% fundamentada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Massificado talvez seja a palavra correcta :P

Realmente massificado como o Ogame e restantes não sei dado que não conheço a extensão de alguns jogos que joguei, mas que existem vários que usam/usaram a mesma tecnologia e interacção que o vosso, isto pelo pouco que mostraram claro. Lembro-me por exemplo do Dofus, que agora é flash e não javascript, mas que é um MMORPG browser based com muito melhor interacção do que o que mostram no vosso, basta experimentarem. Ou o Ikariam que embora não tenha a interacção completamente como o vosso parece ter, tem componentes bastante parecidas em algumas situações e possui um grafismo muito bom, melhor que qualquer outro jogo da GameForge até ao momento.

A única coisa que queria deixar claro é que as afirmações que fizeste parecem afirmações de quem não tem os pés na terra, ambição sim mas com medida e com realismo. Acredito que posso estar errado mas isso é o que dá a entender do que escreveste, tanto aqui como no mail que enviaste. Usando um termo mais técnico, parece que não fizeram o estado da arte.

Confesso que estou expectante com o que vai ser realizado e pretendo experimentar quando tiver sido lançado oficialmente, infelizmente não tenho tempo para jogar com beta tester.

Quanto a opinião contrária, eu sou sempre do contra :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jogos como já muito boa gente por aqui deve saber é coisa que não me cativa muito, mas interesso-me sempre pela tecnologia envolvida.

Parece-me bastante cool a ideia de ser possivel a um utilizador movimentar-se graficamente.

Se é novo ou se já é usado extensivamente não faço ideia pois não sigo as noticias relacionadas com jogos.

Que tecnologias é que isto usa? Como é que isto funciona?

Tipo..  há uma base de dados central que mantem um mapa geral?

Como é o interface em javascript comunica com o motor do jogo?

Estou a fazer estas perguntas por simples curiosidade, pois, tal como o djthyrax tambem fiquei surpreendido.

Muitas horinhas de trabalho aí em metidas nesse jogo não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Citação

A única coisa que queria deixar claro é que as afirmações que fizeste parecem afirmações de quem não tem os pés na terra, ambição sim mas com medida e com realismo. Acredito que posso estar errado mas isso é o que dá a entender do que escreveste, tanto aqui como no mail que enviaste. Usando um termo mais técnico, parece que não fizeram o estado da arte.

Knitter alguma vez estiveste envolvido na produção de algum projecto deste género? É que, quando estamos meses e meses a desenvolver algo e, chegando a uma fase mais próxima do fim, começamos finalmente a falar com outras pessoas sobre o que fizemos ou estamos a fazer, é normal fazermos transparecer alguma excitação. Lógico que isso por vezes é contraproducente, principalmente quando nos deixamos guiar apenas e só pelo sonho e pela excitação, o que não é o caso. No nosso caso, temos continuado a trabalhar várias horas por dia no projecto de forma a podermos atingir os objectivos a que nos propusemos inicialmente. E, agora que estamos mais perto de o conseguir, cada dia mais até, sinto-me mais à vontade para falar do jogo como algo que tudo faremos para ser grande.

Quanto ao e-mail que recebeste, posso garantir-te que só o recebeste porque o teu contacto provavelmente constava nos meus contactos de MSN do meu e-mail antigo. Como achei que estaria a divulgar o meu trabalho a amigos - e no e-mail que enviei fui bem directo ao assunto, dizendo que estavamos a procura de BETA Testers para o jogo - enviei o e-mail sem qualquer tipo de problemas. Já que o teu contacto constava na lista dos meus e-mails do meu antigo e-mail de MSN, então também tiveste a sorte ou o azar de o ter recebido. Só e apenas isso.

Citação

Confesso que estou expectante com o que vai ser realizado e pretendo experimentar quando tiver sido lançado oficialmente, infelizmente não tenho tempo para jogar com beta tester.

Quanto a opinião contrária, eu sou sempre do contra.

Amen.

Fico à espera de mais críticas e quem sabe sugestões tuas então, já na versão final. Essa é uma componente muito importante para nós, é a partir das críticas dos utilizadores que faremos com que o projecto atinja níveis superiores, correspondendo às exigências do público. Lógico que as críticas têm limites, como tudo na vida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, já estive envolvido em projectos do género, não posso dizer jogos do género mas projectos que se assemelham no que pretendem atingir.

Talvez sejam os constantes avisos aqui na ESTG, e o constante perguntar sobre o estado da arte, análise de sistema, não programar antes de avaliar, e não deixar transparecer muito entusiasmo antes de realmente saber que temos algo bom a apresentar, ou talvez seja porque gosto mais de ver os lados menos positivos e de não assumir muito e procurar sempre as críticas sobre os pontos maus, ou então é porque sou mesmo do contra e não há mais nada a dizer :)

Quanto ao mail, que nem estava para mencionar aqui porque acho que são coisas separadas, podemos dizer que não sou muito flexível em algumas coisas, essa do mail sendo uma delas, mas não vem mal nenhum ao mundo por ter recebi o dito mail.

Voltando aos projectos, a primeira coisa que qualquer aluno tem de fazer aqui na ESTG quando está a fazer projecto é passar uma ou duas semanas a avaliar o que existe feito, isto porque muitas vezes a ideia é boa mas já existe alguém que a fez, nem que tenha sido em meio académico, e tendo em conta que, embora não seja assim tão velho, já ando no mundo dos jogos há bastante tempo, as afirmações que fizeste soaram logo a entusiasmo a mais, mesmo que seja justificado :D

Se juntarmos aos anos de jogos em desktop os anos de jogos browser based, antes até de serem chamados browser based, mais os anos de jogos workshop mais os anos de literatura de fantasia/fantasia espacial/ficção científica, as ideias que para uns são novas acabam por ser sempre comparadas com o que já conheci, é inevitável :D

Para quando estão às espera de lançar uma versão final?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oh rui... passaste a frente das minhas perguntas :D

Não foi por mal, não te preocupes. Virá um colega meu, do projecto Henyah, responder-te com mais alguma precisão a algumas perguntas.  :)

Para quando estão às espera de lançar uma versão final?

Isso vai depender um pouco do desenrolar da BETA. O que está planeado e está inclusivé escrito no primeiro post aqui da thread, é que por cada 50 jogadores que tenhamos na BETA, teremos 2 semanas de BETA para cada grupo de 50. Se tivermos 150 jogadores inscritos, por exemplo, teremos 6 semanas de BETA Testing.

Assim sendo, a versão final vai depender bastante do desenrolar da BETA. Mas, na pior das hipóteses, em inícios de Setembro.  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite

Peço desculpa pela demora a responder =P

Já agora, e visto que provavelmente é o meu primeiro post aqui no p@p, falta dizer que sou o João Coelho, coordenador do projecto Henyah.

Gosto de saber que este projecto já tem suscitado alguma controvérsia, aliás é positivo. Mas não falo sobre isso, deixo a tarefa de convencer os cépticos para o Rui xD.

Jogos como já muito boa gente por aqui deve saber é coisa que não me cativa muito, mas interesso-me sempre pela tecnologia envolvida.

Parece-me bastante cool a ideia de ser possivel a um utilizador movimentar-se graficamente.

Se é novo ou se já é usado extensivamente não faço ideia pois não sigo as noticias relacionadas com jogos.

Que tecnologias é que isto usa? Como é que isto funciona?

Tipo..  há uma base de dados central que mantem um mapa geral?

Como é o interface em javascript comunica com o motor do jogo?

Estou a fazer estas perguntas por simples curiosidade, pois, tal como o djthyrax tambem fiquei surpreendido.

Muitas horinhas de trabalho aí em metidas nesse jogo não?

Bom, o que te posso adiantar, e para não entrar em pormenores que possam comprometer a segurança da programação do jogo (como deves calcular deve-se guardar sempre algo a que se chama "o segredo da casa")  é o seguinte:

O jogo assenta numa modelação relacional de um Banco de Dados. Aliás, num projecto desta dimensão nem seria possível fazer de outra forma ; )

Não sei se já participaste em algum projecto de maiores dimensões mas já que também não estou a responder só para ti mas também para qualquer pessoa que leia este post, posso dizer-te que quando chegamos a um nível já de alguma complexidade, o mais importante não é a dimensão do projecto em si, mas a forma como se optimiza a utilização da informação. Por exemplo, posso contar-te um problema que tivemos na descrição de movimentos em tempo real na BD. O que acontecia é que não podíamos actualizar a movimento sempre que a nave se movesse. Isso criaria uma carga tão grande que seria praticamente impossível implementar o jogo a um nível massificado. Mas enfim, acabámos por resolver a situação com recurso a clocks do lado do servidor =P

Em relação ao javascript, que te posso dizer?

Usamos um sistema baseado em layers com posição relativa. Temos construtores, destrutores para os objectos (cada "pacote" de HTML enviado pelo servidor é convertido num objecto). Estes objectos serão depois inseridos nas posições respectivas, conforme a ordem do servidor.

Em relação ao método de comunicar com o servidor, não te vou poder dizer como nós fazemos, por razões de segurança, e porque também é um método que eu próprio desenvolvi e penso não estar na altura de o divulgar (também ainda não tive a oportunidade de verificar se o método já foi usado).

Contudo, posso adiantar-te que há um método massificado bastante interessante para comunicar com o servidor por Javascript chamado XMLhttpRequest. Este método é commumente usado naquilo a que se chama a tecnologia AJAX.

Espero ter-te elucidado um pouco mais =)

Uma vez mais peço desculpa pela demora.

Qualquer dúvida coloca-a aqui que eu terei todo o gosto em resopnder, dentro das minhas possibilidades, claro :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jpac89

mmm.. estou a ver, é como o google maps, vai fazendo pedidos das imagens via xmlhttprequest

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal,

Venho aqui anunciar a versão final do Henyah, um jogo online que eu e um colega meu da faculdade criamos, em conjunto com outro colega que estuda no IST. Existe um tópico com muita informação sobre o jogo, que podem visualizar aqui.

Entretanto os bugs foram corrigidos, a interface melhorada e foram adicionados os modos de Missão, Medalhas e melhorado o sistema de interacção entre jogadores. Experimentem que não se vão arrepender.

http://www.henyah.com

Qualquer coisa, perguntem aqui no tópico que eu dou a resposta necessária. Aguardo feedback.  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora