• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Elek

[RESOLVIDO] Botão "Guardar" Vb.net 2008

41 mensagens neste tópico

Boas... estou com um grande dilema... estou a realizar um programa no visual basic 2008 express edition e tenho todas as ligações à base de dados já feitas (não estão por código), criei uma tabcontrol e meti uma datagridview para visualizar os dados (n quero k edite nem adicione nem exclua mas isso ja ta), e na tab2 meti umas textbox para quando se clica 2x no artigo da datagridview aparece la em detalhe. Agora o meu dilema é, eu tenho um botão de criar novo, um de eliminar e um de gravar alterações e n sei k código é k hei-de meter nesses botões porque o código que utilizava no vb 6 n funciona  :)

podem-me ajudar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi,

Mostra lá o código que está no form load (o que tem o dataadapter)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Private Sub Form_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

'TODO: This line of code loads data into the 'FrutariaDataSet1.Fornecedores' table. You can move, or remove it, as needed.

Me.FornecedoresTableAdapter.Fill(Me.FtDataSet.Fornecedores)

'TODO: This line of code loads data into the 'FrutariaDataSet1.Produtos' table. You can move, or remove it, as needed.

Me.ProdutosTableAdapter.Fill(Me.FtDataSet.Produtos)

'TODO: This line of code loads data into the 'FrutariaDataSet1.Produtos' table. You can move, or remove it, as needed.

Me.ProdutosTableAdapter.Fill(Me.FtDataSet.Produtos)

End Sub

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ah a base de dados é sql serer 2005 express edition, no entanto tou a realizar toda a manutençao no vb.net.

ng me pode ajudar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa passou-me.

Experimenta:

Me.ProdutosTableAdapter.Update(Me.FtDataSet.Produtos)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

n faz mal...

lol tou a entrar em desespero... n dá... eu tava a tentar assim:

produtosBindingSource.add (value as object)

mas n sei o k meter no value e no object... é k eu sabia vb6... eu sei k é diferente, mas a verdade é k algumas coisas sao semelhantes... no vb6 eu fazia assim:

If (DataEnvironment1.rsquery1.State <> adEditAdd) Then

DataEnvironment1.rsquery1.AddNew

End If

mas eu n sei o k é o dataenvironment no vb.net... calculo k seja o dataset  :hmm: e o rsquery calculo k seja fazer uma query e pronto, mx tb n da pk n consigo grava-la lol... como ves isto n ta nda facil...  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não dá erro nenhuma...mas também não grava as cenas na base de dados

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem acabo por n ter código nenhum no botão pk nenhum do código k meto funciona...

tentei o k disseste, exactamente cm disseste e dps tentei o k t disse

produtosBindingSource.add (value as object)

tentei meter varias cenas no value e no object mas rejeita tudo... tou prestes a entrar em pânico, já me estou a pensar aventurar nas stored procuders. o pior é k ainda n sei mt bem xama-las no código... porque assim n tou memo a conseguir fzr... ja tentei todo o código k possas imaginar, ja criei classes e tudo e n consigo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenta então assim

Dim cb As SqlCommandBuilder = New SqlCommandBuilder(Me.ProdutosTableAdapter)

cb.QuotePrefix = "["

cb.QuoteSuffix = "]"

Me.ProdutosTableAdapter.Update(Me.FtDataSet.Produtos)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hummm n da tb... agr k copiei pa la o teu codigo é k reparei k ja o tinha experimentado, pk o codigo k experimento meto smp comentado...

agora tava a pensar numa cena... é keu tou a usar a bd dentro do .net, ou seja quando ele grava pa datagridview e n grava pa bd é pk só ta a gravar na bd virtual e n na fisica... agr n sei se será disso... vou fazer uns testes... dps posto aki o resultado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eheh era isso mxm  :D epa k cena tao estupida lol...

há 3 semanas que ando a tentar resolver isto n tas bem a ver... obrigada memo pela ajuda e pela paciencia, k eu ja tava memo a desesperar... sorry  :fartnew2:

qualquer cena eu disponho lol  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eheh era isso mxm  :D epa k cena tao estupida lol...

há 3 semanas que ando a tentar resolver isto n tas bem a ver... obrigada memo pela ajuda e pela paciencia, k eu ja tava memo a desesperar... sorry  :fartnew2:

qualquer cena eu disponho lol  ;)

boas rapaz tou com o mesmo problema k tu tiveste com esse botão e descobri este tópico so que n percebi afinal como resolveste esse problema....se puderes da ai umas luzes lol

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porque é que se associa sempre a informática aos rapazes? lol

bem o meu problema é que ao fazer a ligação entre o vb e a base de dados, respondia sim quando ele perguntava se queria gravar uma cópia da base de dados na pasta da aplicação. Logo o que estava a acontecer era gravar na cópia que estava na pasta e não na base de dados. Estava a gravar na base de dados virtual e não na fisica.. O que tens que fazer é apagar a ligação da base de dados e apagar o ficheiro .mdf e ligar novamente a base de dados e responder que não.

Se não for esse o problema, posta aí o problema que pode ser algo que eu consiga resolver..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas Elek o problema deve ser o mesmo k o teu retirei a base de dados.mdf e copia.ldf k estavam dentro do projecto tirei tb da pasta bin e coloquei fora do projecto e mudei a conection string, coloquei a bd.mdf no projecto mas fora da pasta e fiz a ligação mas n perguntou se keria fazer copia ou n e criou o k suponho k é a copia .ldf ao lado n percebo pk, suponho k deve ser este o problema, mas n tou a csg resolver.

cumps

obrigado pela paciência

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Error 1 Unable to copy file "C:\Users\Andre\workspace\TFC_Gestã - 24-06-08\TFC_Gestão de Condominios\TFC_Gestão de Condominios\GestaoCondominio.mdf" to "bin\Debug\GestaoCondominio.mdf". Could not find file 'C:\Users\Andre\workspace\TFC_Gestã - 24-06-08\TFC_Gestão de Condominios\TFC_Gestão de Condominios\GestaoCondominio.mdf'. TFC_Gestão de Condominios

Error 2 Unable to copy file "C:\Users\Andre\workspace\TFC_Gestã - 24-06-08\TFC_Gestão de Condominios\TFC_Gestão de Condominios\GestaoCondominio_log.ldf" to "bin\Debug\GestaoCondominio_log.ldf". Could not find file 'C:\Users\Andre\workspace\TFC_Gestã - 24-06-08\TFC_Gestão de Condominios\TFC_Gestão de Condominios\GestaoCondominio_log.ldf'. TFC_Gestão de Condominios

e da-me agora k pus a base de dados fora do projecto estes dois erros

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok andré, tu tinhas k apagar tudo mesmo. o dataset, a ligação e o mdf., mas a ideia é apagares mesmo no vb.net e não nas pastas... depois tinhas de ligar tudo novamente, e quando vais a adicionar uma nova datasource é que ele pergunta se queres copiar para a pasta... eu posso não estar a perceber muito bem o teu erro, portanto se não for o que estou a dizer e se puderes manda-me uma print que mostre o erro, o database explorer e o datasource sff..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok elek a tua ajuda resolveu temporariamente o problema, assim k faço as alterações k dizes ja csg gravar e tudo , mas qd fecho o vb e volto a abrir agora da me este erro n percebo: "An attempt to attach an auto-named database for file C:\users\andre\workspace\tfc_gestã -24-06-08\tfc_gestão de condominios\tfc_gestão de condominios\bin\debug\gestãocondominio.mdf failed. Adatabase with the same exists, or specified file cannot be opened,or it is located on UNC share."  e ja nem sequer faz o load dos dados da base de dados ja tou a entrar em parafuso n percebo o pk destes erros, se csg ajudar agradeço.

desculpa tar a chatear.

n sei cm por aqui print screen.

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

basta ires ao http://www.imagehost.org/ , fazes o upload da print e metes aqui o URL...

mas de qualquer forma parece-me que o erro está em teres tirado a cópia da base de dados do ficheiro. mas envia-me o código que estás a usar para gravar, porque ha códigos que só funcionam quando não gravas a cópia na pasta. mas também não será um problema. Posta aí o código que estás a utilizar sff.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas Elek obrigado pela que ja está a funcionar normalmente, o problema é k qd mudava o nome á pasta do projecto ou mudava de pc mesmo mudando a conection String os Datasets tentam sempre abrir a bd do 1º projecto e n sei cm fazer para csg abrir o meu projecto em qualquer pc ou mesmo csg mudar o nome da pasta.

Obrigado pela paciência

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem não sei se percebi muito bem o que querias... Mas mete-o por exemplo sempre no C:, porque é uma directoria que todos os computadores têm. Quanto à base de dados, podes fazer isso, ou então liga-a a um servidor. é mais seguro e não há problemas se por um erro a apagarem.

de nada :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas elek o problema era k não csg abrir o meu projecto noutro pc porque mesmo mudando a conection string da bd ele algures no projecto ficava com o caminho da bd no outro pc e ao abrir é claro n encontrava a bd, mas ja está resolvido é uma propriedade do project na parte das settings.

cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora