Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

[LaTeX] texto "salta" fora das margens do documento...

Mensagens Recomendadas

Nazgulled    8
Nazgulled

Tou aqui com um problema num relatorio em latex onde estou a incluir o codigo de um programa em C usando o pacote fancyvrb (parecido com o pacote verbatim) mas não sei como fazer algo, nem tão pouco se é possivel...

Obviamente que antes do \begin{document} tenho o \usepackage{fancyvrb} e depois para incluir o codigo do programa tenho algo como:

\VerbatimInput[fontsize=\scriptsize, frame=single, numbers=left]{matches.c}

Isto vai criar um pequeno frame com as linhas numeradas a direita (fora do frame) e o codigo c vai tar la dentro, mas com todos os tabs que o codigo tem para ficar um codigo facil de se entender, em certas linhas onde consta bastantes tabs, o texto salta pa fora do frame (vejam o screenshot). Eu podia facilmente adicionar um tabsize=x, onde o x seria o tamanho suficiente para n saltar fora. Mas, o programa é pequeno e ja assim precisa de um tab pequeno para n saltar fora, agora imaginem em futuros trabalhos onde o codigo seja maior e mais complexo, certamente que irei ter linhas bastante longas e mesmo sem tabulação no codigo, as linhas irão saltar fora.

Não havera forma, de fazer com que seja mudada de linha quando esta chega a margem, como no word? qd chegamos a margem a linha n continua, mas passa para a linha seguinte... isto acontecesse tb no latex, mas não quando se usa o verbatiminput, que é isso que eu quero.

P.S: Não confudir \verbatiminput (package: verbatim) e \VerbatimInput (package: fancyvrb)

screenshot7ei.th.png

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled    8
Nazgulled

nunca mais recebi um mail na minha caixa de correio e esqueci-me que tinha posto isto aqui... bem, pa solucionar o meu problema (n foi bem solucionar), para quem estiver interessado, o k fiz foi usar um tipo de pagina diferente que coloca todas as margens diferentes, usando para isso pacotes diferentes, n tenho aki o código à mão, mas se por acaso alguem quiser deixem aqui reply que eu depois trato disso, se n, n me vou dar ao trabalho...

obrigado de qualquer forma a quem dispensou o seu tempo a ler isto...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
kAIOSHIN    0
kAIOSHIN

Nazgulled, também tenho de fazer um relatório em LaTeX e no modelo do relatório tem o \usepackage{fancyvrb}, mas quando vou a criar o ficheiro diz-me que não tenho esse pacote. Podes-me dizer como posso instalá-lo? (em linux)  :-[ Obrigado

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

eu já tenho um "set tw=80" no vim para evitar ter esse problema... com o tamanho de letra certo, 80 caracteres ficam mesmo à medida.

mas agora como o resolver, também não faço ideia, já procurei várias vezes mas nunca encontrei a solução (aliás, já li quase todo o manual do pacote 'fancyvrb' e não vi lá nada sobre como resolver isso).

EDIT: [kAIOSHIN], se quiseres posso-te arranjar o ficheiro 'fancyvrb.sty', se o colocares na directoria onde estás a compilar o ficheiro deve funcionar (depois deves ver onde estão os outros pacotes no teu sistema e colocar lá o ficheiro).

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos
' timestamp='1174158241' post='88955']

É isso Rui Carlos, se me pudesses arranjar esse pacote agradecia. :P

está em anexo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled    8
Nazgulled

Eu quanto instalei o latex no meu linux, não instalei pacotes adicionais nenhuns que me lembro, acho que tava tudo incluido...

Ultimamente tenho andado a ver se consigo colocar o codigo em C às cores como nos editores, mas não consigo de maneira que fique bem. Tentei usar o pacote listings mas não gostei como ficou, não é a mesma coisa do que ver o código num editor.

Algéum sabe de uma outra maneira para o fazer?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

nunca usei a package listings, mas ler o manual da package é capaz de ser boa ideia :P.

se tiver tempo, amanhã vou ver se encontro alguma coisa, essa package parece ter algumas funcionalidades interessantes.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled    8
Nazgulled

Ler o manual já eu o fiz... não deves ter lido a parte em que disse "não gostei como ficou". O listings, a mim, e para C, não me traz nada que não o posso fazer com o fancyvrb. O que eu queria do listings era syntax highlight para o C, mas da mesma forma que vemos num editor e isso não acontece.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

Ler o manual já eu o fiz... não deves ter lido a parte em que disse "não gostei como ficou". O listings, a mim, e para C, não me traz nada que não o posso fazer com o fancyvrb. O que eu queria do listings era syntax highlight para o C, mas da mesma forma que vemos num editor e isso não acontece.

pelo que li, resolve o problema das linhas demasiado longas, por exemplo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos
Hum... deve-me ter escapado essa opção...

não resolve totalmente o problema, ainda passa para fora das margens do documento (por enquanto), mas já não passa para fora da folha.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled    8
Nazgulled

Testaste as funções todas que estão no ponto 4.10 Margins and line shape?

Já agora, sabes escolher outro tipo de letra para o texto que o listings processa? E para texto no geral? Queria mudar o tipo de font, mas não sei como o fazer...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos    309
Rui Carlos

Testaste as funções todas que estão no ponto 4.10 Margins and line shape?

Já agora, sabes escolher outro tipo de letra para o texto que o listings processa? E para texto no geral? Queria mudar o tipo de font, mas não sei como o fazer...

ainda vou na secção 4.6 :P

quanto ao tipo de letra, eu gosto mais do que é usado pelo fancyvrb, por isso defini o 'basicstyle' como '\ttfamily'.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nazgulled    8
Nazgulled

Lol... pois, mas eu não li o manual todo, vi no indice :P mas pensoe que as funções no 4.10 devem resolver o problema... Exacto, eu também gosto mais do tipo de letro do fancyvrb e em \scriptsize, para código, acho que é o melhor.

Vou ver isso do basictyle mais logo...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
RAz    0
RAz

Já agora, aproveitando o tema de conversa para fazer o meu 1º post aqui, alguém conhece um bom tutorial para começar a conhecer o latex?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita a nossa Política de Privacidade