• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

marceluh

CML Vai Criar Rrede Wireless Para Lisboa

9 mensagens neste tópico

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) acaba de abrir um concurso que visa disponibilizar o acesso à Internet sem fios a todos os habitantes da cidade, que pode assim tornar-se na primeira capital da Europa a disponibilizar esse serviço, revela a edição de hoje do jornal Diário Económico.

Uma das empresas que já apresentou uma proposta ao município foi a ARTelecom, de João Pereira Coutinho. No entanto, a Câmara está ainda a analisar todas as propostas que entretanto chegarem pelo que ainda não existem prazos definidos para a instalação ou operacionalidade do serviço.

Apesar do projecto �wireless� de Carmona Rodrigues pretende ligar toda a cidade podem surgir algumas dificuldades técnicas relacionadas com as zonas mais elevadas das colinas pelo que a prioridade será cobrir primeiro as zonas históricas e outras que necessitem de reabilitação e de atrair novos habitantes, revelou fonte oficial da CML.

Mas ao contrário do que acontece com a cobertura wi-fi de outras cidades cuja autarquia suporta os custos do serviço, o acesso wi-fi promovido pela Câmara Municipal de Lisboa não deverá ser gratuito embora ainda não haja preço definido.

fonte: http://www.cdrwxp.co.pt/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=7623&mode=thread&order=0&thold=0

Acho que é uma boa iniciativa, se for bem montada e com grande segurança podem sair optimos resultados... :)

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso faz-me lembrar os planos dos sistemas WiMaX que entrarão em vigor lá para 2008 nos EUA. Os chips WiMaX têm capacidade para abastecer 50 km de raio com rede wireless. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os chips WiMaX têm capacidade para abastecer 50 km de raio com rede wireless. :)

Isso é que é serviço! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os chips WiMaX têm capacidade para abastecer 50 km de raio com rede wireless. :D

Isso é que é serviço! :)

fogo...isso é fantastico!!

e esta iniciativa é excelente!!!  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falaram do WiMAX no Wireless Meeting 2006 aqui na UC. Parece que vai substituir o WiFi daqui a uns anos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas ao contrário do que acontece com a cobertura wi-fi de outras cidades cuja autarquia suporta os custos do serviço, o acesso wi-fi promovido pela Câmara Municipal de Lisboa não deverá ser gratuito embora ainda não haja preço definido.

Por isto é que gosto de Portugal ... Tiveram uma ideia luminosa que nunca ninguém se lembrou, como wifi para Lisboa inteira. Vamos usar o dinheiro dos contribuintes para pagar issomas, quando o povo quiser utilizar aquilo pelo qual pagou, bora cobra-lo ...

Fantástico ... só em Portugal é que temos génios deste calibre .. por isso é que estamos onde estamos ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por isto é que gosto de Portugal ... Tiveram uma ideia luminosa que nunca ninguém se lembrou, como wifi para Lisboa inteira. Vamos usar o dinheiro dos contribuintes para pagar issomas, quando o povo quiser utilizar aquilo pelo qual pagou, bora cobra-lo ...

Fantástico ... só em Portugal é que temos génios deste calibre .. por isso é que estamos onde estamos ...

~

vem essa ideia é inedita para camaras...mas conheco 1 terreola onde o ppl fez 1 cena parecida...

curti montes o teu comentario... enfim.. estamos em PT  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O GSM tambem já tem um alcance máximo de 50km... os débitos é que já se sabe... o espectro é apertado...

Uma rede wireless com células de 100km de diametro só pode ser implementada num sitio tipo deserto, caso contrario o numero de canais não é suficiente, tem que se aumentar o numero de células. Por isso a distancia não é o problema, essa pode ser muuuuuuuuuuuito aumentada... o problema é a escassez do espectro electromagnético.

Agora esta ideia... espectacular!!!!

carago... quando é que vavi haver ua rede à qual eu me possa ligar sem dar satisfações a ninguem para fazer pirataria até me apetecer sem ninguem me poder descobrir?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui na Barquinha temos é uma rede aberta com internet para a malta ir para o jardim com o portatil "nos queixos" curtir! :P Era bom era uma rede assim mas que se estendesse a toda a localidade. (e ja agora que eu consegui-se apanhar aqui :P )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora